A série SRS99 (Sniper Rifle System 99 ) é uma série de rifles de precisão semi-automáticos operados a gás produzidos pela Misriah Armory e usados pelas Forças Armadas da UNSC. O rifle é padrão para os franco-atiradores e é configurável de acordo com os requisitos da missão.
Os rifles de precisão da série SRS99, por configuração padrão, são compartimentado para projéteis de 14,5 × 114mm. São projetado no layout convencional: O carregador e o sistema operacional estão localizados na frente do gatilho. O carregador não se encaixa no flush. Quase todos os componentes da arma podem ser alterados para atender aos requisitos da missão, incluindo o conjunto do cano (que inclui a câmara) e o estoque. Dito isto, tudo pode ser alterado para se adequar à situação e satisfazer o operador.
Os rifles de precisão da série SRS99 são operados a gás. Uma vez que o primeiro projétil é disparado, o gás da munição anterior força o ferrolho para trás, encaixando-se ali um novo projétil quando ocorre seu retorno para o estado de pronto para disparo, e continua a fazê-lo até que o carregador esteja vazio. Uma vez que o carregador está vazio e um novo carregador é inserido, o ferrolho deve ser puxado, colocando um novo projétil na câmara. O ferrolho está no lado esquerdo do rifle – permitindo ao usuário recarregar sem destravar a arma – e é fisicamente parte do “ferrolho interno”. A porta de ejeção está no lado direito da arma.
O rifle de precisão da série SRS99, por configuração padrão, tem munição APFSDS de 14,5 × 114 mm semi-automática com um carregador padrão de quatro projéteis. Essas munições são grandes em comprimento e largura e são equipadas com quatro aletas simétricas espaçadas de forma equidistante ao redor da base do projétil, estabilizando sua trajetória para resultados de incrível precisão, com uma taxa de acerto de 97,3%. A 600 metros por munição o rifle de precisão SRS99 tem a capacidade de atravessar cerca de treze metros de carne e osso.
A arma também pode ser rapidamente e facilmente compartimentada para utilizar outros tipos de munição, como as muniçoes HVAP de 14,5 × 114mm e as munições de .45 . A arma também pode disparar “ganchos com cordas” especiais que são colocadas no cano, proporcionando um meio de fixar cordas em longas distâncias.
A série SRS99 foi projetada para ser usada em médias e longas distâncias e é equipada com uma mira eletrônica para esse propósito específico. É tremendamente útil em sua designação, considerando sua extraordinária variedade, que ultrapassa qualquer outra arma de tamanho comparável, e seu incrível poder, mesmo contra blindados e sistemas de blindagem Covenant.
No modo multijogador, o SRS99 pode ser altamente eficaz a curta distância nas mãos de um operador experiente, já que a munição é muito poderosa em curta distância; um único disparo seguido de um ataque corpo-a-corpo matará um inimigo quase instantaneamente.
O projétil utilizado por este rifle tem um ligeiro tempo de viagem de projétil a grandes distâncias e requer prática para usar efetivamente contra alvos distantes. Quando usado de perto, a sua natureza de precisão, tempo de recarga lenta, capacidade pequena do carregador, recuo pesado e baixa velocidade de disparo deixam muito espaço para erro. Uma pequena carga de munição levada para o combate e a relativa escassez de munição disponível para a arma também tornam inadequada a prática de munição em combatentes menores e menos ameaçadores, como os Grunts . Os projéteis disparados pela SRS99 deixam uma trilha de som que pode ser rastreada até a localização do atirador.
O SRS99 entrou em serviço com no exército da UNSC em 2460 . Devido à sua modularidade e suporte contínuo do fabricante, o SRS99 foi adotado pelas outras filiais das Forças Armadas em 2521. Em 2557, pelo menos três séries de produção estavam em serviço: o Original, a Série 2 e a Série 5.
Embora introduzido durante a Insurreição , o uso mais conhecido do SRS99 foi contra as forças do Covenant durante sua guerra contra a Humanidade; provou ser inestimável na eliminação da maioria dos tipos de tropas (Grunts a Hunters), de alcance longo a extremo. Mais tarde, descobriu-se que ele era grandemente eficaz contra os Prometheans durante o primeiro e o segundo conflito de Requiem, entre 2557 e 2558.
O rifle Anti-Material de Assinatura Suprimida é um rifle de precisão em serviço com as Forças Armadas da UNSC. Atiradores de elite a bordo da Spirit of Fire da UNSC usaram o rifle durante o conflito na Instalação 00, em 2559.
O rifle possui um receptor e carregador semelhante em design ao rifle sniper SRS99-AM. No entanto, ele é equipado com uma cobertura de cano proeminente na qual seu bipé também está fixo. Dada a sua descrição como “assinatura suprimida”, o rifle provavelmente apresenta alguma especie de supressor integrado que não se tem muitas informações.
O Rifle de Precisão System 99 Anti-Matérial, (formalmente conhecido como Rifle de Aplicações Especiais, Calibre 14,5 mm, SRS99), é uma arma produzida pela Misriah Armory e usado pelas Forças Armadas da UNSC. O SRS99 entrou em serviço no Exército em 2460 . Devido à sua modularidade e suporte contínuo ao fabricante, o SRS99 foi adotado por todas as filiais em 2521 .
O Rifle de Precisão 99C-S2 Anti-Matériel, abreviado SRS99C-S2 AM, é um rifle de precisão padrão do Comando Espacial das Nações Unidas. Faz parte da série SRS99 da Misriah Armory.
O Rifle de Precisão System 99C-S2 Anti-Material B, abreviado como SRS99C-S2 AMB, é uma variação do SRS99C-S2 AM Sniper Rifle. A variante AMB inclui uma mira diferente e uma melhor estabilidade e precisão. É ligeiramente menor que o modelo básico (de 187,5 centímetros), medindo 168,5 centímetros.
O Rifle de Precisão System 99D-S2 Anti-Material, abreviado SRS99D-S2 AM, é um fuzil antipessoal usado pelo Comando Espacial das Nações Unidas. É produzido pela Misriah Armory como parte da sua série SRS99.
O Sniper Rifle System 99-Series 5 Anti-Material , abreviado SRS99-S5 AM, é um rifle sniper anti-material operado a gás usado pelo Comando Espacial das Nações Unidas. O modelo S5 é projetado e fabricado pela Misriah Armory.
Fim da Linha: O Fim da Linha apresenta recuo reduzido e uma taxa de tiro mais rápida, mas tem menos poder de fogo do que a versão padrão da SRS99-S5.
Flecha do Tempo: A Flecha do Tempo possui um carregador estendido e um cyberlink de serviço pesado que impede que a mira seja interrompida quando o operador recebe disparos. No entanto, ele tem mais recuo do que a versão padrão SRS99-S5.
Nornfang : Nornfang é o rifle de precisão pessoal de Spartan-II Linda-058.
Em Halo: Combat Evolved Anniversary, o rifle sniper SRS99C-S2 AM original é substituído pelo modelo do SRS99. No entanto, como a mudança é meramente estética, ela se comporta de maneira idêntica à sua contra-parte Halo: Combat Evolved.
Autor: Alexandre Araujo Pignatari