O Tenente Spartan-B312 foi um SPARTAN-III Commando ligado ao Special Warfare Group Three do Exército do Comando Espacial das Nações Unidas (United Nations Space Command, UNSC). Durante a queda de Reach, no verão de 2552, ele serviu como um membro do Noble Team sob o sinal de chamada “Noble Seis”. Apesar de desconhecido para a maioria dos militares do UNSC e da humanidade em geral devido a natureza confidencial das suas operações, B312 foi considerado quase de igual capacidade que o famoso MCPO John-117 e serviu como essencial, no papel em garantir a vitória da humanidade na guerra Humano-Covenant.
Devido a seu arquivo ter sido fortemente redigido pelo Escritório de Inteligência Naval (Office of Naval Intelligence, ONI), muito do início da vida de Spartan-B312 é desconhecido. O Spartan era originalmente um candidato da Beta Company, cujo desempenho impressionou tanto seus superiores que ele (juntamente com um pequeno número de seus pares), foi transferido imediatamente após o treino, antes do banho de sangue inevitável da Operação Torpedo. Como um dos poucos remanescentes contemporâneos Spartan-IIIs, B312 foi reaproveitado como um operador de contra-terrorismo, executando a Black Operations. Após vários anos no campo contra insurgentes, B312 foi transferido das mãos manipuladoras da ONI para o Spartan Noble Team, onde ocupou o lugar do falecido Thom-A293 como “Nobre Seis (Noble Six)”. A transferência de B312 para Noble veio imediatamente no início da queda de Reach, colocando o Spartan em um novo território de trabalho em equipe contra o Covenant.
Embora inicialmente visto com ressentimento por alguns de seus companheiros de equipe, as habilidades de Six eventualmente provaram-se úteis na luta em Reach quando o Noble Team teve baixas. Em 30 de agosto, Six entregou um fragmento da Inteligência Artificial (I.A.) Cortana à UNSC Pillar of Autumn, na esperança de que os dados que ela carregava poderiam derrotar o Covenant. Com a ajuda de sua equipe, Noble Six entregou a I.A. intacta, mas preferiu ficar para trás para garantir a fuga da Autumn do Covenant. Embora o Spartan tenha sido supostamente morto horas depois, seu sacrifício permitiu a humanidade descobrir a matriz do Halo, em última análise, provocando a dissolução do Covenant e do fim da guerra.
B312 foi um dos dos 418 candidatos convocados em 2537, pela Divisão Beta-5 da ONI, para treinamento no programa SPARTAN-III. Como os outros, 312 era uma criança órfã graças à guerra contra o Covenant. O bom desempenho de 312 enquanto em formação, o fez permanecer no grupo de recrutas escolhidos para aumentos e posteriores missões Spartan. Durante este tempo, B312 e alguns outros Spartan-IIIs ofuscaram seus companheiros de equipe muito bem. Em maio de 2545, estes poucos Spartans foram escolhidos a dedo pelo tenente comandante Kurt Ambrose, ficando de fora na operação: TORPEDO, a missão suicida que resultou na morte de quase todos da Beta Company. Por causa da natureza oculta de sua sobrevivência, a existência de B312 ficou como classificada e o Spartan foi implantado como um operador Black Operations, além de assassino, respondendo à ONI.
Ao longo da carreira de B312, o Spartan ganhou uma reputação de um lobo solitário e de um assassino eficiente, tendo sozinho quebrado organizações terroristas, fazendo grupos rebeldes inteiros desaparecer. Ele também era piloto de testes em um projeto top-secret da UNSC, o Programa Sabre, o que resultou no desenvolvimento do caça espacial YSS-1000 Sabre. B312 usou essas habilidades de grande efeito em uma operação de contra-insurgência em Mamore, em 10 de maio de 2552, ganhando assim a aprovação do coronel Urban Holland e resultando na atribuição Spartan para o Noble Team. Apesar de seu registro de combate endurecido, 312 nunca tinha assistido a um glassing antes da queda de Reach.
