Halo Wars 2

Halo Project Brasil, 1 de março de 2018

Halo Wars 2 é um jogo de estratégia em tempo real (real-time strategy, RTS) lançado como uma continuação de Halo Wars (2009). Os eventos do jogo se passam 28 anos depois do primeiro Halo Wars e um pouco depois de Halo 5: Guardians. Halo Wars 2 foi desenvolvido pela Creative Assembly e pela 343 Industries, sendo distribuído pela Microsoft Game Studios. Foi lançado no dia 21 de fevereiro de 2017, exclusivamente para Xbox One e Windows 10, via Play Anywhere.

Sinopse

Após décadas à deriva, a equipe da “Spirit of Fire” desperta do sono criogênico e percebe que sua nave está bem acima de uma plataforma de armas antigas e corre perigo imediato por conta da mais nova ameaça do universo Halo.

Cabe a você liderar os Spartans e os soldados do Comando Espacial das Nações Unidas (United Nations Space Command, UNSC) contra os Banished – um grupo de mercenários e assassinos cruéis sob o comando do misterioso chefe dos Brutes, conhecido como Atriox.

História

O ano é 2559, 28 anos depois que a Spirit of Fire da UNSC destruiu o Shield World 0459.

A “Spirit of Fire”, que se encontrava perdida e a deriva no espaço por cerca de 30 anos, chega à Arca, uma enorme instalação Forerunner capaz de construir e reparar anéis Halo. A Serina, Inteligência Artifical (I.A.) da nave, que há muito tempo começou a desenvolver rampancy devido a uma longa vida útil, desperta a tripulação do sono criogênico e depois deixa uma mensagem final para o capitão da “Spirit of Fire”, James Cutter, afirmando que era uma honra servir com ele, antes de iniciar sua auto-destruição por protocolo. Cutter brevemente se lamenta pela I.A., junto à professora Ellen Anders.

Cutter, sem conhecimento da situação atual da Arca, envia a Red Team (composta pelos Spartans Jerome-092, Alice-130 e Douglas-042) até a superfície para investigar um sinal da UNSC vindo da superfície. Quando os Spartans chegam, eles encontram uma base de pesquisa do UNSC que apresenta sinais de combates anteriores. Eles encontram a I.A. de Logística, Isabel, que tenta alertá-los sobre uma armadilha, um imensamente poderoso Jiralhanae faz uma emboscada aos Spartans, dominando-os facilmente, conseguindo ferir Douglas. Extraindo Isabel, os Spartans se retiram para o seu Warthog, e são cercados por uma horda Banished que apareceu de repente. Jerome pede por ataques de mísseis Archer para cobrir sua fuga. Isabel, Jerome e Douglas são extraídos com sucesso para a “Spirit of Fire”, com Alice sendo deixada para trás.

De volta a “Spirit of Fire”, Isabel esclarece para Cutter que a Guerra Humano-Covenant acabou. No entanto, o portal da Arca para Terra inexplicavelmente foi fechado e uma ameaça muito maior apareceu: os Banished, uma enorme horda de ex-soldados Covenant e piratas que mataram todos os companheiros de Isabel. Liderados pelo chefe militar Brute, Atriox, que havia atacado os Spartans, essa horda sempre crescente, invadiu várias vezes o espaço Covenant, e todas as tentativas do Covenant de derrotar os Banished falharam. Isabel pede que a Spirit of Fire fuja, dizendo que uma única nave com meia tripulação não poderia vencer um oponente que mesmo o Covenant não poderia parar no auge de seu poder. Cutter, no entanto, percebe que “Spirit of Fire” é tudo o que fica entre Atriox e a humanidade, e inspira Isabel e sua tripulação a resistir e lutar mais uma vez.

A UNSC decide enfraquecer cirurgicamente a estrutura de comando de Atriox retirando seus líderes subordinados. Seu primeiro alvo foi Decimus, um oficial Brute de alto escalão que está coletando recursos da instalação. Antes que ele pudesse ser derrubado, Decimus ordena friamente ataques do Projetor de Energia para derrubar suas próprias forças e se retira. Investigando os destroços, Isabel descobre o Cartógrafo, um mapa de sistemas-chave e armas na Arca. As forças da UNSC acompanham Anders para assegurar um elevador Forerunner e chegar ao Cartógrafo.

