Ripa ‘Moramee foi um Arbiter Sangheili e comandante da Frota Covenant da Glorious Interdiction durante a campanha de Harvest e outras campanhas em Colônias Exteriores até sua morte em 2531. Depois de ser punido por liderar um golpe fracassado contra a liderança de seu clã em seu planeta natal, Malurok, ‘Moramee recebeu o título de Arbiter pelos Hierarcas, principalmente sob as ordens de Prophet of Regret.
Em seu novo papel, ele liderou o ataque Covenant à Harvest e as escavações de um artefato Forerunner na superfície do planeta. Pouco depois, ele auxiliou o Prophet of Regret em uma tentativa de reativar uma frota Forerunner dormente em um Shield World Forerunner, para o qual ele sequestrou a cientista Ellen Anders em Arcadia. Isso levou a uma série de lutas violentas contra as forças lideradas pelo Capitão James Cutter, da UNSC Spirit of Fire. ‘Moramee foi morto pelo sargento John Forge perto do final da batalha.
Ripa nasceu em 2 de junho de 2478 no estado de Moram, em Malurok. Antes de seu papel como Arbiter, Ripa ‘Moramee serviu sob o Ministério de Preservação, reprimindo a dissidência interna dentro do Covenant. Uma de suas muitas missões foi a supressão da Décima Sexta Desobediência Unggoy e o fim do reinado herético de um “príncipe pirata” Kig-Yar chamado Krith, em algum momento antes de 2525. Mais tarde, ele tentou um golpe dentro de seu clã em Malurok; o golpe fracassou, e ele foi preso na penitenciária Weeping Shadows of Sorrow, por sua insubordinação e fracasso. Moramee foi ameaçado por muitos de seus companheiros pela desonra que ele havia trazido ao seu clã. Ele finalmente conseguiu incitá-los a atacar os guardas, usando essa distração como uma oportunidade para escapar. No entanto, logo foi recapturado e fortemente espancado. Moramee teria morrido na prisão se não fosse pela intervenção dos Hierarcas – especificamente o Prophet of Regret – que o designou como Arbiter, e encarregou-o de conduzir uma guerra de extermínio contra a Humanidade e desvendar artefatos Forerunner como comandante de uma força militar sob a supervisão pessoal de Regret.
A decisão de Regret levou a preocupação entre os Guardas de Honra dos Prophets, que não tinham conhecimento prévio deste plano. Moramee não foi selecionado apenas por seu histórico de combate; Os líderes Covenant acreditavam que ele, como novo Arbiter, não faria perguntas politicamente inconvenientes – um fator importante dado o status secreto da Humanidade como Reclaimers designados pelos Forerunners. A criação de um novo Arbiter causou uma divisão no Covenant: uma facção cada vez maior de Sangheili, que se opunha aos novos Prophets, assumiu o controle de várias relíquias Forerunner, incluindo remanescentes de uma enorme instalação espacial Forerunner que supostamente continha uma chave “de algum tipo que poderia ativar a tecnologia Forerunner. O Arbiter foi enviado pelos Hierarcas para acabar com esta rebelião, resultando em uma violenta batalha que durou dias, terminando com a morte de muitos hereges. A rebelião foi silenciada, mas a chave misteriosa, no entanto, nunca foi encontrada.
Quando o Covenant começou a cercar as colônias exteriores da humanidade, o Prophet of Regret pessoalmente encarregou Moramee de retomar Harvest – um mundo agrícola humano. Pouco depois, ‘Moramee montou a Frota Covenant da Glorious Interdiction e conduziu-os à batalha durante a campanha de Harvest em 2531. A UNSC estava ciente de sua presença, mas era incapaz de reunir mais do que inteligência superficial para construir um perfil de alvo para ele. Ripa ‘Moramee supervisionou a escavação de um local Forerunner na região polar norte do planeta. A entrada da instalação foi descoberta pelo mestre de campo Re’gish Wamik, e a área foi rapidamente investigada pelas forças Covenant. Durante a escavação da relíquia, Moramee enviou numerosos esquadrões de Unggoy para garantir que o interior estivesse seguro. O Unggoy viveria se o caminho fosse limpo, mas se eles demonstrassem algum medo ou se a menor quantidade de problemas fosse detectada, ‘Moramee detonaria bombas de plasma que estavam presas aos seus tanques de metano para eliminar qualquer ameaça possível.
