Rtas ‘Vadum

Rodrigo R. da Silva, 22 de março de 2018

Rtas ‘Vadum (anteriormente ‘Vadumee), apelidado de Half-Jaw após a perda de duas de suas mandíbulas, é um comandante Sangheili muito influente e um oficial de alto escalão nas Swords of Sanghelios. Rtas tornou-se um herói entre os Sangheilis por sua bravura e liderança durante o Grande Cisma. Ele foi responsável por negociar a aliança entre a Frota da Retribution e a United Nations Space Command.

Rtas ‘Vadum anteriormente serviu como um Comandante das Operações Especiais Covenant, na Fleet of Particular Justice, liderado pelo Comandante Supremo Thel’ Vadamee, antes da Batalha da Instalação 04. Ao amanhecer do Grande Cisma, ‘Vadum tornou-se um membro principal dos Sangheilis que se separaram do Covenant. Liderando as frotas separatistas, ‘Vadum trabalhou em conjunto com o recém-nomeado Arbiter, Thel ‘Vadam, para ajudar a UNSC e derrotar o Império Covenant. Como Shipmaster da Shadow of Intent e Fleet Master da Fleet of Retribution, Rtas ‘Vadum desempenhou um papel fundamental no último ano da Guerra Humano-Covenant e continua a liderar as Swords of Sanghelios em batalhas pós-guerra.

Biografia

Vida Pregressa

Rtas ‘Vadum nasceu em 21 de setembro de 2487, em Sanghelios, o mundo natal dos Sangheili. Ele cresceu na beira de um dos cálidos oceanos equatoriais de Sanghelios. Quando criança, ‘Vadum frequentemente explorava a costa na maré baixa, pegando ouriços e outras criaturas do mar. Pouco depois de seu décimo ano, a água do oceano recuou muito da costa, permitindo que ‘Vadum se aventurasse mais do que o habitual e capturasse o raro snap-tails e um eletric kesh. No entanto, o recuo do oceano realmente foi por causa de um tsunami próximo. À medida que a primeira onda do tsunami apareceu no horizonte, ‘Vadum foi forçado a correr quase um quilômetro de volta à costa para escapar da onda. Embora ele tenha tido sucesso, ele sofreu lesões dos ouriços e calcário afiados que ele pisou ao longo do caminho. Rtas ‘Vadum se formou com honras da Faculdade de Guerra Superior na região de Iruiru of Yermo, em Sanghelios, uma distinção que ele compartilha com Usze ‘Taham. Mais tarde, ele se juntou ao Military Covenant.

Batalha de Instalação 04

Em setembro de 2552, ele atuou no Covenant Special Operations division no Special Warfare Group como Comandante de Operações Especiais. Designado a liderar todas as unidades de Operação Especial dentro da Fleet of Particular Justice, ‘Vadumee estava lotado a bordo da flagship da frota, Seeker of Truth. Após a queda de Reach, a frota perseguiu a UNSC Pillar of Autumn ao sistema Soell, onde a Instalação 04 foi descoberta e uma batalha começou. Depois que um sinal de emergência foi ativado na nave agrícola Infinite Succor, Rtas ‘Vadumee foi chamado para a ponte pelo Comandante Supremo Thel’ Vadamee – pouco depois do duelo de treinamento de Vadumee com seu segundo comandante, o Oficial Bero ‘Kusovai. Vadamee revelou que a Infinite Succor foi abordada por hostis desconhecidos que se esperava que fossem humanos. O Comandante Supremo encarregou Rtas de liderar um destacamento das Operações Especiais composto por Operações Especiais Sangheili e Operações Especiais Unggoy para embarcar no nave agrícola, avaliar a situação, resgatar o Minister of Etiology e devolvê-lo a Seeker of Truth.