O antigo superior supostamente usou o Spartan como “seu próprio ceifador privado”; por causa disso, ele estava relutante em ter B312 atribuído ao Noble Team. Vários dos Noble também foram resistentes em receber um novo companheiro de equipe, devido à perda recente do Noble Six anterior, Thom-A293, apenas dois meses antes. Independentemente disso, a reatribuição do Spartan foi para a frente, e em 24 de julho de 2552, o Spartan-B312 foi apresentado à equipe NOBLE sob o indicativo “Noble Six”.
O novo Noble Six, tendo chegado recentemente em Reach, se associou a equipe bem a tempo de participar de uma operação para investigar um apagão de comunicação no Visegrád Relay; uma missão que levou ao primeiro confronto com forças do Covenant no planeta. Ao chegar ao relay apagado, Noble Six descobriu um chip de dados caído pouco antes de um encontro próximo com vários Sangheili Zealots que tinham sido enviados para recuperá-lo. Com a ajuda de Jorge-052, Six matou a maioria dos Zealots, enquanto que o chip foi pego por Kat-B320.
Durante as semanas antes do eventual glassing em Reach, Noble Six participou em várias operações contra forças do Covenant, juntamente com o resto do Noble Team, incluindo uma operação de contra-ofensiva para retomar a ONI base Sword, perto de Badb Catha Ice Shelf, em 26 de julho. Six, juntamente com Kat, limpou o pátio dos inimigos e foram, em seguida, enviados em uma missão para reativar a Estação Farragut, um posto avançado de comunicações que poderiam usar para entrar em contato com o Comando e a Airview base, onde eles precisariam ativar um M71 “Scythe” bateria anti-aérea para eliminar aeronaves hostis. Os Spartans se mudaram para a base Sword e Noble Six ajudou Emile-A239 no abate de vários Phantoms e Banshees. Após os céus terem sido limpos, uma Corveta Covenant foi destruída por uma das plataformas de defesa orbital de Reach. Após a missão, Noble Team foi contactado pela Dra. Catherine Halsey, que os questionou sobre o que tinha acontecido no Visegrád Relay dois dias antes. Six confirmou que entre os Elites lutando, haviam Zealots, e o chip de dados foi entregue a Dra. Halsey.
Em 11 de agosto, Noble Six e Jun-A266, operando como Recon Team Bravo, foram enviados para realizar uma missão de reconhecimento à noite na “zona escura” Covenant no Território Viery. Depois de eliminar furtivamente guardas em vários postos avançados, os dois Spartans encontram um grupo de milicianos civis, que os levaram a uma usina hidrelétrica mais longe dentro da zona escura. Lá, a equipe descobriu um Stealth Pylon Covenant. Depois de plantar uma carga explosiva no Pylon, a equipe moveu-se mais profundamente na zona escura, onde descobriram uma enorme força de invasão Covenant. Kat então ordenou-os que voltassem para que eles pudessem se preparar para o ataque no dia seguinte.
Na manhã do dia 12 de agosto, Noble Six se juntou a um enorme força de assalto conjunta da UNSC com o objetivo de montar um contra-ataque no Território Viery, ocupado pelo Covenant. Auntie Dot, a inteligência artificial do Noble Team, explicou que o Covenant tinha se infiltrado na região com força, implantando unidades terrestres e instalações, incluindo várias torres monumentais. O objetivo do Noble Team era destruir uma destas torres, designada “Spire One”. Depois de empurrar as forças do Covenant em Szurdok Ridge e destruir várias baterias anti-aéreas Covenant, Jorge-052 e Noble Six foram mobilizados para a torre em um UH-144 Falcon. No entanto, a aeronave caiu depois de ser desativada pelo campo eletromagnético criado pelo escudo da torre.
