Faun Hakkor e Charum Hakkor são dois planetas localizados em um sistema solar desconhecido. Ambos os planetas compuseram importantes civilizações da humanidade Antiga.
Compreende-se, dentro do universo de Halo, a Humanidade Antiga como sendo uma etapa condicional da existência da humanidade que remonta a cerca de 150.000 anos no passado. Estes seres humanos eram maiores, mais robustos e também possuíam capacidade cognitiva maior do que os seres humanos atuais.
A Humanidade Antiga estabeleceu diversas colônias em todo o braço do Cinturão de Órion, desenvolvendo em seus territórios colonizados, sistemas de agricultura, produções industriais, atividades militares e civis e outras atividades comuns à sociedade humana antiga.
Faun Hakkor foi um dos planetas inicialmente colonizados pela Humanidade Antiga, sendo que este abrigava grandes colônias civis, e também alguma capacidade de atividades militares. Durante a guerra Humano-Flood, o exército da humanidade invadiu alguns planetas Forerunners em um ato desesperado de alcançar territórios livres da ameaça Flood. Os Forerunners, além da resposta às invasões humanas, contra-atacou os planetas, já prejudicados da humanidade.
O planeta de Faun Hakkor foi um dos conquistados pelo exército Forerunner. Após a destruição das colônias humanas no planeta, os invasores Forerunners não manifestaram interesses claros em utilização do planeta como território para colonização. A motivação para a ofensiva contra o sistema daquele planeta foi impulsionada pela ideologia de contenção da ameaça humana para com os Forerunners, visto que, além dos conflitos entre a humanidade e os Forerunners, existiam também os conflitos entre Floods contra os dois outros lados de combate.
Devido à necessidade de testes dos anéis Halo desenvolvidos pelos Forerunners, estes determinaram a utilização do planeta para ensaios de disparos de uma das doze unidades de anel construídas inicialmente. O planeta foi submetido a um disparo de Halo com potência baixa, propositalmente preparado para causar danos à matéria biológica do planeta.
Devido à capacidade bélica do anel de Halo, toda a biodiversidade do planeta que apresentava sistema nervoso ou cognitivo foi destruída. As geosferas do planeta, bem como sua biodiversidade, entraram em colapso sistêmico devido à extinção súbita de uma parcela substantiva dos seres vivos do planeta.
Charum Hakkor, assim como Faun Hakkor, foi um planeta colonizado pela Humanidade Antiga. O planeta abrigava grandes colônias civis, e uma capacidade bélica reduzida em comparação às outras colônias da humanidade. Apesar de sua forma militar interna reduzida, as colônias do planeta abrigava grandes estruturas e uma grande população absoluta.
O planeta possuía uma gigantesca estrutura internalizada à superfície. Esta estrutura encontrava-se em local distante das colônias civis e abrigava o Primordial. O ser da espécie Precursora, conhecido também como “Primordial”, era considerado o último de toda a espécie dos Precursores. Posteriormente, após o fim da guerra Forerunner-Flood, foi descoberta a existência de um outro Precursor vivo, chamado Gravemind; que, assim como Primordial, havia exilado-se da vida e existência na galáxia. Posteriormente, ambos foram considerados como partes do Flood e não da raça Precursora.
Charum Hakkor foi o palco da última batalha na Guerra Humano-Forerunner. O planeta sofrera um grande cerco, que iniciou-se nas periferias de órbita e alcançou a órbita próxima, na atmosfera. O cerco orbital teve duração de aproximadamente cinquenta anos. O período de cerco teve duas etapas principais. A primeira etapa durou os primeiros vinte anos de conflito nas órbitas do planeta; este período foi marcado por conflitos espaciais de grande proporções e com grande poderio bélico entre os lados do combate. O segundo momento do cerco, que ocorreu por aproximadamente trinta anos, possibilita uma visão menos favorável à Humanidade Antiga, já que este foi marcado pela superioridade espacial Forerunner e por ataques terrestres na superfície do planeta que tornaram-se insuportáveis às forças combatentes humanas. Ao final do cerco ao planeta, os últimos esforços de combate da Humanidade renderam-se diretamente às autoridades militares Forerunner. O Responsável pelo comando geral das forças humanas no planeta, o Senhor dos Almirantes, rendeu-se pessoalmente a Didact (responsável pela ofensiva Forerunner contra o planeta) juntamente com outros membros do alto escalão da força de combate da humanidade.
Dentro da abrangências dos livros de Greg Bear na franquia Halo, Charum Hakkor foi o planeta que marcou o fim da jornada de Ur Didact e de Librarian. Após os conflitos vividos pelos dois personagens no romance, estes exilaram-se no planeta visando a preservação de suas estruturas corporais.
Em Faun Hakkor, a Humanidade Pré-Histórica domesticou um animal endêmico dos biomas daquele planeta e o adotou como animal comum de estimação. A espécie de nome “Fero”, era encontrada apenas em Faun Hakkor, mas logo os animais daquela espécie foram enviados para outros planetas colonizados e viviam extremamente perto dos cidadãos humanos. Eram vistos como animais dóceis e de baixa agressividade.
Após a descoberta de um material genético Flood pela humanidade, alguns animais da espécie Fero foram utilizados como cobaias para experimentos do material em organismos vivos. Os resultados foram catastróficos, já que os animais manipulados apresentaram distorções de formato corporal, tamanhos, força e velocidade; estes ainda apresentaram alterações profundas no temperamento e senso instintivo. Os espécimes Fero utilizados como testes de material genérico transmutaram-se posteriormente nas primeiras manifestações do Flood. A disseminação do Flood deu-se através da contaminação da maioria dos espécimes Fero, de forma rápida, posteriormente atingindo também algumas outras espécies de seres, chegando enfim aos seres Humanos e aos Forerunners.
Halopedia (Charum Hakkor)
Halopedia (Faun Hakkor)