Tomando o Phantom Glorious Advance para Infinite Succor, o time embarcou na nave e descobriu os restos de Huragok e Unggoy. O abate de Huragok levou a equipe a questionar se os humanos eram verdadeiramente responsáveis pelo ataque, pois nunca foram tão grotescamente bárbaros. Ao entrar na reserva de caça da nave, a equipe foi atacada por animais mutilados infectados pelo Flood. Os sobreviventes conseguiram lutar no caminho para a ponte, onde ‘Vadumee percebeu o perigo de deixar o Flood escapar e ordenou que a ponte fosse bloqueada,. Avisos foram enviados ao resto da frota e eles começaram a iniciar protocolos para a auto destruição da nave. Depois de descobrir que o Minister of Etiology havia sobrevivido ao ataque do Flood ao se esconder numa sala de segurança oculta, Legate informou a ‘Vadumee do flood e que uma massa central estava se formando na nave. Vadumee decidiu colocar o curso da nave para sol do sistema; no entanto, o ministro insistiu para que a equipe de Operações Especiais evacuasse-o para a segurança e, em seguida, destruísse remotamente a Infinito Succor. Ele irritou-se de que o ministro estivesse disposto a colocar sua própria segurança antes do resto do Covenant, porém ‘Vadumee assumiu o comando tático da missão. ‘Vadumee e outros três Sangheili chegaram à estação de engenharia da nave para estabelecer um curso slipspace para o sol nas proximidades, enquanto Kusovai liderava os sobreviventes remanescentes e o ministro para a Glorious Advance. Ao deslocar-se para Engenharia, os três Sangheili foram mortos pelo Flood. Uma vez que Vadumee chegou à Engenharia, o ministro revelou-se infectado pelo Flood através de uma tela, enquanto ‘Vadumee foi confrontado com o infectado ‘Kusovai. Ele foi capaz de fazer um ataque mortal em ‘Kusovai infectado, permitindo que o agente infectado o golpeasse ao longo do braço e do rosto, cortando suas mandíbulas esquerdas. Configurando um curso de slipspace em direção ao sol, ‘Vadumee voltou a Glorious Advance e viajou de volta a Seeker of Truth dois minutos antes do salto slipspace.

O único sobrevivente da missão, Rtas revelou a ameaça do Flood e a morte do ministro ao comandante supremo ‘Vadamee quando retornou a flagship. Em resposta, ‘Vadamee invocou a resposta de quarentena de emergência em toda a frota. Após a batalha, Rtas foi liberado do dever da frota e reatribuído para comandar todas as Operações Especiais Covenant em High Charity.

Batalha na Mina de Gás de Threshold

Em 20 de outubro de 2552, Rtas ‘Vadumee foi designado para liderar uma unidade de Operações Especiais em uma missão para caçar Sesa ‘Refumee, líder de uma facção herege, em uma instalação de mineração de gás Forerunner acima do gigante gasoso Threshold. Juntando-se a ele estava o Arbiter recentemente designado, ex-comandante ‘Vadumee. A bordo de um phantom  na maior parte da missão, ele forneceu valiosos reforços e relatórios de inteligência ao Arbiter,  enquanto este progredia através das instalações. À medida que o Arbiter perseguia ‘Refumee em um Banshee, ‘Vadumee tinha seu Phantom ajudando o Arbiter a eliminar as posições de armas inimigas e Banshees. Depois de rastrear o líder herege em uma plataforma dentro da mina de gás, o Arbiter eliminou todos os hereges nas proximidades. ‘Vadumee e suas forças juntaram-se a Arbiter em sua busca a pé na plataforma.

