Kaidon ‘Juran é um jovem garoto Sangheili e o líder do clã do maior assentamento do planeta Rahnelo. Ele é o último filho vivo do tardio Tulum ‘Juranai e o irmão mais novo da guerreira Tul’ Juran.
O filho mais novo do Kaidon Tulum ‘Juranai nasceu em Rahnelo, uma colônia Sangheili fronteiriça, na década de 2540. A maioria dos seus irmãos mais velhos foi recrutada pelo Covenant durante a Guerra Humano-Covenant, resultando na morte de todos, exceto dois de seus irmãos. Na sua cabeça, a sua irmã mais velha e única: Tul ‘Juran, serviu como a capitã da guarda do Kaidon.
Em 2553, Rahnelo foi atacada pelo CRS – Class Light Cruiser Spear of Light, sob o comando do Prelate San’Shyuum Tem’Bhetek. Depois de destruir o porto espacial de Rahnelo e os bastiões militares, o cruzador desembarcou a infantaria Jiralhanae na superfície do planeta para engajar os residentes Sangheili. O pai do menino e dois irmãos mais velhos lideraram um ataque contra o Prelate e seus Jiralhanae, mas finalmente foram capturados. O Prelate e suas forças escaparam pouco depois e deixaram o sistema. De acordo com o costume Sangheili, ao jovem foi concedido o manto de Kaidon na sequência, da ausência de seu pai e irmãos mais velhos. Kaidon ‘Juran herdou as posses de seu pai, entre elas provavelmente um grande manto preto brilhante que ele vestiu.
Após o ataque, o jovem Kaidon e sua irmã saíram em um trenó reunindo os corpos dos mortos Sangheili para lhes dar uma pira funerária. Três dias depois, enquanto recuperava o cadáver do moleiro Gol ‘Rham, os irmãos conheceram o Shipmaster Rtas’ Vadum e Blademaster Vul ‘Soran, que chegaram no planeta em resposta ao chamado de socorro de Rahnelo. Depois de aprender que o Prelate provavelmente capturou sua família, Tul ‘Juran solicitou ‘Vadum a passagem a bordo de seu transportador e alistamento dentro de sua equipe para levar a cabo um “direito de liberação” invocado, uma declaração de intenção de libertar sua família capturada. Apesar das objeções de Soran, ‘Vadum concordou com o pedido de Tul ‘Juran. Rtas ‘Vadum e o resto de suas tropas ficaram o tempo suficiente para ajudar os colonizadores de Rahnelo a remover os cadáveres restantes de suas ruas. Uma das primeiras decisões do Kaidon foi enterrar os corpos dos Jiralhanae em grandes crateras deixadas na estrada do porto espacial. ‘Vadum pensou que isso seria uma solução sábia, pois os colonos estariam satisfeitos, nos próximos anos, deixando seus du’naks pisar os túmulos de seus atacantes enquanto eles transportavam cargas para o porto. O jovem Kaidon mais tarde ficou forte quando sua irmã Tul deixou seu sustento e partiu de Rahnelo a bordo da Shadow of Intent.
Embora ‘Vadum e Tul’ Juran estivessem muito atrasados para salvar as vidas de Tulum ‘Juranai e seus dois filhos, eles finalmente encontraram e derrotaram o Prelate perto de Duraan. A irmã do Kaidon ajudou ainda mais ‘Vadum na eventual destruição de um protótipo de instalação Halo requisitado pelo Ministro da Preparação, Boru’a’Neem. Como resultado, Tul ‘Juran recebeu uma comissão permanente dentro das Swords of Sanghelios na recomendação de Vadum ao Arbiter Thel’ Vadam.
Com menos de uma década de idade, os jovens ainda tinham escamas de proteção pálidas que pendiam de seu pescoço.