Kat-B320

Rodrigo R. da Silva, 12 de abril de 2018

Tenente-Comandante Catherine-B320, comumente conhecida como Kat, era uma Commando SPARTAN-III do UNSC Naval Special Warfare Command, ligada ao Special Warfare Group Three do UNSC Army. Ela lutou com o NOBLE Team como Noble Dois durante a Queda de Reach, em 2552.

Biografia

Infância e Início da Carreira

Kat nasceu em Monastir, New Harmony em 2530. Seu pai foi morto em ação em Harvest e sua mãe morreu de câncer em 2536, então ela foi criada por sua avó, uma aposentada General do Exército; este fato fez dela recrutamento para o programa SPARTAN-III politicamente inconveniente. No entanto, quando a avó de Kat foi morta durante a queda de New Harmony, a ONI aproveitou a oportunidade para induzir Kat como parte da Beta Company. Por causa de sua habilidade e potencial, ela foi marcada para uma designação especial logo após seus aumentos, e acabou sendo retirada da população geral da Companhia Beta por Kurt Ambrose e Franklin Mendez depois da Operação: CARTWHEEL, não muito antes da desastrosa Operação: TORPEDO ter iniciado. Mais tarde ela foi designada para o Noble Team quando a equipe foi formada.

Carreira Posterior

Em 22 de abril de 2552, Kat organizou uma operação para destruir um CCS-Class Battlecruiser, mantendo posição acima de uma cidade em Fumirole. A operação foi bem sucedida, mas ao custo de Thom-A293. A operação também custou a Kat seu braço direito, que foi substituído por uma prótese robótica. Kat claramente não tem nenhum problema em trabalhar com o braço, que ela move tão naturalmente quanto o seu verdadeiro, mesmo continuando a segurar sua pistola M6G em sua mão direita dominante. Ambos, Carter-A259 e Kat, assumiram a responsabilidade pela morte de Thom, incapazes de admitirem que a morte do SPARTAN foi de sua própria culpa e sacrifício. Thom foi substituído no Noble Team pelo SPARTAN-B312 alguns meses depois, pouco antes da Queda de Reach.

Em algum momento de sua carreira, Kat desenvolveu um sistema de desvio para os limitadores de segurança da armadura MJOLNIR em seus atuadores e “músculos”, permitindo uma explosão de desempenho superior à custa dos sistemas de refrigeração do traje, levando ao superaquecimento.

Queda de Reach

Os SPARTANs do Noble Team participam de uma operação para investigar um apagão de comunicações no Relay de Visegrád, uma missão que levou ao primeiro confronto com as forças do Covenant no planeta. Na operação, Kat recuperou um módulo de dados contendo a “descoberta latchkey” de Laszlo Sorvad no console do Relay, e fez uma descoberta infeliz; o Covenant mobilizou com sucesso suas forças em Reach. A descoberta levou a equipe à SWORD Base, atualmente sob cerco pelas forças Covenant e sua Corveta. Kat e Noble Six atacaram as forças Covenant a pé e repeliram-as do local e da base aérea. A equipe foi interrogada pela Dra. Catherine Halsey após o ataque, e Kat devolveu o módulo contendo os dados de Sorvad.

A inteligência reunida da missão de reconhecimento de Noble Six e Jun-A266 levou a um ataque em grande escala da UNSC a um local ocupado pelo Covenant. Kat e Noble Six engajaram as forças do Covenant no solo, enquanto outros membros do Noble Team forneceram apoio aéreo. O Noble Six auxiliou Kat em reconhecimento do local ocupado pelo Covenant, destruindo múltiplas defesas aéreas e revelando uma grande instalação do Covenant, codinome Spire One.

A destruição da UNSC Grafton por um Covenant CSO-Class Supercarrier, o Long Night of Solace, após a Batalha em Szurdok Ridge, levou Carter e Kat a reavaliarem a situação. Reconhecendo a presença do Supercarrier como uma grande ameaça, Kat sugeriu ao Noble Team que reconfigurasse um mecanismo slipspace em uma bomba de slipspace improvisada, o que destruiria o Supercarrier imediatamente. Carter, juntamente com Kat, Jorge-052 e SPARTAN-B312, ajudaram as forças terrestres da UNSC a repelir os invasores Covenant de uma base da UNSC, que abrigava a Linha de Pesquisa/Lançamento do Programa Sabre. O Noble Team foi separado deste ponto, com Jorge e Noble Six participando da Operação: UPPER CUT, enquanto o restante se concentrava em operações no solo.

Em algum momento durante a Queda de Reach, Kat e os demais membros do Noble Team ajudaram a UNSC a repelir o Covenant de centros populacionais civis. Eles se reuniram com o Noble Six durante o Cerco de New Alexandria e ajudaram na neutralização dos bloqueadores Covenant e na evacuação do pessoal da ONI. Logo, o Noble Team foi saudada por seu superior, o coronel Urban Holland, e foi ordenado a destruir a Sword Base. A equipe foi forçada a entrar em um bunker de anti-radiação para se proteger do glassing do Covenant em New Alexandria. Quando a Noble Team saiu do elevador e correu em direção ao bunker, um Sangheili Field Marshal em um Phantom disparou em Kat na cabeça com um needle rifle, matando-a instantaneamente. Quando os membros sobreviventes do Noble Team foram extraídos em 26 de agosto, Carter levou seu corpo para fora do bunker.