Entrando no interior da mina de gás, Rtas sentiu o “mau cheiro” do flood – lembrando do “perfume” de sua missão na Infinite Succor. A equipe testemunhou Formas de Combate lutando contra os hereges Sangheilis enquanto atravessavam a instalação. Depois de conversar brevemente com uma representação holográfica de ‘Refumee, Pod Infectors atacaram o grupo. ‘Vadumee ordenou ao Arbiter e vários Operações Especiais Sangheilis para continuarem pela frente, enquanto aguardava reforços. À medida que a mina de gás estava engolfada por uma tempestade que ardia a atmosfera de Threshold, ‘Vadamee encontrou ‘Refumee, mas o líder herege conseguiu se trancar atrás de uma barreira de energia inquebrável. ‘Vadumee e suas forças se reagruparam com o Arbiter, e este revelou suas intenções de cortar o cabo que suportava a mina de gás. O Comandante concordou, emprestando ao Arbiter sua espada de energia para a tarefa. Deixando a Arbiter fazer seu trabalho, ‘Vadumee e suas forças restantes foram evacuadas em um Phantom. Depois que o Arbiter conseguiu matar ‘Refumee e obter 343 Guilty Spark, Tartarus recolheu os dois e todas as forças Covenant deixaram o sistema.

Procurando o Ícone Sagrado

Rtas estava a bordo de High Charity quando partiu para a recém-descoberta Instalação 05, para ajudar o High Prophet of Regret. Durante a batalha na instalação, ‘Vadumee enviou um grande grupo de naves Phantom carregadas com reforços para parar John-117 antes que ele pudesse assassinar o Hierarca. No entanto, esses dropships foram cancelados pelo High Prophet of Truth. De volta à High Charity, os Jiralhanae receberam o comando de substituir os Guardas de Honra Sangheili na Guarda de Honra Covenant pelos Hierarcas, supostamente devido ao fato de que o “Demônio” havia assassinado com sucesso o Prophet of Regret e nenhum dos Sangheili da Guarda de Honra protegendo o High Prophet foi capaz de detê-lo. Por sua posição, Rtas expressou seu desdém ao High Prophet of Truth e ao High Prophet of Mercy, assombrado por essa mudança radical na tradição e nos costumes, observando também sua crença de que Regret poderia ter sido salvo se Truth não tivesse interrompido sua tentativa de reforçar o Prophet. No entanto, o Prophet of Truth rejeitou suas queixas e enviou Rtas ‘Vadumee e seus dois Sangheili para informar o High Council Sangheili de sua decisão.

Logo após a mudança da guarda, Rtas esteve envolvido na operação contra o Flood e os UNSC marines, prestando auxílio ao Arbiter enquanto buscava o Ícone Sagrado dentro da Zona de Quarentena na Instalação 05. Rtas pousou dentro da Zona de Quarentena em um pod de inserção orbital, mas foi separado do seu esquadrão durante a queda. Ele manteve o campo Covenant ao pé da Parede Sentinela sozinho, até que seu esquadrão e o Arbiter se juntaram a ele. Os Sangheili trabalharam juntos para manter o acampamento contra o Flood até que um Phantom entregasse reforços. Depois, Rtas partiu em um Phantom para comandar o assalto Sangheili em direção à Library. ‘Vadumee enviou um esquadrão de seus guerreiros mais experientes para ajudar o Arbiter. Mais tarde, ele se juntou ao Arbiter em um Type-46 Spectre e ajudou-o a atravessar uma barricada Flood para acessar uma das gôndolas Forerunner, que eram a única maneira de entrar na Library. Rtas ficou para trás para impedir o Flood, enquanto o Arbiter tomou a segunda gôndola para chegar ao Ícone Sagrado.

