Superintendente

Rodrigo R. da Silva, 3 de abril de 2018

Este Superintendente (AI Serial Number: NM / EAP / 98458930-1244) é uma inteligência artificial de classe superintendente “dumb” de segunda geração encarregada de garantir que a infra-estrutura da cidade de New Mombasa corra bem. Foi uma das seis AIs Superintendente semelhantes na Terra.

Também foi aparentemente usado pela NMPD para observar as pessoas e gravar suas conversas através de suas câmeras e outros equipamentos. O data center do Superintendente estava localizado bem abaixo da cidade, com seu núcleo principal residindo sob um eixo conectado ao ONI Alpha Site na superfície.

O superintendente tinha uma sub-rotina chamada Vergil, originalmente criada pelo Dr. Daniel Endesha para cuidar de sua filha, Sadie Endesha.

Biografia

Pouco antes de a Terra ser atacada pelo Covenant, o Superintendente estava realizando uma varredura sísmica de rotina quando detectou uma anomalia sísmica, o que tornaria os dados do Superintendente sobre a anomalia um alvo prioritário para as forças do Covenant Jiralhanae e o esquadrão ODST da Capitão Veronica Dare. Durante a invasão Covenant em 20 de outubro de 2552, o Superintendente declarou uma “emergência metropolitana” na cidade de New Mombasa.

Logo após a invasão Covenant, um Huragok deserdado conhecido como Quick to Adjust entrou no data center do Superintendente. Impulsionado por seu fascínio inato por todas as máquinas, começou a reparar o núcleo de dados do superintendente, que havia sido danificado no ataque. Logo, um relatório de corrupção de dados foi recebido por um oficial de comunicações a bordo do prowler UNSC Tokyo Rules. O oficial contatou a AI, pedindo que colocasse Kinsler na linha, mas esta não cumpriu. O Superintendente foi então convidado a fazer o upload de seus registros nas últimas vinte e quatro horas, para os quais a AI apenas respondeu repetindo a frase “KEEP IT CLEAN”. O oficial da COMM então disse à AI que enviaria uma equipe para recuperar os dados do constructo e ordenou ao Superintendente que redirecionasse todo o tráfego de comunicação através dela. O Superintendente respondeu apenas com suas frases pré-gravadas.

Algum tempo depois, a Solemn Penance iniciou um salto slipspace sobre a cidade, resultando em uma onda de choque que causou severos danos, bem como parcialmente desativando o Superintendente. Foi quando a capitão Dare foi despachada em uma missão secreta com uma equipe de ODSTs, que envolvia a recuperação do Superintendente – embora seu esquadrão não tivesse conhecimento desse objetivo. Com os soldados espalhados pela cidade pela onda de choque do slipspace, Dare foi separada dos ODSTs e se escondeu em um prédio próximo, onde ela tentou encontrar uma maneira de manter a IA sozinha em segurança.

Mais tarde, naquele mesmo dia, o Superintendente ajudou tanto as forças de UNSC Marines e da NMPD remanescentes na cidade a lutar contra a recém-chegada força de ocupação Covenant. Na noite seguinte, o constructo ajudou o ODST conhecido como “Rookie” a fugir das patrulhas dos Covenant nos escombros da cidade, dando-lhe acesso a um mapa da cidade, bem como ativando luzes e sinais; levando-o à segurança.

Finalmente, Rookie, junto com a Capitão Dare, conseguiu chegar ao centro de dados, onde descobriu Quick to Adjust, que transferiu os dados da sub-rotina Vergil do Superintendente para si. Quick, agora, essencialmente, transportando as memórias e a personalidade de Vergil, e como efeito o próprio Superintendente, foi desconectado do núcleo. Com todos os dados transferidos, o núcleo do computador do Superintendente foi imediatamente desligado.

