Halo Wars 2 é o 13° jogo lançado da franquia Halo, jogo lançado oficialmente em Fevereiro de 2017. Narra combates entre as forças UNSC da nave colônia classe Phoenix Spirit of Fire e um grupo mercenário derivado do Covenant, conhecido como Banished (Banidos).
Operation SPEARBREAKER é a primeira DLC de campanha do game, considerada uma expansão de pequeno porte. Contém duas missões atreladas à campanha do game.
A DLC conta com apenas duas missões, sendo que cada uma proporciona aos jogadores um tempo médio de gameplay de aproximadamente 35 a 40 minutos (dificuldade de jogo normal). Ambas as missões são ambientadas dentro da instalação 00, também conhecida como “Arca”. Os ambientes produzidos pela 343 nesta DLC seguem os padrões de desenvolvimento de cenários Forerunners, já trabalhados pela desenvolvedora em jogos anteriores da franquia. A ideologia por trás de tais desenvolvimentos consiste em ambientes de solo de materiais constantes e vegetações que se apresentam ao redor do cenário de jogo, isto é, os cenários por onde pode-se desenvolver a gameplay são simples, e as delimitações deste cenário são sempre muito detalhadas. Este tipo de desenvolvimento é aplicado pela 343 apenas em cenários “naturais” em regiões de domínio Forerunner.
As missões desta DLC iniciam-se em locais relativamente pequenos (sem espaço para locomoção de grandes tropas), sendo que, com o desenvolvimento da gameplay, o cenário aumenta gradativamente de tamanho, até o fim das missões, onde o jogador tem espaço suficiente para desenvolver conflitos com grandes quantidades de tropas.
O padrão de ambientação em ambas as missões é o mesmo que o padrão visto na campanha do game: Existe a mescla de cenários naturais com edificações Forerunner que se conformam ao cenário.
Esta DLC tem o foco exclusivo em acrescentar conteúdo à campanha do game, expandindo a experiência em combates contra IA dentro de missões do jogo e também ampliando a história agregada ao jogo. Um fato que pode ser notado antes mesmo do início da gameplay é que este conteúdo adicional, apesar de ser componente da campanha do jogo, não possui CGs. As cutscenes de entrada e fechamento das duas missões são feitas através da própria renderização do jogo, sendo assim, estas missões não contém GC introdutória, de transição ou mesmo de fechamento.
Uma unidade acrescentada ao game através desta DLC é o esquadrão ODST, componente dos batalhões da Spirit of Fire. O grupo inicial apresentado aos jogadores é formado por cinco soldados ODSTs, sendo três destes equipados com armamentos comuns, um com armamento anti-veículos e um com armamento de longa distância.
A equipe ODST compõe uma unidade mista e que pode ser usada em diversos tipos de combate, por conter armamentos de curto e longo alcance e também capacidade de atacar veículos a curtas distâncias. Apesar da grande versatilidade de combate, bem como da grande capacidade de suportar danos diversos, as equipes ODST desta expansão é notavelmente lenta, sendo estes ODSTs, unidades que não tem capacidade clara de ganhar terreno e conquistar locais rapidamente, pois se locomovem de forma devagar em relação a seu porte, e até mesmo apresentam dificuldade em transpor rotas e caminhos estreitos. Além desta equipe inicial, o jogador pode contar com o apoio no combate de outras equipes ODST.