O Grande Cisma

Diretamente após o Ícone Sagrado ter sido recuperado em 3 de novembro de 2552, os Hierarcas ordenaram ao Jiralhanae que executasse todos os Sangheili, começando o Grande Cisma e a fragmentação do império Covenant. Depois de entender a verdade dos anéis do Halo, ‘Vadumee mudou seu nome para Rtas ‘Vadum, deixando cair o sufixo “ee”, representando sua separação do Covenant junto com a maioria de sua espécie. Comandando um Wraith, Rtas avistou um Walker Scarab Type-47A fora de um acampamento Jiralhanae. Fazendo o seu caminho ao longo da costa, Rtas surpreendeu com o Arbiter, desta vez em busca do Ícone Sagrado antes que Tartarus pudesse usá-lo para ativar a Instalação 05. Do Arbiter, ele soube do assassinato dos Conselheiros Sangheili e a verdadeira extensão da traição dos Jiralhanaes e dos Prophets. Os dois Sangheilis foram interrompidos pela chegada do Phantom de Tartatrus e suas escoltas, enquanto eles dirigiam-se para a sala de controle da instalação. Desejando vingar seus irmãos caídos, ‘Vadum e o Arbiter os atacaram de surpresa e se encontraram com um esquadrão de Mgalekgolo e outros Sangheili.

Lá, o Rtas ‘Vadum novamente se separou do Arbiter, para evitar que qualquer reforço Jiralhanae atacasse a retaguarda de Arbiter e não estava presente quando o último escoltou o Sargento Major Avery Johnson para a sala de controle; mais cedo, ele havia anunciado sua intenção de retomar uma Covenant CCS-Class Battlecruiser que estava a uma distância razoável da área de batalha, e pode-se supor que ele tentou fazê-lo. Enquanto o Arbiter lutou para matar Tartarus e impedir o disparo da Instalação 05, ‘Vadum liderou uma força de ataque que assumiu o controle do  CAS-Class Assault Carrier Shadow of Intent, que antes era comandado por Brutes. Após a morte de Tartarus, Rtas ‘Vadum enviou uma mensagem a todos os canais controlados por Sangheili para informá-los de que Tartarus foi morto pelo Arbiter e a ativação da Instalação 05 foi interrompida, mas a batalha no Halo continuou. A nave de abastecimento Journey’s Sustenance foi uma das embarcações a receber a mensagem.

Batalha da Terra

Pouco depois, Rtas assumiu o controle da Fleet of Retribution e tornou-se um dos indivíduos de maior ranking ao lado do Arbiter Thel ‘Vadam, liderando os Sangheilis. ‘Vadum foi um dos principais negociadores que trabalharam para discutir a aliança de seu grupo com o Unified Earth Government e a UNSC. Durante a anterior Batalha da Terra, ‘Vadum assumiu o papel de capitão da nave na Fleet of Retribution. Ele tomou o comando da quarentena da Instalação 05 e High Charity, e provavelmente foi instrumento na destruição da frota Covenant ainda acima do Halo. No entanto, um único cruzador infectado com Flood, o Indulgence of Conviction, atravessou a quarentena e dirigiu-se ao sistema Sol, com a frota Sangheili em perseguição. Ao encontrar sua localização, ele entrou em contato com o Arbiter. Ele foi à Terra com a ajuda dos humanos e desdobrou as forças Sangheili para a localização do Arbiter e John-117. Em última análise, ele foi forçado a vitrificar uma grande região de Voi para destruir a infestação Flood. Mais tarde, ele se encontrou com o Arbiter, John-117, 343 Guilty Spark, o Almirante da Frota Lord Terrence Hood e a Comandante Miranda Keyes, na ponte da Shadow of Intent. Guilty Spark conseguiu reparar o dispositivo de armazenamento que supostamente continha a AI humana Cortana. No entanto, depois que o monitor reparou o dispositivo, apenas uma mensagem foi tocada. Cortana revelou na mensagem que a chave para parar o Covenant e o Flood estava do outro lado do portal slipspace aberto recentemente. Enquanto Hood permaneceu na Terra com o resto da Frota Local da UNSC, ‘Vadum liderou a Fleet of Retribution através do portal.