Apesar de cair, a dupla seguiu para a torre, logo descobrindo que as estruturas alojavam teleportadores utilizados para transportar forças do Covenant para a superfície, ligado a uma fonte desconhecida. Depois de se infiltrarem na torre, Noble Six desativou o escudo da estrutura. Noble Six é então levado longe da torre por um Falcon contendo Carter-A259, comandante de campo do Noble Team, e Jorge. O UNSC Grafton, uma fragata pesada, destruiu a torre com uma único disparo MAC. Mas segundos depois, um Super Carrier Covenant apareceu e destruiu a Grafton, forçando todas as forças do UNSC na área a fugir.
Como a frota da UNSC não tinha maneiras para lidar com o Super Carrier Covenant, Long Night of Solace, o Noble Team fez o seu próprio plano para destruir a nave, com uma bomba improvisada feita a partir de uma unidade Slipspace e escoltada por caças Sabre, um dos quais seria pilotados por Noble Six. Com o plano, a Operação sob codinome: UPPER CUT, foi posta em marcha em 14 de agosto. Noble Team primeiro ajudou as forças terrestres da UNSC a repelir os invasores Covenant que tomavam a instalação do Programa de Lançamento Sabre/Research Range, lançando em seguida Six e Jorge em órbita a bordo de um Sabre. A dupla se juntou às forças da UNSC na defesa da estação de reparação e reequipamento Anchor 9, enquanto combatentes Covenant chegavam. Após as defesas da estação voltarem on-line e os atacantes Covenants recuarem, Six e outros Sabres no grupo, seguindo o UNSC Savannah, cuja tripulação havia removido sua unidade Slipspace para a operação, foram em direção a Ardent Prayer, uma Corveta Covenant que estava programada para se reabastecer no Super Carrier. Logo, Six e vários outros se infiltraram na nave, seguindo em direção a ponte.
Durante a operação, a bomba Slipspace improvisada foi danificada e se tornou incapaz de ser ativada automaticamente. Jorge se voluntariou para ativar a bomba manualmente e assim sacrificar sua vida, forçando B312 para fora da Corveta pouco antes dela atracar no Super Carrier. No início, a operação foi um sucesso, com a Ardent Prayer completamente destruída e a Long Night of Solace dividida ao meio, caindo em uma cadeia de montanhas planeta abaixo. Infelizmente, uma frota muito maior do Covenant chegou momentos depois da destruição de ambas as naves, e prontamente retomaram a invasão Covenant.
Depois de re-entrar no espaço de Reach, Noble Six foi para New Alexandria, seguindo uma caminhada que levou nove dias. Depois de chegar na cidade, em 23 de agosto, ele ajudou soldados do exército da UNSC em repelir forças do Covenant na cidade e evacuar a população civil. O Spartan conseguiu estabelecer comunicação por rádio com o Noble Team e participou na remoção de defeitos de comunicação Covenant para permitir a evacuação de pessoal do ONI. Na mesma noite, Six se reuniu com o Noble Team e relatou os detalhes da Upper Cut. Depois de acabar com os defeitos, Noble Team foi saudado pelo Coronel Holland e foi ordenado a destruir a base Sword. Durante a saudação, porém, o Covenant começou o glassing no seu setor da cidade, forçando a equipe a fugir para um bunker. Kat foi morta na rota para o bunker, com Noble Six pegando seu corpo. Usando sua pistola, o Spartan tentou derrubar seu assassino, mas ficou sem munição e foi forçado a recuar. Noble Team permaneceu preso no bunker durante três dias, enquanto o Covenant incendiava a cidade.