Gameplay

O Superintendente serve como um guia para Rookie durante a campanha, de uma maneira semelhante à maneira como Cortana guiou Master Chief. No entanto, o Superintendente é bastante limitado em termos de comunicação, apenas capaz de interagir com Rookie manipulando sinais eletrônicos municipais (por exemplo, acendendo uma placa para ler ‘keep right’ para guiar Rookie naquela direção) e falando através de um sinal, com um número de frases pré-gravadas. Por exemplo, em vez de pedir diretamente ao esquadrão que não destrua uma ponte cara, ele só pode usar a frase genérica “respeitar a propriedade pública”. O Superintendente também podia não estar totalmente operacional devido à ruptura slipspace, conforme indicado por Buck em Desperate Measures ViDoc. Mais provavelmente, suas limitações são o resultado dele ser uma IA “dumb” de muito baixo grau, cujas capacidades empalidecem em comparação com suas contrapartes “smart” mais avançadas.

O Superintendente também pode ajudar Rookie a encontrar arquivos de áudio: ele aumenta e diminui os bloqueios de tráfego, pisca sirenes da polícia, toca telefones, manipula sinais eletrônicos e cospe moedas em um caixa eletrônico. Também faz com que o VISR do soldado produza sons semelhantes a bipes quando eles estão perto de um registro de áudio. Quanto mais próximo o jogador fica, mais rápido, mais longo ou mais frequente é emitido. O Superintendente também ajuda Rookie, concedendo-lhe acesso a um mapa da cidade e destacando áreas de interesse, principalmente peças de equipamento (“beacons”) deixadas por seus companheiros de esquadrão. Quando inspecionados, esses “beacons” dispararão missões de flashback, representando Rookie assistindo a filmagens gravadas, que revelam o que aconteceu com os outros membros do esquadrão, um de cada vez.

Talvez como resultado da perseguição de Sadie Endesha por Kinsler, o superintendente está visivelmente relutante em cooperar com o pessoal do departamento de polícia local, às vezes às custas da eficácia militar. Durante o nível ONI Alpha Site, um oficial tenta fazer com que a AI lhe conceda acesso para detonar as cargas de demolição colocadas por Dutch e Mickey para impedir o Covenant o fácil acesso ao Alpha Site, porém a IA se nega, concedendo apenas acesso a Dutch quando ele se aproxima do keypad. Outro oficial, preso nos túneis do núcleo de dados do Superintendente, foi negado repetidamente o acesso até que Rookie se aproximasse e recebesse acesso. No último caso, o Superintendente tinha uma razão legítima para suspeitar – o oficial estava checando que o Dr. Endesha estava morto, e atacou Rookie para impedir qualquer testemunha do assassinato de Endesha sobrevivesse.

No teaser “Keep it Clean”, o Superintendente vê a queda do pod de Rookie. Depois que Rookie sai da sua cápsula, o Superintendente mostra sinais de rua holográficos, apontando o Rookie para a segurança.

Curiosidades

  • Enquanto o Superintendente está reiniciando durante o vídeo “Keep It Clean”, as palavras “Maddie, onde você está?” aparecem por uma fração de segundo, embora durante a História de Sadie possa ser visto como “Sadie, onde você está?”. Acredita-se que a mudança de nome deveu-se a infelizes semelhanças com Madeleine McCann, uma menina que desapareceu sem deixar vestígios em 2007 enquanto estava de férias com a sua família em Portugal.
  • O Superintendente tem oito expressões faciais: Neutra, Irritada, Triste, Entediada, Confusa, Feliz, Dormindo e Desligada.
  • As câmeras de segurança do Superintendente são muito parecidas com as de HAL 9000, o infame computador de 2001: Uma Odisséia no Espaço. Ambas as câmeras são painéis retangulares verticais com um “olho” redondo no centro inferior, embora o olho de HAL seja vermelho, enquanto o da Superintendente é azul.
  • O nome do Superintendente é derivado de sua classe de IA, classe Superintendente. Durante o jogo, é muitas vezes referido como “Super”.

Aparições

  • Halo 3: ODST (primeira aparição)
    Sadie’s Story
  • Halo: Reach
  • Halo 2: Anniversary
  • Halo: New Blood (apenas mencionado)
  • Halo Mythos (apenas mencionado)

Ficha Técnica

  • Início de Serviço: 19 de dezembro de 2512
  • Serviço Final: 21 de outubro de 2552
  • Afiliação: Cidade de New Mombasa, Quênia United Nations Space Command
  • Funcionalidade: Monitoramento de New Mombasa, Infraestrutura Urbana

Fonte

Halopedia

 



Comentários