Batalha da Instalação 00

Rtas e sua frota passaram pelo portal slipspace para liderar a Batalha da Instalação 00 no espaço, unindo forças com as da Commander Keyes e 2 Charon-Class Light Ffrigates da Sétima Frota da UNSC Navy para destruir uma frota muito maior de Truth. Ao sair do slipspace acima da Instalação 00, ‘Vadum e sua frota batalharam com as forças de Truth, apesar dos inimigos estarem em número de três para um. Enquanto as naves de Keyes forneceram reforços e eliminaram Seraphs do Covenant, a frota de ‘Vadum engajou os CCS-Class Battlecruisers. Após a devastação da frota de Truth e depois de descobrir que Truth estava localizado na superfície da Ark, ‘Vadum liderou o assalto às torres barreiras através da Shadow of Intent, bombardeando o escudo com torpedos de plasma. Depois que a barreira foi desativada, ‘Vadum moveu a nave sobre a Cidadela e preparou-se para destruí-la, mas foi derrubado por High Charity, infestada pelo Flood, que apareceu fora do slipspace. A nave de ‘Vadum estava incapacitada e seus sistemas de armas estavam desativados, deixando a tarefa de matar a Truth com o Arbiter Thel ‘Vadam e John-117. Após a morte de Truth nas mãos do Arbiter, ‘Vadum reuniu todos os humanos sobreviventes e as forças Sangheili na nave e voltou para a Terra através do portal, deixando relutantemente o Arbiter ao lado de John-117, Guilty Spark e Sargento Johnson.

Pós Guerra Covenant

Após a Guerra Humano-Covenant, em 2553, Rtas e Thel foram convidados por Lord Hood para uma missão diplomática para assistir a uma cerimônia no Memorial de Voi, uma homenagem a UNSC e às Swords of Sanghelios que deram suas vidas durante a grande guerra. Partindo da Shadow of Intent, ele permaneceu na nave observando o discurso de Lord Hood enquanto Thel fez sua presença em terra. Pouco depois do memorial, ele deu ao Arbiter o comando da nave e afirmou que gostaria de ver Sanghelios para saber se estava seguro. O Assault Carrier partiu para o seu mundo natal. Após anos de constantes combates, ‘Vadum começou a se cansar da batalha e considerou tirar uma pausa. Independentemente disso, ele continuou a servir como comandante para as emergentes Swords of Sanghelios.

Vários meses após a guerra, Shadow of Intent investigou um chamado de socorro da colônia fronteiriça de Rahnelo. Ao chegar ao planeta, ‘Vadum, o Blademaster Vul ‘Soran e vários outros soldados viajaram para a superfície do planeta. Os Sangheili logo descobriram que Rahnelo foi atacado pelo CRS-Class Light Cruiser Spear of Light, comandado por um Prelado San’Shyuum que sobreviveu à Guerra Covenant – Tem’Bhetek, que, sem o conhecimento de ‘Vadum, culpou o capitão da nave pela morte de sua família em High Charity pois tinha sido ‘Vadum que vitrificou a cidade em um esforço para colocar em quarentena o Flood. O residente de Rahnelo, Tul ‘Juran, que procurava resgatar seu pai e os irmãos do Prelado, pediu a ‘Vadum passagem a bordo do seu transportador e alistamento dentro de sua equipe. Apesar das objeções de Soran sobre seu gênero, Vadum concordou com o pedido de Juran e o Sangheili retornou à Shadow of Intent e partiu para Rahnelo.