Personalidade e Traços

Kat geralmente exibia uma atitude sarcástica e tinha um senso de humor seco. Ela foi descrita como brilhante, atlética, uma tática inspirada e combatente exemplar. Ela também foi conhecida por suas habilidades como criptoanalista e hacker; supostamente, ainda não havia um sistema que ela não conseguisse decifrar. Segundo o coronel Urban Holland, ela tinha o hábito de ocasionalmente investigar informações secretas mais do que seus superiores gostariam que ela fizesse. Sua capacidade de adquirir e digerir informações tem sido descrita como “sobrenatural”; mais de uma vez, ela foi capaz de ler uma situação, trabalhando com informações que muitos considerariam excessivamente limitadas.

Kat compartilhou um vínculo estreito com o líder do Noble Team, Carter-A259, porque os dois eram os únicos sobreviventes da lista original do Noble Team. Ela atuou como segunda em comando de Carter e foi ferozmente leal a ele e à equipe. Carter valorizou muito sua capacidade tática de entrada e planejamento e ficou particularmente chateado com sua morte. Muito parecido com Carter, Kat culpou-se pela morte de Thom-A293, enquanto era evidente que nenhum dos dois era responsável; de acordo com o Coronel Urban Holland, Thom morreu porque perseguiu um grupo de inimigos sozinho em vez de esperar por apoio.

A morte de Kat pode ser atribuída devido a uma falta fatal de consciência situacional. Como a perda de seu braço direito em uma operação anterior, Kat subestimou a gravidade de sua situação e não conseguiu iniciar o sistema de blindagem de sua armadura. No entanto, outra explicação poderia ser que o excesso de radiação da vitrifcação Covenant próxima reduziu seus escudos, já que ela pode ter sido exposta à radiação por mais tempo do que os outros membros do Noble Team.

Equipamento

Kat usou uma armadura MJOLNIR Mark V com um capacete Air Assault atualizado com um Módulo de Rede de Comando – Aprimorado, que só pode ser usado pelo jogador com uma Up Armor plate, incorretamente chamada de FC-I. Ela usava ombros FJ/PARA em ambos os braços e tinha um utilitário Tactical/Hard Case em sua coxa esquerda. Kat também ostentou uma prótese robótica no lugar do braço direito que ela perdeu durante uma operação anterior.

Curiosidades

  • Kat foi dublada por Alona Tal.
  • A voz de Kat está disponível para uso no modo Firefight de Halo: Reach.
  • Como mostrado em uma nota de produção anterior, Kat foi originalmente planejada para ter nascido em 2529 e ter sido um membro da Alpha Company. Nesta versão da história, ela e Carter foram os últimos membros remanescentes de uma equipe SPARTAN-III conhecida como “Blue Team”, (não confundir com a unidade SPARTAN-II). Isto é aparente na coloração similar de sua armadura no conceito inicial de arte.
  • Durante o jogo, Kat é o único membro da Noble Team além de Noble Six que tem uma arma secundária no coldre.
  • Kat é um dos três únicos Spartan-III conhecidos por estarem sob a Diretriz ONI 930 e listados como MIA.
  • O capacete de Kat está disponível como um prêmio de avatar e é obtido ao ganhar uma medalha de vingador no Matchmaking. A armadura de Kat está disponível para avatares masculinos e femininos, mas falta seu braço cibernético. Um braço protético semelhante ao de Kat está disponível no Armory em três partes diferentes do peitoral, mas nenhuma deles é padrão como o dela.
  • De acordo com o comentário do desenvolvedor do Halo: Reach Legendary Edition, devido a uma falha no início do desenvolvimento do jogo, Kat riu quando o jogador matava um Moa, já que ela estava programada para ocasionalmente rir quando o jogador matava as forças Covenant. Mais tarde, durante o comentário, Lee Wilson brincou que Carter ficou chateado com a morte de Kat, porque “ela era fofa”. Martin O’Donnell responde: “Sabemos que houve alguma relação entre Carter e Kat em algum momento”.
  • Durante o 2010 Penny Arcade Expo, uma cosplayer contratada vestida como Kat foi escoltado pela equipe Bungie, onde ela entretinha muitos dos visitantes dançando. Durante o evento, ela foi representada pela modelo Jordan Konkel.
  • Kat é frequentemente citada pela comunidade como uma péssima condutora de qualquer veículo, principalmente devido a clipes de seus companheiros de equipe ou a remoção de falésias postadas na Internet ou na série Halo: Reach da Rooster Teeth, “Fails of the Weak”. Na realidade, a AI dela não é melhor ou pior que a restante do Noble Team, embora as falhas dela apareçam com mais frequência porque ela acompanha o jogador em busca de mais missões do que qualquer outro membro da sua equipe. Suas pretensas habilidades de direção evoluíram para um status memético, o suficiente para que ela seja até culpada por acidentes de direção em outros jogos fora da série Halo.

Aparições

  • Remember Reach Deliver Hope (Primeira aparição)
  • Halo: Reach
  • Halo 5: Guardians (menção indireta)
  • Halo: Ground Command (apenas mencionada)
  • Halo Mythos

Ficha Técnica

  • Planeta de Origem: Monastir, New Harmony
  • Data de Nascimento: 30 de janeiro de 2530
  • Morte: 23 de agosto de 2552 (22 anos)
  • Espécie: Humano
  • Gênero: Feminino
  • Altura: 205,7 centímetros (6 pés e 9 pol.)
  • Peso: 111,1 kg (245 lb)
  • Cor de Cabelo: Preto
  • Cor dos Olhos: Azuis
  • Afiliação: UNSC Navy (anteriormente) / Naval Special Weapons SPARTAN-III program Beta Company / UNSC Army / Special Warfare Group Three (operacionalmente sob a equipe NOBLE)
  • Classificação: Tenente Comandante
  • Número de Serviço: S-B320

Fonte

Halopedia



Comentários