Este Hierarca não identificado era um dos Grandes Prophets do Covenant em meados do século 22.
Este Hierarca chamou para uma audiência o atual Arbiter Fal ‘Chavamee, que acreditava que os Sangheili haviam abandonado sua honra durante seu serviço ao Covenant; mais claramente: ‘Chavamee se recusou a reconhecer a religião do Covenant. O Hierarca instou ‘Chavamee a repensar os seus pontos de vista, mas o Arbiter reclamou desafiadoramente da Grande Jornada, a pedra angular da fé do Covenant, dizendo que era uma mentira. Depois da audiência, o Hierarca declarou ‘Chavamee um herege e recrutou Haka de para matar Arbiter.
Haka enviou uma equipe de assassinos para matar o Arbiter, embora ‘Chavamee esperasse essa mudança de eventos e tenha conseguido os matar. Haka então coagiu Roh, um dos amigos íntimos de Fal, para matar a esposa de ‘Chavamee, Han. Depois de descobrir a traição de Haka, Fal derrotou um grande destacamento militar do Covenant que tinha sido enviado para matá-lo, e depois matou Haka no topo de uma estrutura Forerunner; ambos os duelistas foram mortos. Após a morte de ‘Chavamee, o Hierarca declarou que o título de Arbiter, anteriormente um emblema de honra, seria, então, uma marca de vergonha.
Obs: A seguinte informação é uma conjectura e não representa necessariamente informação oficial.
Em The Duel, o Hierarca se parece muito com o Prophet of Truth. Ele é até creditado como tal na versão em língua japonesa do episódio. Isso pode sugerir que ele era o homônimo do último Prophet, como os Hierarcas escolheram seus nomes reais daqueles de um de seus predecessores. No entanto, como ele é simplesmente creditado como “o Prophet” na dublagem inglesa do episódio, essa teoria é de canonicidade duvidosa. Seu traje em Halo 2: Anniversary é marcadamente diferente, em vez disso, consiste em uma túnica roxa e de uma peça; uma coroa de cor verde e esmeralda; e uma exibição de ombro mais simples e angular.