Boru’a’Neem foi um político San’Shyuum e o último Ministro Covenant do Ministry of Preparation.
– O Ministry of Preparation mente a Tem’Bhetek para convencer o Prelate a ajudá-lo a escapar.
Ao chegar à instalação, o Ministro treinou meticulosamente os Yanme’e a bordo da Spear of Light em suas tarefas de servir como zeladores do Halo. Depois, Tem viajou para a colônia fronteiriça Sangheili de Rahnelo e atacou o planeta. Durante a batalha, Tem capturou o Kaidon Tulum ‘Juranai e seus dois filhos mais velhos e os trouxe a bordo da Spear of Light. Trazendo o Sangheili capturado de volta para a instalação, o Prelate testemunhou o ministro testando o Halo sobre os prisioneiros. Após o teste ter sido bem-sucedido, o ministro fez o movimento para capturar ‘Vadum e a Shadow of Intent.
– Tem’Bhetek e o Ministry of Preparation, depois de o ministro ter revelado que mentira para o Prelate.
Boru’a’Neem acreditava que o High Prophet of Truth tinha feito e dito muitas coisas infelizes ao longo de sua carreira política, embora concordasse com Truth que os Jiralhanae eram incrivelmente leais aos San’Shyuums e eram guerreiros eficazes. Ele também era um pouco sádico, sorrindo com satisfação após vaporizar três Sangheili com o protótipo Halo. Boru’a’Neem acreditava que a maioria dos San’Shyuum, incluindo ele mesmo, e os Sangheili não entendiam verdadeiramente a cultura um do outro.
Boru’a’Neem usava vestes laranja escuro. Ele tinha uma voz alta e fina e falava com a precisão de um político experiente.