A amadura Mjolnir da classe GUNGNIR, também designada como a variante MJOLNIR Powered Assault Armor tipo G, é uma variante de armadura MJOLNIR projetada pela Misriah Armory. Com a criação das armaduras GEN2 para os Spartans IV, passou a ser fabricada pela Hannibal Weapon Systems.
A viseira do capacete GUNGNIR é resistente a explosões e vem com mais proteção facial do que qualquer outro capacete, pois cobre completamente a frente da cabeça e substitui o uso de uma viseira com uma pequena câmera à esquerda que exibe o exterior para o usuário. Ele tem uma faixa branca que corre pelo lado direito com o símbolo nórdico para Gungnir no centro (Gungnir é o nome da lança de Odin). O capacete também possui otimização sincronizada Wyrd III que conecta perfeitamente o capacete a um Laser Spartan.
A armadura GUNGNIR foi desenvolvida como uma modificação das MJOLNIR existentes para serem otimizadas para o uso do Laser Spartan. O programa GUNGNIR também produziu várias peças suplementares como ombreiras e protetores de joelho.
Ambos os uniformes dos Marines e dos soldados do exército da UNSC utilizam uma versão modificada das ombreiras GUNGNIR. Os protetores de joelhos são usados principalmente pelos ODSTs.
O capacete GUNGNIR GEN2, é redondo, ao contrário das versões anteriores. A falta de um visor continua, mas a câmera de vídeo se moveu do lado esquerdo para o lado direito do capacete. Ele é menos angular em geral, e a frente se estende muito menos do que a do antecessor.
O capacete continua a ter a visão integrada Wyrd III, embora tenha aumentado o revestimento de proteção cranial.
Após o fim da produção das armaduras GUNGNIR de GEN1, a Hannibal adquiriu os direitos para criar uma variante GEN2.
Apesar de ser considerado um conjunto de armadura exclusivo, muitos Spartans adotaram a GUNGNIR como equipamento padrão independentemente de suas especializações em armas devido ao sistema de vídeo, a otimização sensorial Wyrd III e ao revestimento cranial aprimorado. Isso é especialmente útil nas operações em fabricas de armamentos do Covenant ou próximos deles, pois protegem contra ambientes altamente radioativos.
O sistema de rastreamento de alvos da GUNGNIR foi adaptado para uso em várias armas da UNSC.