Luro ‘Taralumee era um Comandante Supremo Sangheili que liderou a Terceira Frota da Glorious Consequence durante a Guerra Humano-Covenant. Ele enviou relatórios de status regulares ao Vice Clérigo do Zeal.
Após a Batalha de Miridem, em 2544, a frota de Taralumee capturou a Dra. Catherine Halsey, enquanto estava congelada criogênicamente; ela foi então colocada a bordo da flagship de Taralumee, Resplendent Fervor. No entanto, a interferência magnética colocada no sistema impediu-os de saltar para o slipspace. Ele percebeu que o UNSC tentaria resgatá-la e criou beacons de antimatéria a bordo de suas naves. Quando uma equipe de SPARTANs atacou, ele armou sua armadilha, detonando uma das cargas matando Solomon-069. Quando o resto dos Spartans percebeu onde Halsey estava, eles se dirigiram para o transportador de assalto de Taralumee. O Comandante Supremo continuou confiante de que os SPARTANs não a levariam a bordo de sua nave, argumentando com um Sangheili Major, Thel ‘Lodamee, que tinha lutado com eles antes, que senta que eles representavam uma ameaça maior do que Taralumee percebia. ‘Taralumee manteve o Major desprezado por não morrer com o resto do seu batalhão, dizendo que a ‘Lodamee que lhe faltava coração para morrer com honra.
Depois que os SPARTANs embarcaram na nave e avançaram em direção a Halsey, ‘Taralumee ordenou que separassem seções da nave. No entanto, John-117, continuou em direção a Halsey e recuperou-a de sua câmara criogênica. Logo, sua frota limpou a interferência magnética e começou o salto Slipspace, liberando toda a seção inferior do transportador de assalto antes de partir, na tentativa de matar os dois humanos. Um dos seus oficiais da ponte observou que esta ação abandonaria ‘Lodamee e suas forças acompanhantes; no entanto, o Comandante Supremo desconsiderou isso, observando que ‘Lodamee já estava envergonhado e só conseguiria recuperar a sua honra morrendo ou se tornando um Árbitro. Esta decisão, inadvertidamente, salvou John-117 e Dr. Halsey, após ‘Lodamee ter derrotado o SPARTAN em um duelo de Energy Swords e estava prestes a matar os dois humanos. Ao separar esta seção da nave e puxar ‘Lodamee para fora da luta, ‘Taralumee involuntariamente permitiu que os humanos escapassem. Como o elevador de gravidade da nave o afastou de sua presa: ‘Lodamee amaldiçoou o Comandante Supremo. Por seu fracasso, o Comandante Supremo Luro ‘Taralumee provavelmente foi punido após seu retorno à High Charity.
Após o fim da Guerra Humano-Covenant, ‘Taralumee usou sua estação anterior dentro do Covenant na tentativa de consolidar o poder por razões desconhecidas e é considerado perigoso pela UNSC devido à sua devoção zelosa à Grande Jornada e à adesão aos ideais do Covenant.