Em 29 de agosto, Spartan-B312 e os membros restantes da Noble Team procederam até a Sword Base, sob supostas instruções para destruir a base que o Covenant havia tomado e controlado. Levando Tropas de Choque de Desembarque Orbital (Orbital Drop Shock Trooper – ODST), Noble Six abriu um caminho para a base, destruindo várias armas anti-aéreas com um tanque M808 Scorpion. O resto da equipe NOBLE, em seguida, pousaram seu Falcon, reagrupando e depois lutando no seu caminho para a instalação. Ao chegar ao seu destino, no entanto, a demolição da base foi abruptamente cancelada, pois suas diretivas de repente foram revisadas por uma I.A. desconhecida da UNSC. Com a equipe sendo escoltada para a nova localização revista, eles encontraram Dra. Halsey mais uma vez, que havia interpretado os dados contidos no chip e o artefato Forerunner abaixo da base. Seu laboratório estava sob ataque por um exército de tropas Covenant, que também estavam atrás do tesouro sagrado. Usando os armamento disponível na entrada do laboratório, Six e seus companheiros lutaram contra os grupos de Covenants, só sendo permitido sua entrada apenas quando todos os inimigos fossem mortos.
Uma vez dentro, Halsey pediu a Six se tornar o portador de um fragmento da I.A. Cortana, que havia traduzido um conhecimento antigo presente no artefato, que a Dra. esperava que poderia acabar com a guerra. Com a I.A. armazenada em uma matriz blindada nas costas de Six, o Spartan foi encarregado de entregar-lhe com segurança para a UNSC Pillar of Autumn, antes da mesma fugir do planeta. O Noble Team foi então dividido em dois: Jun escoltando Dra. Halsey até base Castle, do ONI, enquanto os outros se dirigiam para a Autumn a bordo de um Dropship Pelican.
Depois de chegar a poucos quilômetros da Pillar of Autumn, estacionada na doca seca em Aszód, no dia seguinte, o Pelican do Noble Team foi atacado por um grupo de Banshees. Six e Emile saltaram do Pelican enquanto Carter manteve seus perseguidores distraídos, eventualmente, sacrificando sua vida para proteger os dois de uma Scarab. Os Spartans sobreviventes continuaram a pé, através dos estaleiros de desmonte/reparos, com a ajuda do complemento de Marines da Autumn. Depois de chegar na plataforma de lançamento, Six lutou contra os numerosos Jiralhanae para defender a área, enquanto Emile limpou os céus de aeronaves Covenant com um “Onager” Mass Driver. O comandante da Pillar of Autumn, capitão Jacob Keyes, em seguida, recebe o pacote, e Noble Six iria acompanhá-lo a bordo da nave enquanto Emile cobriria sua fuga. No entanto, uma equipe de Sangheili Zealots atacam o Onager e matam Emile, no momento em que um Battlecruiser Classe CCS surgia para destruir a Autumn. Ao invés de deixar a nave enfrentar o cruzador sozinho, Noble Six escolheu ficar para trás e garantir a passagem segura da embarcação. Depois de matar os Zealots guardando o Mass Driver, Six comandou a arma e disparou abaixo do Battlecruiser quando ele tentou o glassing na área, permitindo que a Autumn se afastasse com segurança no espaço. Três semanas depois, a nave iria chegar no Halo Instalação 04, com o Master Chief e Cortana a bordo, e assim virariam a maré da guerra.
Com o Covenant tendo sobrecarregado as defesas de Reach, o Spartan-B312 estava entre os poucos soldados sobreviventes da UNSC deixados lutando contra as forças Covenant no solo. Encalhado no planeta ocupado pelo Covenant, ele escapou das docas secas a pé, movendo-se em direção a colinas próximas, mas foi cercado por forças terrestres Covenant. Depois de acabar com uma enorme força de Sangheili e Unggoy, ele acabou ficando em inferioridade e mortalmente ferido por fogo de plasma, mas continuou lutando mesmo depois de ser desarmado. Noble Six foi finalmente derrubado ao chão e morto por um grupo de alto escalão Sangheili. Seu capacete, que tinha sido abandonado pouco antes de sua morte, foi deixado no terreno baldio envidraçado e ficou sozinho lá por trinta e sete anos, altura em que a região tinha sido re-terraformada.
Jun-A266, mencionou o Spartan-B312 ao tentar recrutar Edward Buck no programa SPARTAN-IV, com ambos os soldados relembrando como eles lutaram ao lado de Noble Six em Reach. Jun observou: “Noble Six era um bom homem”.