Quando o Prelado atacou Duraan, a Shadow of Intent viajou para a colônia depois de receber sua chamada de socorro. Após a chegada do carrier, Spear of Light começou a atacar os maiores assentamentos do planeta. Em resposta, a Shadow of Intent moveu-se para engajar o cruzador, mesmo que o escudo de energia das duas naves estivesse esgotado por tempestades emitidas pela estrela instável de Duraan. Quando o carrier se moveu para destruir o cruzador menor, a Spear of Light se moveu ao lado da Shadow of Intent e o Prelado fez toda a equipe do cruzador abandoar a nave. Usando capsulas de fuga, Tem e seu Jiralhanae abordaram a Shadow of Intent e procuraram assumir o controle do transportador. Como ‘Vadum percebeu o plano do Prelado, ele ordenou que a equipe do Cruzador se preparasse para o combate. ‘Vadum e’ Soran se moveram para ajudar a eliminar os invasores. Quando chegaram ao elevador de gravidade principal da nave, eles encontraram Tem e vários de seus Jiralhanae, com ‘Juran, Unggoys e vários Rangers Sangheili chegando atrás dos inimigos. Enquanto Tem e ‘Juran duelavam, os outros eliminaram o Jiralhanae. Quando o Prelado quase conseguiu matar ‘Juran, ‘Vadum bloqueou o ataque e desafiou Tem em um duelo. Embora ele tenha sido ferido, ‘Vadum ganhou vantagem e, com a maior parte de seu Jiralhanae já morto, Tem tentou fugir da luta. No entanto, quando ele tentou escapar, ele foi nocauteado por Stolt e ‘Soran.

Depois que o restante Jiralhanae foi eliminado, ‘Vadum interrogou o Prelado e soube de sua aliança com o Ministro da Preparação. Depois que o Prelado expressou seu ódio por ele, ‘Vadum respondeu que ele só vitrificou High Charity para reprimir a ameaça Flood e teria salvado a família de Tem caso tivesse a oportunidade. ‘Vadum também revelou que a família de Tem estava quase certamente viva quando o Ministro da Preparação convencera o Prelado a fugir da batalha afirmando que sua família já estava morta. Enquanto Tem contemplava a possível traição, Vadum analisou as bases de dados da Spear of Light e descobriu a base de operações do ministro. Falando com Stolt e ‘Soran, eles decidiram liderar uma pequena equipe para se aventurar na localização do ministro, apesar do risco de ser uma armadilha. Chegando ao local, as equipes selecionadas – que também incluíam ‘Juran, e Tem como refém, eles viajaram para uma instalação Forerunner através de Phantoms. De repente, a instalação lançou um pulso que feriu muitos Sangheili, incluindo ‘Soran. Na confusão resultante, o Prelado escapou de suas algemas e usou seus propulsores para fugir para a instalação; ‘Vadum e ‘Juran perseguiram o San’Shyuum. Quando os dois Sangheili chegaram à instalação, Tem acabou por ser traído pelo Ministro da Preparação, que foi atacado por um grupo de Yanme’e. Enquanto o ferido Tem escapara da luta, ‘Juran desabilitou os escudos de energia do ministro e’ Vadum o feriu mortalmente. O ministro fugiu da batalha e tentou ativar um protótipo de Halo localizado na instalação para matar todos os seus ocupantes. Depois que ‘Vadum e’ Juran eliminaram a maior parte dos Yanme’es, eles encontraram Tem, que resolveu se sacrificar para destruir a instalação, detonando uma mochila de granadas de plasma no centro de energia da instalação. Agradecendo ao Prelado, os dois Sangheili fugiram da instalação e retornaram a Shadow of Intent e a instalação explodiu pouco depois, matando os que ainda estavam a bordo. Depois, a Shadow of Intent retornou a Duraan, onde os feridos da tripulação foram tratados. ‘Vadum falou com o Arbiter para informá-lo sobre os acontecimentos que aconteceram e convenceram o Arbiter de mudar o protocolo militar das Swords of Sanghelios, para permitir que as mulheres se alistassem com os militares, permitindo que ‘Juran permanecesse um membro permanente de sua equipe. Embora o Arbiter sugerisse a ‘Vadum para que ele descansasse, ‘Vadum resolveu procurar o San’Shyuum sobrevivente pela Galaxia, tendo encontrado dentro dos bancos de dados da Spear of Light que possivelmente milhares de San’Shyuum sobreviveram à queda de High Charity.

