Maller era um Marine do Comando Espacial das Nações Unidas (United Nations Space Command, UNSC) estacionado a bordo do Prowler UNSC Red Horse, em outubro de 2552.
Maller, embora normalmente parte de outro esquadrão junto com Ayad, foi designado para o destacamento marine da Sargento Zhao Heng Lopez, durante uma missão para investigar o transporte de prisioneiros Mona Lisa, entre o campo de detritos da Instalação 04. Sem o conhecimento dos marines, a missão foi comissionada pelo Escritório de Inteligência Naval (Office of Naval Intelligence, ONI), cujo agente John Smith estava fazendo experimentos com o Flood a bordo da nave.
Depois de um breve tiroteio com vários e desarmados Sangheili na baía de carga do Mona Lisa, Maller foi designado para proteger o Pelican e limpar o compartimento de carga dos corpos, acompanhado por Cranker, Simmons e Sydney, enquanto os outros foram procurar por Rabbit. Pouco depois, Maller e sua equipe foram repentinamente atacados por Pod Infectors e infectados, tornando-se parte do Flood.
Maller, agora uma forma de combate Flood, mais tarde retornaria ao Pelican, acompanhado de uma forma de combate que fora Cranker. A piloto desavisada, Burgundy, abriu a rampa traseira, apenas para ser imediatamente atacada pelas duas formas de combate Flood. Eles então carregaram Burgundy para o proto-Gravemind que o Flood estava se formando na sala de máquinas da Mona Lisa, a fim de acumular uma quantidade suficiente de conhecimento para escapar do sistema e se espalhar.
Junto com vários outros marines, Maller não está presente na adaptação de quadrinhos de The Mona Lisa.