Apesar das preocupações do Mestre de Campo Wamik de que o Flood pudesse estar presente na instalação, Moramee insistiu, devido à impaciência e pressão dos Hierarcas. Com a UNSC por perto, o Prophet of Regret ordenou que ele destruísse a instalação e retornasse ao Covenant com as informações que ele havia reunido. Ripa ‘Moramee estava relutante em destruir a construção Forerunner, mas obedeceu apesar da contínua insistência do Prophet. A tentativa de destruir a relíquia fracassou quando as equipes de demolição foram impedidas pelas forças terrestres da UNSC, mobilizadas da UNSC Spirit of Fire.
As informações da estrutura Forerunner em Harvest levaram o Covenant a colonia exterior humana de Arcadia no sistema Procyon, com localização de outros artefatos Forerunner. Enquanto algumas forças Covenant atacaram assentamentos e cidades arcadianas, outras vasculharam as densas selvas do planeta, onde uma coleção de ruínas Forerunner foi descoberta. Depois que encontraram as ruínas, o Covenant implantou um enorme escudo de energia em forma de cúpula na superfície do planeta para impedir que forças da UNSC chegassem às estruturas. No entanto, eles falharam em impedir que a UNSC assaltasse o local Forerunner.
Dentro do Shield World conhecido como Etran Harborage, Ripa Moramee e o Prophet of Regret estavam ambos envolvidos em uma tentativa de ativar uma frota adormecida de Dreadnoughts Forerunners no Apex Site. Durante esta operação, Moramee estava preocupado com o motivo pelo qual ele não estava cumprindo sua tarefa de destruir a humanidade, quando deveria comandar todas as suas forças para um ataque frontal; Regret afirmou que eles precisavam das naves Forerunner para aumentar o tamanho de suas frotas, de modo que o Covenant não teria que dedicar todas as suas forças para o esforço de guerra e, assim, ficar indefeso. Depois que as tentativas do Covenant de interagir com a tecnologia Forerunner falharam, ‘Moramee foi enviado em uma missão para capturar a professora Ellen Anders durante a Batalha de Arcadia pelo Prophet of Regret, pois acreditava-se que ela teria informações e conhecimento de como interagir com estruturas Forerunners que o Covenant não pôde. Seguindo as ordens de Regret, Moramee retornou a Arcadia e emboscou Anders enquanto ela documentava os restos de um Scarab Type-29. Enquanto o Arbiter tentou capturar Anders, o marine sargento John Forge interveio. O Arbiter derrubou Anders e atacou Forge. Forge tentou matar o Sangheili com sua Magnum M6C, mas teve pouco efeito contra a armadura do Arbiter. Moramee atacou o marine com suas espadas de energia, mas antes que ele pudesse matá-lo, Anders se rendeu para salvar a vida de Forge. Satisfeito, Arbiter agarrou Anders e escapou em uma nave Spirit para um nave que aguardava segundos antes da chegada do Red Team Spartan.
Forge e o Red Team retornaram a UNSC Spirit of Fire e perseguiram a nave de Moramee através do slipspace. Moramee alcançou o Shield World primeiro e aprisionou Anders em um campo de estase, em Apex. Pouco depois, um dropship Spirit entregou o Prophet of Regret à Apex. Enquanto os dois comentavam sobre a frágil aparência de Anders, um Sangheili Zealot avisou a Arbiter da chegada da Spirit of Fire. Irritado, ‘Moramee socou o Zealot vários metros para trás e ordenou que a Guarda de Honra de Regret o levasse para High Charity. Então, ele ordenou que sua frota interceptasse a nave humana e a destruísse. O destróier Proclamation’s Tithe interceptou e atacou a Spirit of Fire, mas a nave humana foi capaz de escapar. Algum tempo depois, o Arbiter retornou a Anders e a soltou do campo de estase. Moramee forçou-a a interagir com os controles Forerunner e a ativar a frota Forerunner. Enquanto o Arbiter começou a pregar carismaticamente sobre a ativação dos Dreadnoughts e os outros Sangheili estavam distraídos pelo evento, Anders conseguiu escapar de ‘Moramee através do sistema de translocação de Apex e alertou as intenções do Covenant para a UNSC.
O Sargento Forge e o Spartan Red Team foram rapidamente despachados para o Apex Site com ordens para destruir o Shield World usando a unidade Shaw-Fujikawa da Spirit of Fire, fazendo com que seu núcleo sobreaquecesse o sol interno do Shield World se o transformasse em uma supernova. Quando vários Stealth Sangheili assaltaram Apex, Moramee usou sua unidade de camuflagem ativa para emboscar e matar o tenente marine encarregado de abrir o elevador que levava ao sol. Enquanto o Red Team estava envolvido em combate com os Stealth Sangheili, Forge combateu o Arbiter.
