Orda Val ‘Saham era um guerreiro Sangheili que serviu no Covenant como parte da tripulação do CAS-Class Assault Carrier Enduring Conviction, sob comando do Shipmaster Let’ Volir. Seguindo o Great Schism, ‘Saham permaneceu fiel a ‘Volir e serviu como um Guarda de Honra em sua tripulação, que eventualmente jurou lealdade ao Banished, uma facção liderada pelo Jiralhanae Warlord Atriox. Durante a batalha do Banished com as forças da UNSC Spirit of Fire na Instalação Forerunner 00, Saham foi morto por forças humanas enquanto protegia seu Scarab.
Orda Val ‘Saham era um guerreiro Sangheili que serviu na frota Covenant a bordo da CAS-Class Assault Carrier Enduring Conviction, sob o comando do Sangheili Shipmaster Let’ Volir durante a Guerra Humano-Covenant. Seguindo o Great Schism, um grande conflito civil entre forças leais ao Covenant e ao Sangheili deposto, ‘Saham permaneceu fiel a ‘Volir e continuou a servir como um Guarda de Honra a bordo da Enduring Conviction, como parte de uma frota maior do Sangheili.
A renúncia de ‘Saham à religião do Covenant resultou no seu afastamento de sua família, que se recusou a condenar totalmente sua fé.
Algum tempo antes de 6 de maio de 2553, ‘Volir se separou da frota Sangheili. Ele e sua tripulação, incluindo ‘Saham, prometeram sua lealdade ao Jiralhanae Warlord Atriox e sua facção conhecida como Banished. Agora, um mercenário, ‘Saham sentiu que ele tinha envergonhado o nome de sua família por oferecer sua lamina por aluguel, mas permaneceu ferozmente leal aos seus companheiros de tripulação.
Em 25 de novembro de 2559, os Banished chegaram à Instalação Forerunner 00, também conhecida como “a Ark”, e procederam a atacar os postos avançados de pesquisa do Comando Espacial das Nações Unidas na superfície.
Durante os próximos meses, os Banished estabeleceram sua presença através da Ark. Durante esse tempo, Saham teve a oportunidade de visitar o Cartógrafo da Instalação como parte de uma equipe Sangheili encarregada de varrer a área de elementos hostis. ‘Saham sentiu uma grande emoção no Cartographer, um local que era considerado lendário nas fábulas antigas da crença Covenant, embora ele não sentisse nenhum fervor religioso para com a estrutura. ‘Saham registrou seus pensamentos sobre o Cartógrafo e sua ligação à fé do Covenant em seu diário a 4 de março de 2559.
Em 28 de março de 2559, a UNSC Spirit of Fire chegou por portal slipspace na Ark e batalha logo estourou entre os dois grupos. Em 30 de março, ‘Saham foi ordenado a defender a rede de teletransporte do Banished das forças humanas, e reportar ao tenente de Atriox, o General Decimus. ‘Saham sobreviveu a esta operação e mais tarde soube da destruição da Enduring Conviction pelas forças da UNSC, que irritou-o extremamente. Comandando um Scarab, ‘Saham foi transferido para um ponto de acesso que os Banished estavam usando para enviar reforços a um anel Halo recentemente implantado. O Sangheili logo entrou em contato com um contingente de Marines da UNSC liderado por Spartan Douglas-042 e Alice-130, que pretendia comandar o Scarab para alcançar o ponto de acesso. ‘Saham, armado com uma energy sword, lutando ao lado das forças Banished que cercavam os humanos, acabou sendo morto. Seu Scarab foi sequestrado, permitindo que a UNSC parasse o fluxo de reforços Banished para o anel e, eventualmente, neutralizar todas as forças lá.
Como a maioria dos Sangheili que viviam sob o Covenant, Orda Val ‘Saham era um crente zeloso na religião Forerunner e na Grande Jornada. No entanto, após a revelação da verdadeira natureza dos Forerunners, Saham ficou desiludido e renunciou a suas crenças anteriores. Ele sentiu grande amor por seus irmãos Sangheili e ficou triste e irritado porque os Prophets haviam levado muitas de suas espécies à morte desnecessária. Depois de se tornar um mercenário, ‘Saham sentiu que tinha trazido vergonha em seu nome de família, mas acreditava que não havia nada mais valendo a pena a lutar para a sua nave e tripulação. Como tal, ‘Saham manteve grande raiva em relação às forças da Spirit of Fire após a destruição da Enduring Conviction.