O M4093 Hyperion Nuclear Delivery System é uma arma nuclear usada pelo Comando Espacial das Nações Unidas (UNSC)
O M4093 foi desenvolvido pela Acheron Security. A fragata leve de Charon , UNSC Forward Unto Dawn , bem como a fragata pesada Strident, foram equipadas com pelo menos três silos de armas nucleares M4093 Hyperion.
Hyperion é o nome de um Titã na mitologia grega, que era o filho de Gaia (Mãe Terra) e Urano (o Céu). Hyperion também é o homônimo de uma das luas de Saturno.
Os mísseis nucleares Hyperion já estavam em serviço desde 2526. Nesse ano, Christina Rice e James McCann do grupo insurrecional Bandusa tentaram roubar as ogivas da classe Hyperion para um possível ataque. Antes de poderem colocar seu plano em ação, no entanto, eles foram presos por agentes ONI, em New Harmony.
Em 2557, a UNSC Forward Unto Dawn foi atacado pelas forças remanescentes do Covenant, em órbita acima de Requiem. Durante a luta, um dos cruzadores da classe CRS se moveu para interceptar a Dawn, tentando destruí-la. Cortana teve a ideia de usar um dos mísseis nucleares Hyperion no cruzador. Enquanto o míssil inicialmente estava bloqueado, John-117 conseguiu liberá-lo e disparar o míssil no cruzador, destruindo-o, uma vez que que a nave Covenant não tinha levantado seus escudos.