Randall-037

Rodrigo R. da Silva, 19 de março de 2018

Coronel Randall Aiken, ex-Randall-037, foi um oficial comissionado da Guarda Colonial na colônia exterior do planeta de Sedra; e ex-supersoldier Spartan-II.

Biografia

Infância e Formação Spartan

randall-aiken-708x398-d06118538f2548b4924a5c52fe29cbb8Nascido em Hull, Inglaterra, na Terra, em 2511, Randall Aiken foi sequestrado pelo Escritório de Inteligência Naval (Office of Naval Intelligence, ONI) para o programa classificado SPARTAN-II, com a idade de seis anos, em 2517. Randall foi levado para Reach e treinado por instrutores severos, como o Chief Petty Officer Franklin Mendez e a Inteligência Artificial (I.A.) Déjà.

Por volta de 2527, Randall pegou um companheiro Spartan, Soren-066 e um rebelde chamado Partch, em um laboratório dentro do Complexo Militar Fleetcom. Suspeitando de suas atividades, ele acompanhou-os para fora, verificando por que estavam ali. Soren atacou Randall, quando estavam saindo, e, após um breve embate, Partch atirou nele com um dardo tranquilizante, nocauteando-o, permitindo-lhes escapar. Depois, Mendez relatou a Dra. Catherine Halsey que Randall estava bem, mas ficou irritado consigo mesmo por deixar sua guarda baixa. Mendez disse que ele não tinha que deixá-la muito baixa, que tinha feito o que podia, e foi bom para ele passar por algo assim, pois isso faria dele um soldado melhor a longo prazo.

Batalha de Vodin e a Vida como Colono

Durante a Guerra Humano-Covenant, Randall-037 participou de cinquenta e nove batalhas e operações militares. Seu último serviço oficial como um Spartan-II foi em 2532 na Batalha de Vodin, onde ele foi listado como desaparecido em combate. Durante o engajamento no espaço orbital no planeta com o Covenant, ele caiu de Skyhooks no planeta, adentrando na atmosfera de Vodin, apenas para sobreviver ao impacto em um oceano no planeta. Ele foi resgatado dias depois por sobreviventes locais e viveu com eles após a batalha.

Encalhado e isolado do contato da UNSC, Randall viveu com os sobreviventes por uma década inteira e se casou com uma das colonas. Quando o contato com o Comando Espacial das Nações Unidas (United Nations Space Command, UNSC) foi estabelecido, Randall, seguiu pelo nome Aiken, mantendo um perfil baixo e preferindo ficar com sua esposa e fortes laços sociais em Vodin do que retornar ao serviço com a UNSC. Em 2545, Aiken e sua esposa tiveram uma filha chamada Natalie. Infelizmente, a esposa de Aiken morreu durante o parto. Em 2546, a ONI conseguiu localizar Randall e fez planos para reintegrá-lo em serviço, visto que era um grande investimento do programa SPARTAN-II. Quando Aiken recusou, a ONI considerou-o comprometido e seus planos não eram mais viáveis como um Spartan e assim foram feitos planos para “descomissioná-lo”. Aiken com força e sucesso, recusou; mas eventualmente negociou um acordo em que a ONI “reverteria” muitos dos seus aumentos Spartan através de um processo excruciante, em troca de sua libertação do serviço o UNSC. Este compromisso foi pessoalmente aprovado pelo CINCONI, oficializado pela almirante Margaret Parangosky.

Depois de concluir as negociações com a ONI, Aiken e sua filha deixaram Vodin e dirigiram-se para a Colônia externa de Sedra, onde se matriculou como parte da Guarda Colonial. Graças em grande parte à sua extensa formação e história, em 2556, ele avançou para o posto de líder da ala local de guarda como um coronel.

Ataque em Sedra

Em 07 de fevereiro de 2556, a cidade de Sedra foi atacada por um terrorista Sangheili com uma arma biológica. Muitos dos civis infectados pela arma biológica foram trazidos para o Sedra Colonial Guard Hospital, incluindo a própria filha de Aiken. Jordan Gaines e Mason Hundley, dois agentes do ONI também foram afetados pela arma.

halo-nightfall-3_789496195Depois de descobrir um Bactrian-class Freighter utilizado pelo contrabandista da arma para o planeta, Aiken concordou em trabalhar com Locke e sua unidade para rastrear a origem do elemento. Aiken violentamente interrogou o fornecedor Yonhet contrabandista capturado, chamado Axl, sobre a identidade dos pilotos. No entanto, Locke foi capaz de se comunicar com o estrangeiro e convenceu Axl a revelar as informações que ele sabia. Logo descobriu-se que o elemento usado na arma biológica foi feito a partir de uma seção parcialmente funcional da Instalação 04, que tinha saído de um salto Slipspace causado pelo colapso do reator do UNSC Pillar of Autumn, reaparecendo em outra parte da galáxia. Locke e sua unidade planejaram destruir a fonte do elemento com uma arma nuclear tática HAVOK para impedir que ele fosse usado contra a humanidade. Após a filha de Aiken morrer pela infecção, ele e um time da Guarda Colonial juntaram-se a unidade da ONI de Locke e saíram juntos para o fragmento do Halo em um Dropship D81-LRT Condor.

