Apesar do enorme tamanho das naves Forerunners que já foram mostradas nos jogos principais da série Halo, nem todos os veículos espaciais que compunham a frota dessa espécie possuíam dimensões tão elevadas. Uma das classes de naves de batalha menores era a Classe-Despair, também conhecida como “Caçadora-Assassina“. Ela ganhou este nome devido ao seu tamanho reduzido e ao design agressivo de seu exterior.
O confronto mais antigo em que os fighters da classe Despair foram utilizados é a Batalha por Janjur Qom, planeta natal dos San’Shyuum, durante a guerra Humano-Forerunner. No final da guerra Forerunner-Flood, vários fighters da classe Despair estavam posicionados em Requiem, para ajudar na proteção do planeta-escudo. Além disso, muitos deles foram utilizados nos mais diversos conflitos contra a inteligência artificial Classe-Contender, Mendicant Bias, que se rebelou contra os seus criadores e passou a cooperar com o Gravemind. Após os disparos dos Halos, algumas destas naves foram transferidos para planetas-escudos e as para os próprios anéis. Sabe-se que pelo menos uma nave da classe Despair foi deixada na Instalação 00 pela Librarian.
Em maio de 2559, uma semente de criação para um fighter classe Despair foi encontrada e reativada pelo Huragok a serviço dos comandantes Mgalekgolo Colony. Os Banidos pretendiam utilizar a nave Forerunner para destruir a UNSC Spirit of Fire, mas este plano foi interrompido quando o esquadrão ODST Sunray 1-1 conseguiu impedir o lançamento da nave e destruí-la.
Classe: Fighter Espacial.
Função: Localização e destruição de alvos.
Presença: Guerra Humano-Forerunner, Guerra Forerunner-Flood, Reconquista.
Afiliação: Segurança Builder, Guerreiros-Servidores.