Halo Online ElDewrito Suspenso

Jorge Cavalcanti Domingues, 25 de abril de 2018

Em um último relatório da 343, na Halowaypoint, foi anunciado que a Microsoft estaria iniciado ações judiciais para proteger suas ”propriedades intelectuais” sobre o lançamento de ”ElDewrito”, um mod da comunidade para Halo Online, por quebra dos acordos de uso de conteúdo.

Em 2014, Microsoft, em conjunto com a 343 e Sabre Interactive, trabalharam juntos para desenvolver um título feito exclusivamente para o mercado russo. O projeto não foi para frente e acabou sendo suspenso indefinitivamente, mas o jogo alcançou uma audiência muito maior do que esperavam e fora do foco inicial fora da Rússia. Conforme o tempo passou, o jogo foi sendo esquecido e haviam poucas novidades, até o recente anúncio da atualização 0.6 em que o mod ElDewrito ganhou fama, prometendo retornar a possibilidade de se jogar o modo multijogador com seus amigos, o que não era possível desde a suspensão do jogo.

A 343 reforça que o conteúdo criado pela comunidade é um dos pilares da franquia que eles sempre dão suporte, desde o ínicio de ”Red vs. Blue” até os modos e mapas customizados feitos pelo modo Forge, e todos esses projetos tinham algo em comum, que era o respeito com os acordos e licenças sobre uso de conteúdo estabelecidos pela Microsoft. Depois que o desenvolvimento de Halo Online foi suspenso, houve uma confusão que fez com que achassem que os recursos do jogo seriam uma fonte livre para a comunidade, por ter sido ”abandonado”, o que não era verdade. O time ElDewrito está compreensivelmente aborrecido com isso tudo, considerando o tempo que investiram no projeto, mas entendem as implicações legais que os obrigam a terem que parar esse trabalho por enquanto.

Apesar de tudo isso, ficou claro que a comunidade realmente quer mais Halo para PC, e a 343 e até Phil Spencer afirmam que tem interesse em investir mais para realizar isso, até possivelmente em parceria com o time ElDewrito, pois a comunidade de Halo para PC ainda é importante para eles.

Fonte:

Halowaypoint.

Autor: Jorge Cavalcanti.



Comentários