Em algum ponto, Dra. Halsey recita um elogio ao Spartan, reiterando sua determinação, coragem e sacrifício, que tinha deixado a UNSC ao encontrar a Instalação 04 e, com isso, deixar que a humanidade sobrevivesse e vencesse a guerra contra o Covenant.
Apesar de algum reconhecimento por suas realizações, a existência de B312 foi aparentemente mantido classificada do público pela ONI. Quando uma estátua em honra do Noble Team foi erguida em Hősök Tere em 2610, Noble Six não foi incluído no monumento ou por sua réplica em escala 1:53 guardada no Museu da Humanidade.
Spartan-B312 foi considerado um assassino habilidoso e “… mais um vetor hiper-letal do que um soldado”, evidenciado por seu arquivo pessoal fortemente redigido. Noble Six tinha uma tendência a “ir sozinho” durante as missões, para o desespero de seus superiores. Apesar de ter um passado obscuro, as habilidades altamente eficientes e uma reservada personalidade de “lobo solitário”, Six mostrara cuidado e compaixão para com companheiros de serviço e a humanidade; muitas vezes ele empreendeu ações com risco de vida para ajudar soldados, civis, e os outros membros da equipe Noble. Embora Six tenha se tornado bastante próximo dos outros membros do Noble Team, ele compartilhou uma grande quantidade de camaradagem com Jorge, e os dois logo se tornaram amigos. Isto inspirou Jorge para dar a sua vida no lugar de Noble Six e poder ter, entre outros sacrifícios do Noble, inspirado Six a fazer o mesmo quando permitiu que a Autumn escapasse. Dra. Halsey e Cortana considerou-o de quase igual capacidade e confiabilidade com o Master Chief, apesar da aversão inicial da Dra. para com Spartan-III’s.
SPARTAN-B312 é o principal protagonista em Halo: Reach. Para integrar a relação do jogador com o personagem, o jogador pode escolher se o Noble Six é do sexo masculino ou feminino. O Spartan é, respectivamente, dublado por Philip Anthony-Rodriguez e Amanda Philipson. No entanto, o gênero de Six foi retratado como masculino em Halo: The Essential Visual Guide; tanto a Bungie e 343 Industries consideraram a possibilidade de usar uma mulher Noble Six na mecânica de jogo não-canônico. O Spartan é explicitamente referido como um homem em Halo: New Blood.
O membro da comunidade, Stephen Loftus, que serviu como consultor na produção de Halo: The Essential Visual Guide, afirmou que tanto Bungie e 343 Industries consideram Noble Six como canonicamente masculino. Foi tomado cuidado para se referir a S-B312 usando pronomes masculinos em The Essential Visual Guide.
Os jogadores podem personalizar armadura de Noble Six usando uma vasta seleção de permutações de armadura (incluindo um braço robótico), cores e emblemas; o modelo de personagem escolhido do jogador é usado na campanha, multiplayer, e Firefight, permitindo aos jogadores melhor integrar-se com o personagem. A versão de Noble Six, vista na mídia inicial era do sexo masculino, usando um capacete Mark V com Up-Armor Plate. Há Pauldrons de ombro, nenhum Atachment peitoral, um GPS montado no pulso, nenhum Attachment na perna, FJ para joelheiras e pintura de aço. Como tornou-se evidente que a aparência e sexo de Noble Six seria totalmente personalizável, a armadura do Spartan foi mudada para armadura totalmente padrão no material mais promocional depois. Quando exibido em mais material promocional, datado pouco antes do lançamento do jogo, Spartan-B312 é retratado como usando o MJOLNIR Mark V padrão.
Em Halo: The Essential Visual Guide, a imagem principal renderizada de Noble Six na página, Noble Six está equipado com uma combinação de armadura nunca antes vista: UA / Base Security, Chest Plate com FJ para ombro Pauldron e Knee Guards.