Enquanto isso, Alice faz contato com a “Spirit of Fire”. Tendo resgatado uma grande quantidade de prisioneiros de guerra da UNSC, ela atacou forças dos Banished, fazendo com que elas lutassem em duas frentes. Alice e seus sobreviventes são extraídos. As forças de Anders atingem a sala do mapa do Cartógrafo, sendo atrasadas pelas Sentinelas da Arca que foram despertas por causa das operações de mineração dos Banished. Ali, Anders descobre que o Atriox está utilizando-se da rede do portal da Arca, permitindo-lhe transportar tropas por toda a estrutura. Ao tentar fechar a rede do portal, Decimus chega para tentar impedir Anders, e desta vez ele é morto na batalha e a rede é desligada, executando com dois golpes pesados os esforços de Atriox em pará-los.

Acima da Arca, a “Spirit of Fire” é atacada pelo Cargueiro de Assalto da Classe CAS dos Banished, a Enduring Conviction. A “Spirit of Fire” começa a se debater, sabendo  que não tem o poder de fogo necessário para eliminar os inimigos. A professora Anders apresenta um plano sobre como fugir para um espaço controlado pela UNSC. A “Spirit of Fire” já havia sacrificado o seu Slipspace para destruir o Shield World 0459, e o portal da Arca para a Terra tinha sido desligado, mas havia outra maneira pois a Arca produziu outro anel de Halo e o mantinha em hibernação. Se eles conseguissem lançar o Halo no espaço, eles poderiam reabilitar seu drive Slipspace. Com a nave inimiga sendo seu maior obstáculo, Isabel e Jerome são enviados para infiltrarem-se na nave inimiga e usar um canhão de partículas Forerunner para imobilizar o próprio cargueiro e desativar seu escudo para que possam acessar seu sistema. Enquanto Jerome distrai as tropas dos Banished, Isabel invade o sistema da nave e usa seu Projetor de Energia de Plasma com toda força na superfície da Arca, provocando um imenso enxame de Sentinelas para retaliar o ataque, partindo o enorme cargueiro em duas partes.

Anders lança o Halo, enquanto a UNSC luta com os Banished na superfície pelo controle do mesmo. As forças da Red Team impedem os reforços Banished de alcançar o Halo e depois se juntam à luta. Anders, tendo desabilitado os sistemas de armas do Halo e estabelecido um alerta da UNSC, usa os sistemas de gravidade do Halo para expulsar a última das tropas Banished para o espaço. No entanto, antes que a “Spirit of Fire” possa prosseguir, o Halo, entra no Slipspace, com o Anders prometendo a Cutter que ela trará a UNSC o mais rápido possível. De volta à Arca, Atriox, enfurecido pelas perdas repetidas para a UNSC, prepara seu exército para outro ataque.

Pouco depois, Anders percebe que o Halo saiu do Slipspace muito cedo. À medida que ela sai ao ar livre, um Guardian, uma enorme construção do Forerunner, aparece.

Operação: Spearbreaker

Operação: Spearbreaker é uma expansão digital adicional de Halo Wars 2. Em seu conteúdo está presente, duas novas missões de campanha que mostra uma operação do UNSC durante a ocupação dos Banished na Instalação 00 para impedir as forças Banished de capturar um Fighter Forerunner. Além disso, foram adicionadas nova cartas para o modo Blitz e novas cartas de unidades da Tropa de Choque de Desembarque Orbital (Orbital Drop Shock Trooper, ODST). Essa expansão pode ser comprada por R$20,00 reais, vendida individualmente.

Awakening The Nightmare

Halo Wars 2: Awakening the Nightmare é uma expansão digital para Halo Wars 2. Possui uma nova campanha e um novo modo cooperativo conhecido como Terminus Firefight. Além disso, o Awakening the Nightmare também adicionou dois novos líderes dos Banished (Pavium e Voridus) no Multiplayer, além de dois novos mapas multiplayer padrão. A expansão foi lançada em 26 de setembro de 2017 no Xbox One e Windows 10. Não está incluído no Passe de Temporada (Season Pass) de Halo Wars 2 e custa R$66,00 reais.