Em março de 2558, Rtas ‘Vadum – junto com todas as outras autoridades administrativas e militares do Sangheili – foi designado como alvo prioritário pelo Office of Naval Intelligence. Em algum ponto entre 6 de maio e 1 de junho de 2557, a Shadow of Intent esteve envolvida em uma operação contra piratas em uma Zona de Ocupação Conjunta. Por volta de março de 2558, ocorreu um incidente no qual três ONI Prowlers que seguiram a Shadow of Intent foram destruídos em circunstâncias pouco claras.

Personalidade e Traços

Rtas ‘Vadum é muito ligado e é conhecido por ser um tático rápido, inteligente e engenhoso e um lutador incomparável, especialmente com uma espada de energia, e é um excelente líder. Ele também é um bom tomador de decisões e escolhe arriscar vidas com muito cuidado. Muito parecido com o amigo Thel ‘Vadam, Rtas é capaz de pensar fora da caixa e não adere rigidamente ao código de honra do Sangheili quando não o beneficia. Ele expressa grande cuidado para seus soldados, até mesmo com Unggoys. Durante a Batalha da Instalação 04, Rtas mostrou esse grande cuidado para com todos os soldados sob seu comando, até mesmo alertando os Unggoys para se esconderem atrás dos Sangheilis quando situações perigosas apareceram. Essa preocupação com a casta inferior é particularmente atípica para os Sangheili. Com o tempo, Rtas começou a ter respeito por certos humanos, especialmente John-117. ‘Vadum é um dos dois únicos conhecidos Sangheili a chamar John-117 “Spartan” em vez de “Demônio”, o outro sendo Thel’ Vadam. Ele estava ansioso para vingar-se dos Prophets San’Shyuum e Jiralhanae que traíram o Sangheili durante o Grande Cisma.

Rtas já serviu como subordinado de alto escalão a Thel ‘Vadam, durante a carreira deste último como Comandante Supremo da Fleet of Particular Justice. No entanto, ‘Vadum perdeu sua estima no ex-comandante supremo depois deste não ter salvaguardado a Instalação 04. A grande confiança e respeito de Rtas por Thel ‘Vadam foi recuperada após os eventos da missão na mina de gás Threshold. Sua confiança era inabalável durante a Mudança da Guarda, apesar do fato de que Thel – como o atual Arbiter- respondia apenas aos Prophets. Mais tarde, durante o Grande Cisma, Rtas e Thel tornaram-se os catalisadores que uniram o Sangheili contra os Prophets e os Jiralhanae. Ele reconheceu o “conselho” de Thel o suficiente para se convencer de que os humanos eram aliados dignos.

Após sua chegada à Terra, ‘Vadum ficou mais calmo, possivelmente porque ele passou menos tempo lutando no solo e mais tempo comandando naves. Embora ele tenha prometido muito respeito pelos humanos, ‘Vadum ainda estava disposto a discutir com o Almirante Hood da Frota sobre questões relacionadas com as ameaças do Covenant e do Flood, como mostrado quando ele revelou que planejava originalmente envidraçar a Terra inteira depois que a nave infectada por Flood caiu em Voi. No entanto, isso não foi por causa do ódio geral que ‘Vadumjá teve pelos humanos, mas para proteger o resto da galáxia da infecção, pois ele não queria apostar que mesmo um esporo poderia sobreviver ao glassing parcial, e provavelmente teria considerado como digna a morte de todos no planeta com a dignidade que tinham morrido ao invés de serem usados como ferramentas pelo Gravemind. Sua experiência na Infinite Succor deu-lhe uma visão única da natureza aterrorizante do Flood e ele toma qualquer ameaça de infecção muito a sério.

Após o fim da guerra Humano-Covenant, ‘Vadum tornou-se mais tolerante e suave. Seu ódio ao Jiralhanae e ao San’Shyuum diminuiu significativamente à medida que se cansara da guerra. Após a emboscada em Duraan e a batalha da instalação do protótipo Halo, ele não possuía qualquer preconceito contra o San’Shyuum como uma espécie e, em vez disso, buscava retribuição apenas contra aqueles que traíram ativamente o Sangheili, achando que era importante distinguir inocente de culpado.