Quando a luta entre os dois começou, Forge conseguiu desarmar seu oponente apesar da disparidade física entre ele e o Arbiter, confiando na habilidade de combate ao invés de força bruta. No entanto, Moramee rapidamente lutou contra Forge e incapacitou-o com um soco no estômago. O Arbiter então começou a provocá-lo e feri-lo, jogando-o ao redor de Apex. Fingindo a derrota, Forge desafiou ‘Moramee a olhá-lo nos olhos antes de matá-lo. O Arbiter cumpriu e levantou o sargento pelo pescoço enquanto inadvertidamente trazia seu próprio pescoço ao alcance de seu oponente. Forge desferiu sua faca de combate – “Lucy” – no pescoço de seu adversário, depois usou a espada de energia derrubada do Arbiter incapacitado para apunhalá-lo no peito, matando ‘Moramee. O cadáver de Ripa ‘Moramee foi lançado da plataforma por Alice-130, do Red Team, pouco antes do motor translight superaquecer e destruir o Shield World.
Ripa ‘Moramee era um comandante extremamente brutal e implacável. Apesar de ser um Sangheili, ele mostrou um desinteressante e incaracterístico desrespeito pelos valores tradicionais Sangheili, como a honra, e subestimou arrogantemente seus adversários, ignorando o conselho de seus subordinados. Ele também é extremamente alto e musculoso em comparação com a maioria dos Sangheili.
Antes de conhecer o Prophet of Regret, ele sentiu que a Grande Jornada não incluía alguém como ele próprio afirmando que ele “seria deixado aqui para apodrecer como lixo”. Foi apenas quando ele foi feito um Arbiter que ele provou ser fanaticamente leal aos Hierarcas, especialmente o Prophet of Regret, e cumpriu sua tarefa de erradicar a humanidade com fervor e zelo como um meio de assegurar seu lugar na Grande Jornada.
Ele também era excepcionalmente violento e rápido para se irritar. ‘Moramee foi notado por não discriminar a quem ele dirigia sua raiva. Quando suas ordens para abrir a Relíquia Forerunner em Harvest foram questionadas pelo Mestre de Campo Re’gish Wamik, ele atacou verbalmente seu subordinado, dizendo-lhe “Eu não me preocupo com sua pequena vida!”; Durante uma visita ao Site Apex, Regret ponderou sobre como ativar as naves Forerunner contidos dentro. A resposta de Ripa foi que ele iria “pegar o que temos!” no que diz respeito à frota Covenant; durante este desabafo, ele tomou a decisão consideravelmente tola de ativar suas espadas de energia na presença do Prophet of Regret, sem intenção de usá-la antes de guardá-lo. Este é um flagrante desrespeito a ambas as leis do Covenant, pois ele sacou uma arma na presença de um Hierarca, e os costumes tradicionais do Sangheili – uma arma traçada é chamada de “exigir sangue” antes que possa ser acondicionada novamente, embora isso possa ser porque ele estava exigindo o sangue da humanidade. Seu status como Arbiter provavelmente pouparam a Guarda de Honra presente de matá-lo no local, embora eles tivessem reagido rapidamente. Enquanto em Apex, durante uma tentativa de interrogatório de Ellen Anders, ele atingiu um Zealot Sangheili – jogando-o ao chão, presumivelmente, deixando-o inconsciente – ao ser informado de que a UNSC Spirit of Fire os havia seguido até o Shield World. Este é um comportamento claramente inaceitável, já que o Sangheili que foi derrubado não apenas não fez nada de errado, mas também mantinha um posto muito alto.
Como o Arbiter, ‘Moramee era muito arrogante e ousado. Ripa era conhecido por brincar com seus inimigos, lutando mais para causar dor do que para matar. Quando ele lutou contra o sargento John Forge, ele aproveitou o tempo para insultar o marine em vários pontos, o que incluía insultar o resto da espécie humana ao mesmo tempo. Considerando sua força, ele também poderia ter facilmente matado Forge com o soco no estômago ou pelo menos seguir com um golpe mortal, mas optou por se segurar para fazer Forge sofrer por seus últimos momentos. O Arbiter também mostrou um carinho especial por agarrar humanos pelo pescoço, como visto várias vezes em suas interações com Ellen Anders e John Forge, em um ponto levantando e arrastando Anders pela garganta, apesar de ordens para capturá-la ilesa. Esta é provavelmente uma expressão de seu comportamento cruel e dominante, já que é provável que Moramee tenha prazer em demonstrar sua superioridade física sobre os humanos. Essa arrogância e sadismo acabariam por se revelar sua derrota em sua batalha final com Forge, durante a qual ele escolheu provocar e humilhar seu oponente enquanto ele poderia facilmente ter matado o humano depois que ele ganhou a vantagem.