O sargento major Nolan Byrne (número de serviço 48780-19114-NB) era um UNSC Marine e um possível SPARTAN-I. Ele participou da Operação: TREBUCHET com Avery J. Johnson, até que ele foi gravemente ferido por uma bomba insurrecionista. Byrne foi então reatribuído ao planeta Harvest para treinar a milícia local com Johnson.
Byrne nasceu na Irlanda, na Terra em algum ponto do século XXI. Embora sua vida antes de seu envolvimento na insurreição seja amplamente desconhecido, sabe-se que ele estava familiarizado com Avery Johnson antes de trabalhar com ele na Operação: TREBUCHET.
Durante a insurreição, o então sargento-chefe Byrne participou da Operação: TREBUCHET, em 2524, liderando o Bravo Squad, de um pelotão de NAVSPECWAR, junto ao sargento Avery J. Johnson. Seus esquadrões usaram Hornets para realizar ataques aéreos a múltiplos alvos em esforços para eliminar as fábricas de produção de bombas Rebeldes. No entanto, quando um rebelde (armado com uma bomba) foi encurralado no restaurante Jim Dandy, Byrne disse a Johnson para disparar o rifle M99 Stanchion Gauss em um insurrecionalista segurando uma criança refém. Johnson não efetuou um tiro claro contra o rebelde, o que levou o pai do menino a enfrentar a rebelde, que então detonou seus explosivos, destruindo o restaurante Jim Dandy e matando a maioria dos marines no esquadrão de Byrne, além de trinta e oito civis.
Depois de se recuperar de seus ferimentos, Byrne foi reatribuído, juntamente com Johnson, para treinar a Milícia Colonial de Harvest. Ele sentiu grande ressentimento com a hesitação de Johnson em Tribute, e tomou uma briga com ele assim que ele chegou em Harvest. Byrne quase teria matado Johnson se o capitão Ponder não tivesse intervindo. Sua missão atual era criar uma unidade secreta anti-insurgente, conforme revelado pelo oficial da ONI, o tenente Cdr. al-Cygni, e estabelecer uma emboscada sobre as forças insurgentes suspeitas dos desaparecimentos dos DCS Freighters em torno de Harvest. No entanto, ele e Johnson lutaram contra quatro Jackals na primeira batalha entre a UNSC e o Covenant, a bordo do cargueiro humano chamado This End Up, e eles derrotaram os alienígenas com sucesso. Byrne e Johnson (com o resto da milícia de Harvest) também estiveram presentes nas negociações iniciais entre os Jiralhanaes e os Humanos. Eles também lutaram contra Tartarus, Maccabeus e vários Grunts; um soldado da milícia foi despedaçado por um Grunt, que provocou o tiroteio. À medida que o conflito se aqueceu, Byrne continuou a defender o planeta dos hostis Covenants e ele recebeu múltiplas lesões no conflito. Ele conseguiu sobreviver da batalha e foi evacuado com Johnson, Jilan al-Cygni e o resto da Milícia Colonial em um pod de Tiara.
Byrne, neste momento, um sargento major, foi morto em ação durante a Batalha da Terra, em 17 de novembro de 2552.