Alpha Shard

SDCC-2014-Halo-Nightfall-Characters-AlliesEnquanto viajavam através do Slipspace no Condor, a tripulação começou a discutir. Aiken tomou o comando tático da missão, ordenando o resto do grupo a agir como uma equipe. Pouco depois, a tripulação chegou em seu destino e aterrizam na superfície do Halo. Depois de descobrirem um rebocador abandonado utilizado pelos contrabandistas, pegadas de cavalos foram encontrados nas proximidades. O grupo seguiu na direção das pegadas e se depararam com os dois contrabandistas, Arris Le e Haisal Wari, minerando o elemento em uma caverna. Os contrabandistas tentam fugir, mas Michael Horrigan e Locke rapidamente os incapacitam e impedem que os contrabandistas escapem. A equipe começava a voltar para o Condor para a extração, no entanto, enquanto o Dropship estava se dirigindo para baixo, um grande número de Lekgolos apareceu e começou a pular sobre o Condor, assim fazendo-o voar de forma irregular, agora controlado pelos Lekgolos. Mais Lekgolos apareceram em grandes formações Gestalt, forçando o grupo a retirar-se com três dos Sedrans e os cavalos sendo mortos. Os Lekgolos rapidamente começaram a perseguir a equipe que escapou, em uma fenda estreita. Locke usou um aparelho especial para camuflar holograficamente sua posição dos alienígenas. No entanto, os Lekgolos rapidamente perceberam a unidade de camuflagem e a destruiu. Com enguias sobre o grupo, Arris revelou que o Lekgolo poderia sentir a tecnologia ativa, o que levou o grupo a relutantemente largar os componentes eletrônicos presentes no seu equipamento. Não sendo possível detectar os seres humanos, a maior parte dos Lekgolos deixou a área e os nove sobreviventes moveram-se para fora da fenda.

Enquanto os nove membros restantes da equipe continuaram a sua caminhada em toda a superfície, tornou-se evidente que apenas dois membros do grupo seriam capazes de escapar na nave de dois lugares dos contrabandistas. Aiken concluiu que a equipe deveria trabalhar em conjunto até que a missão estivesse completa, após decidir na sorte com palitos quais os dois indivíduos iriam fazer isso. Como a equipe continuou a avançar com a ogiva Havok dos destroços do Condor, eles abandonaram sua armadura para evitar os Lekgolos de detectá-los. A equipe só manteve seus refis de oxigênio que lhes permitiam respirar na fina atmosfera do fragmento. Enquanto os pacotes de oxigênio estavam ativados, o grupo foi descoberto pelos Lekgolos, resultando na morte de Samantha Wisner. Os sobreviventes foram, em última instância, capazes de escapar dos vermes. Mais tarde, quando tomaram mais uma vez oxigênio, Horrigan e Gregory Ramos traíram os sobreviventes, e tomaram as armas e os refis de oxigênio para si. Os dois também levaram Arris, uma vez que precisava dele para ativar o cargueiro. Enquanto os traidores abandonaram a equipe, Aiken descobriu o Condor caído.

Morte

Com Aiken, Locke e a private Talitha Macer aproximando-se do Condor, eles perceberam que estava funcional o suficiente para transportá-los até a nave dos contrabandistas. Aiken ordena os dois a tomar o Dropship até o rebocador e escapar, enquanto ele ficava para trás e ativava a Havok. No entanto, Locke e Macer se recusaram e, em vez disso, o grupo decidiu “tirar na sorte” para escolher quem ficaria para trás. Aiken partiu o colar de sua filha e usou suas pérolas como palitos; aquele que iria pegar um um vermelho de sua mão fechada ficariam para trás. Locke e Macer pegaram contas brancas, e relutantemente concordaram em permitir Aiken ficar para trás e ativar a bomba nuclear. No entanto, na verdade, não havia contas vermelhas na mão de Aiken. Depois de trocar palavras de despedida com Aiken, Locke e Macer usaram o Condor para tomar o rebocador. Uma vez que eles chegaram, vermes Lekgolos atacaram e mataram Ramos e Horrigan, depois de Arris ter sido morto a tiros por este último. Locke e Macer só foram capazes de escapar dos vermes quando Aiken ativou a HAVOK e, chamou os Lekgolos para si mesmo. Randall, em última análise se sacrificou para detonar a ogiva Havok, destruindo a fonte da arma biológica, enquanto o tenente-comandante Locke e a private Macer escaparam do fragmento da instalação.

Personalidade e Traços

Randall era conhecido por sua história notável e tinha uma desconfiança profundamente enraizada para com o ONI. Durante sua formação SPARTAN-II, Randall mostrou uma proficiência em particular para a liderança em combate. No entanto, ele também foi menos sociável do que os seus compatriotas Spartans fora de campo.

Notas de Produção

  • Randall Aiken é retratado em Halo: Nightfall pelo ator inglês Steven Waddington.
  • Embora o patch de identificação em seu uniforme de o tipo de sangue de Aiken como O+, um arquivo no bloco de dados de Jameson Locke lista como AB-. Embora esta é provavelmente a supervisão de produção, é possível que o tipo de sangue de Aiken foi alterado quando o ONI reduzia seus aumentos, um fenômeno que às vezes ocorre após transplantes de medula óssea.

Aparições

  • Halo: Ghosts of Onyx (primeiro vez mencionado.
  • Halo: Evolutions – Essential Tales of the Halo Universe Pariah (Primeira aparição).
  • Halo: Nightfal.
  • Halo Mythos.

Ficha Técnica

  • Data de Morte: Fevereiro de 2556 (aos 45-46).
  • Data de Nascimento: 2511 (não há mais informações).
  • Planeta de Origem: Terra. Hull; Inglaterra.
  • Spartan Tag: S-o37.
  • Genero: Masculino.
  • Cor de Cabelo: Loiro.
  • Cor dos Olhos: Castanho.
  • Altura: 2,032m.
  • Peso: 135kg.
  • Cybernetics: Spartan Neutral Interface.
  • Afiliação: UNSC /Sedran Colonial Guard.
  • Posto: Petty Officer Second Class (2532) / Coronel (2556).
  • Classe: Class I 2525.

Fontes

Halopedia

HaloWikia



Comentários