Aparencia Física

Como a maioria dos Sangheili, ‘Vadum tinha olhos laranja. Ele tem imponente 2,16 metros de altura e pesa cerca de 147 quilos. Talvez a característica mais memorável de sua aparência é que ele perdeu suas duas mandíbulas esquerdas, já que foram cortadas em uma luta com um Bero ‘Kusovai infectado pelo Flood, seu segundo no comando, durante a Batalha de Instalação 04. Como tal, ele é comumente chamado de “Half-Jaw”. Rtas ‘Vadum usava armadura branca durante os últimos anos da Guerra Humano-Covenant. Durante seu serviço com o Covenant, ele vestiu armadura de combate padrão que foi usada por Comandantes de Operações Especiais. Após o alvorecer do Grande Cisma, ele começou a usar a variante do Assault Harness com alças de ombro visivelmente maiores, com um capacete de combate.

Curiosidades

  • Rtas ‘Vadum foi dublado por Robert Davi em Halo 2 e Halo 3.
  • “Vadum” é em latim para “raso” ou “cardume”.
  • É um hábito notável de Rtas em Halo 2 iniciar uma ajuda ao Arbiter, mas de repente deixar para atender a outros assuntos, geralmente antes da parte mais difícil da missão. Essa tendência é notada por Tartarus, que se refere a ele como um covarde. É mais provável que equilibre o jogo, já que Rtas ‘Vadum, um personagem “crítico”, é invencível.
  • Ele é um dos poucos personagens a propor uma troca no jogo, dizendo ao Arbiter: “Pegue minha lâmina, duvido que o cabo possa suportar sua mordida”. Os únicos outros é uma Marine em Metropolis, que oferece ao Chief uma espingarda, e um Elite Major na Great Journey, que diz: “Pegue meu Banshee, Arbiter”.
  • Rtas é o único Sangheili que apresenta a falha no olho quando usa camuflagem ativa; seus olhos verdes ainda são visíveis mesmo que seu corpo não esteja. Só é visto no nível intitulado “The Oracle”.
  • Há uma falha interessante no Halo 2 que permite ao jogador fazer ‘Vadum voar através do ar, sendo atacado por Pod Infectors.

Aparições

  • Halo: The Flood
    Adjunct (apenas mencionado).
  • Halo 2 (Primeira aparição).
  • Halo Graphic Novel
    The Last Voyage of the Infinite Succor.
  • Halo 3.
  • Halo: Broken Circle (Somente mencionado).
  • Halo 2: Anniversary.
  • Halo: Hunters in the Dark (menção indireta).
  • Halo: Shadow of Intent.
  • Halo Mythos.

Notas

Os olhos de ‘Vadum são verdes em Halo 2 e no jogo em Halo 2: Anniversary, mas todos os outros meios (incluindo cutscenes Halo 2: Anniversary) retratam seus olhos como laranja.

Ficha Técnica

  • Planeta de Origem: Sanghelios.
  • Data de Nascimento: 21 de setembro de 2487
  • Espécie: Sangheili
  • Gênero: Masculino
  • Altura: 241,3 centímetros (7 pés 11,0 pol.)
  • Peso: 146,5 quilos (323 lb)
  • Cor dos Olhos: Laranja
  • Afiliação: Covenant (anteriormente), Espadas de Sanghelios (Swords of Sanghelios)
  • Classificação: Comandante de Operações Especiais (anteriormente), Fleet Master of the Fleet of Retribution, Shipmaster of the Shadow of Intent
  • Informação Notável: Teve um papel fundamental durante os últimos meses da Guerra Humano-Covenant / Principal negociador da paz entre Sangheili e os Humanos.

Fonte

Halopedia

 



Comentários