A campanha Awakening the Nightmare, que inclui novas cenas pré-rederizadas pela Blur Studios, ocorre alguns meses após a campanha principal. A história explora os Banished em sua luta desesperada contra o Flood, que sobreviveu ao conflito na Arca e a ativação do Halo de substituição no final do Halo 3 e foi libertado acidentalmente pela facção.

Desenvolvimento

O Studio Blur, mais uma vez, criou as sequências CGI (imagens geradas por computador) pré-renderizadas para as cutscenes do jogo. As mudanças na abordagem da Blur em relação à animação CGI resultaram numa reformulação dos visuais de alguns personagens. No Halo Wars original, os personagens foram esculpidos do zero e animados, enquanto a Blur (em Halo Wars 2) procura por utilizar preferencialmente a tecnologia de captura de movimento para tudo, incluindo a captura facial. Os personagens cujo visual foi mudado de forma mais drástica foram o Capitão Cutter, originalmente expressado por Gregg Berger, agora é interpretado por Gideon Emery (com envelhecido digital para chegar mais perto da idade biológica de Cutter), enquanto Faye Kingslee foi reformulada como professora Anders devido a conflitos de agendamento com sua atriz de voz anterior Kim Mai Guest.

Após o anúncio de Halo Wars 2, a Creative Assembly prosseguiu publicando novidades sobre o jogo.

Para a arquitetura da Arca Forerunner, a equipe de arte da Creative Assembly, inicialmente incorporou um design baseado nos jogos de Halo da Bungie, mas em última instância, adotaram um estilo mais aerodinâmico, baseado na estética de Halo 5: Guardians. Os marines e os Spartans usam os uniformes padrão da Guerra Humano-Covenant, semelhantes aos vistos no Halo Wars original.

Jogabilidade

Halo Wars 2 é um jogo de estratégia em tempo real de ficção científica, no qual os jogadores controlam exércitos de uma visão panorâmica do campo de batalha. Como seu predecessor, o jogo possui duas facções jogáveis: a UNSC, que retorna do primeiro jogo, e uma nova facção alienígena conhecida como Banished, que é semelhante ao Covenant. O modo campanha é baseado em uma história que permite que os jogadores assumam o controle das forças da UNSC em batalhas contra o Banished em uma Arca Forerunner. A campanha também possui objetivos opcionais, tais como assegurar que uma certa unidade sobreviva ao longo de uma missão ou destruir bases extras dentro de um limite de tempo. Cenas de animação e diálogo precedem cada missão para proporcionar contexto e integração com a história do jogo.

Fora da campanha, tanto a UNSC quanto o Banished são jogáveis, com cada facção tendo um conjunto distinto de unidades. Os jogadores escolhem um líder que é baseado em um personagem da história (existem outros que não aparecem na campanha, mas são disponibilizados por DLC’s) os quais possuem um estilo de jogo bem característico. Os líderes têm habilidades únicas que podem ser atualizadas e ativadas durante uma batalha.

O combate no Halo Wars 2 é equilibrado, assim como o original, por um sistema de “pedra-papel-tesoura”, em que os veículos terrestres são eficazes contra a infantaria, a infantaria é eficaz contra aeronaves e as aeronaves são efetivas contra os veículos terrestres.

Multiplayer

Halo Wars 2 possui vários modos multiplayer que podem ser jogados online com até seis jogadores. Skirmish é um modo de jogo cooperativo ou solo contra adversários e aliados I.A.. O Deathmatch envolve a eliminação do exército adversário. Fortaleza e Dominação são modos territoriais centrados em controlar bases no mapa. Blitz é um modo completamente novo que combina elementos de jogos de cartas colecionáveis ​​com jogabilidade RTS, substituindo o edifício base e gerenciamento de recursos por um mecanismo de cartas e decks para implantação de unidades. Os jogadores criam decks de cartas que são ganhos ao jogar o modo de campanha e completar os desafios diários. Cada carta possui uma unidade que é implantada no campo de batalha ao ser utilizada. A energia é o recurso para usar as cartas. As unidades mais poderosas possuem maior custo de energia. A energia é gerada automaticamente ao longo da partida. Existe uma variante cooperativa de Blitz chamada Firefight, que coloca jogadores contra ondas de inimigos I.A.’s.

