A Classe-Fênix é uma classificação de naves colonizadoras usada pelo Governo Unificado da Terra. As naves desta classe são usadas para o transporte de colonos para mundos recém-descobertos, e dos equipamentos necessários para o estabelecimento inicial da colônia. Algumas das naves mais conhecidas dessa classe são a UNSC Skidbladnir, que colonizou o planeta Harvest e a UNSC Spirit of Fire, que participou da colonização de Arcadia e depois lutou nas guerras de Insurreição, lutou contra o Covenant e recentemente contra os Banished.
As naves da classe-Fênix possuem 2,5 quilômetros de extensão, tornando-se assim algumas das maiores naves da frota UNSC. Elas foram projetadas para o transporte de milhares de colonos a partir da Terra ou alguma das outras Colônias Interiores, bem como os equipamentos necessários à terraformação dos planetas para torná-los adequados a humanos. Assim que este processo é finalizado, os passageiros da nave se assentam. Essas naves eram então desativadas, desmontadas e reaproveitadas para ajudar no estabelecimento da presença humana. Durante a missão Harvest, o reator de fusão da UNSC Skidbladnir foi usado para prover energia ao assentamento Utgard, e sua central de processamento de dados utilizada para manter a IA de Operações da Agricultura e a IA Mack. A inteligência artificial da nave, Loki, se tornou a Inteligência de Segurança Planetária, dividindo este núcleo com Mack para monitorar tudo o que acontecia e se reportar à UNSC.
Algumas naves desta classe passaram por modificações em épocas que a humanidade entrou em conflito, interno ou externo, e a partir deste momento ficavam conhecidas como Cruzadores de Suporte Classe-Fênix. As naves modificadas carregavam veículos, tropas e suprimentos para forças terrestres. Elas também passavam a transportar materiais para construção de bases militares no lugar de unidades de colonização.
Após essa conversão, estes cruzadores se tornavam um meio bastante efetivo de distribuição e mobilização de tropas e naves de suporte orbital, possuindo a habilidade de levar grandes números de soldados e os suprimentos necessários para sustentá-los por grandes períodos de tempo com pouca ou nenhuma ajuda externa. Eles também ganhavam vários canhões secundários, semelhantes aos MACs (Magnetic Acceleration Cannons), que podiam disparar desde a órbita contra pontos estratégicos em terra, para auxiliar nos confrontos em superfície. Porém, mesmo com todas as adaptações, essas naves não eram adequadas para a linha de frente, sendo relegadas apenas a tarefas de suporte.