Halo Wars 2 é o 13° jogo lançado da franquia Halo, jogo emitido oficialmente em Fevereiro de 2017. Narra combates entre as forças UNSC da nave colônia classe Phoenix Spirit of Fire, e um grupo mercenário derivado do Covenant, conhecido como Banished (Banidos).
Awakening the Nightmare é a segunda DLC de campanha do game, considerada uma expansão de médio porte. Contém cinco novas missões que seguem em continuidade ao conteúdo primário da campanha do jogo, com tempo estimado de gameplay de 5h 30 min. Também acompanha um novo modo Co-Op, chamado Terminus Firefight, além de dois novos líderes Banished para o multiplayer (Pavium e Voridus) e também dois novos mapas standard. O enredo desta expansão baseia-se nos messes após à campanha principal do jogo; trata-se do confronto entre os Banidos e os espécimes Flood que restaram na Ark após o término de Halo 3.
Os mapas desta DLC diferem-se de forma visível aos mapas encontrados na micro-campanha da DLC anterior do game (Operation SPEARBREAKER). Na primeira expansão de campanha de Halo Wars 2, pudemos observar mapas muito semelhantes a mapas de multiplayer, porém, baseado no desenvolvimento de missões de campanha. É visível o cuidado em desenvolver mapas que, como na campanha principal, sejam específicos para o singleplayer ou Co-Op. Todos os cinco mapas da expansão (campanha) foram projetados para que suportem as diferentes dificuldades do game (Easy, Normal, Heroic, Legendary) e também possibilitar a movimentação das IAs inimigas no campo de batalha de forma pré determinada.
Tendo em vista a direção de arte, os mapas contam com a mesma qualidade e características estruturais vistas na campanha do game. Com o desenvolvimento da campanha, e o avanço nos cenários do jogo, o cenário adquire características de zona infectada por Floods, com diversos focos orgânicos cobrindo grande parte do cenário. Tal ambientação pode ser vista como um reflexo da ambientação da nona missão de Halo 3, intitulada ‘Cortana’.
Uma grande novidade trazida ao game pela DLC é a visão do campo de batalha através dos Banished. Está nesta expansão o maior contraste no game, entre uma campanha secundária e a campanha principal, tendo em vista que todo o jogo é desenvolvido com o avanço de tropas Banished, bem como as bases e vozes de narração são pertencentes a membros destas. Uma outra novidade trazida ao game é o conflito direto contra grandes hordas de Flood, resgatando assim algumas características de Halo Wars 1. A Ambientação de cenários temáticos para o combate do Flood foi amplamente explorada e mais presente, quando comparada ao primeiro jogo.