Mapas

Em Halo Wars 2 existem 13 mapas presentes, disponíveis para o modo multiplayer:

  • Ashes;
  • Badlands;
  • Bedrock;
  • Fissures;
  • Frontier;
  • Highway;
  • Mirage;
  • Rift;
  • Sentry;
  • Terminus Firefight;
  • The Last Bastion;
  • The Proving Grounds;
  • Vault.

Trilha Sonora

Paul Lipson atuou como diretor de áudio em Halo Wars 2. A trilha sonora do jogo foi composta por Gordy Haab, Brian Lee White e Brian Trifon. White e Trifon colaboraram com a Lipson na música de projetos anteriores da franquia, como Halo: The Master Chief Collection e no aplicativo Halo Channel. Os compositores analisaram documentos de design, obras de arte e versões iniciais do jogo para aprender sobre a história e as motivações dos personagens. Esta pesquisa os ajudou a determinar o tom emocional e as escolhas instrumentais para a música. Eles queriam incorporar os componentes usuais das pontuações da Halo, como o uso de uma grande orquestra, coro e música eletrônica, ao mesmo tempo que leva a música para uma nova direção. Com o Halo Wars 2 sendo um spin-off para o arco principal dos jogos da Halo, os compositores não deveriam contemplar o som estabelecido por Martin O’Donnell da série. Isso lhes deu a oportunidade de experimentar a trilha sonora e apresentar elementos como instrumentos de bronze para a música.

Os compositores trabalharam em estreita colaboração com o leitor de áudio da Lipson e da Creative Assembly, Sam Cooper, sobre a implementação do áudio interativo. A orquestra ao vivo foi gravada no Newman Scoring Stage no estúdio do 20th Century Fox, em Los Angeles. A trilha sonora do jogo original Halo Wars 2, com 21 faixas, foi lançada em lojas de varejo em 17 de fevereiro de 2017, e digitalmente em 21 de fevereiro de 2017.

Lista de Músicas – Trilha Original

Disco 1

  1. Recommissioned;
  2. Barren;
  3. Isabel’s Awakening;
  4. Antediluvian​;
  5. Amethyst;
  6. Arise, Goodbye;
  7. Symbiotic;
  8. The Banishing;
  9. Run Little Demons;
  10. It’s Done;
  11. Bon Voyage, Bon Chance;
  12. Empathy;
  13. Infamy;
  14. Heads Up Display;
  15. Steel Hands, Gloves Off;
  16. Abolition;
  17. Catastrophic Failure;
  18. Demonslayer;
  19. Excision;
  20. Inscision;
  21. Non-Eclidean.

Disco 2

  1. Cratered;
  2. Scorched Earth;
  3. Simulacra;
  4. Tactical Error;
  5. Strategic Feint;
  6. Gambit;
  7. Calculated Risk;
  8. Collateral Harm;
  9. Fog of War;
  10. Battle Aspect;
  11. Singular Vision;
  12. Pinch Maneuver;
  13. Last Stand;
  14. Energy Efficient;
  15. Dug In;
  16. Bivouacked;
  17. Legitimate Strategy.

Curiosidades

  • No trailer da E3 de Halo Wars 2 em 2016, é possível ver que parte da armadura do vilão principal, Atriox, é composta de um pedaço de armadura UNSC. Mais específicamente, de um peitoral dos ODST’s.

Ficha Técnica

  • Data de Lançamento: 21/02/2017;
  • Desenvolvedora(s): 343 Industries e Creative Assembly;
  • Distribuidora: Microsoft Studio;
  • Jogadores: 1;
  • Cooperativo: 1;
  • Multiplayer Online: 2-6;
  • Cooperativo Online: 2;
  • System Link: Não possui;
  • Gênero: RTS (Real Time Strategy);
  • MSRP: T for Teen;
  • Classificação no Brasil:14+.

Matéria feita por: Arthur G. N. Fonseca

Fonte

Halopedia

Halo Wiki

Wikipédia

Halo Waypoint

Jogo Halo Wars 2



Comentários