A instalação 01, também conhecida como Beta Halo, é uma das sete super armas que compõem a Matriz Halo dos Forerunners. É um dos dois Halos localizados no Braço de Órion (sendo o outro a Installation 04). A Installation 01 é o Halo mais distante da Installation 00. Ela apresenta uma atmosfera limitada e uma paisagem desértica.
Os Forerunners construíram a Instalação 01 pela Fundição da Instalação 00 aproximadamente na mesma época do resto da Matriz Halo, cerca de 97.445 aC, durante a guerra do Forerunner-Flood. A matriz foi projetada pelos Construtores Forerunner para combater o Flood parasitário, erradicando-os e toda a vida na Via Láctea. Depois que os anéis foram construídos, a Instalação 01 e seus colegas Halos foram distribuídos da Instalação 00 para posições através da galáxia através de portais espaciais, com a Instalação 01 sendo a que foi posicionada mais distante da Arca.
Posteriormente, o Halo Array foi acionado e erradicou toda a vida consciente da galáxia. Os Forerunners procederam com a semeação da galáxia com a vida das espécies que foram preservadas nas instalações Halo, na Arca e indexadas. Como suas instalações companheiras, a Instalação 01 tornou-se o lar de espécimes inativos do Flood que foram destinados a ajudar a encontrar uma cura para o parasita no futuro. Com o Flood derrotado, os Forerunners sobreviventes se exilaram da galáxia.
Em 3 de novembro de 2552, durante a Batalha da Instalação 05, o Capitão Tartarus do Covenant ativou a Instalação 05, embora as forças do Comando Espacial das Nações Unidas (United Nations Space Command, UNSC) e Sangheili conseguissem encerrar a sequência de disparos antes que o Halo pudesse ser acionado. Conforme o protocolo à prova de falhas no caso de um desligamento inesperado, um sinal foi enviado para a Instalação 01 e o restante dos Halos, colocando todos os Halos da Matriz no modo de espera, prontos para ativação remota da Instalação 00. A leitura da sala de controle da Instalação 05 mostrou que a Instalação 01 estava totalmente preparada para ser disparada sob comando.
Durante a Batalha de Instalação 00, em 11 de dezembro de 2552, a UNSC e as forças aliadas Sangheili lutaram para impedir que o Covenant disparasse a Matriz Halo da Arca, pois a Instalação 01 e os outros Halos ainda estavam em modo de espera e estavam preparados para receber o sinal para disparar. Eventualmente, o Suboficial John-117 conseguiu desativar a Instalação 01, bem como o restante da matriz, antes que ela pudesse disparar.
Em março de 2555, o monitor 000 Tragic Solitude da Instalação 00 utilizou um humano capturado para ativar a sequência de disparos da Matriz Halo, desencadeando uma contagem regressiva para os Halos atirarem em cinco semanas, a partir de 8 de março de 2555. Depois de descobrir a contagem regressiva na Instalação 07, a UNSC e a Swords of Sanghelios iniciaram uma operação conjunta para a Instalação 00, na qual uma equipe destruiu a Tragic Solitude e finalizou a sequência de disparos da Matriz Halo.
Assim como as outras instalações de anéis da Matriz Halo, a Instalação 01 tem aproximadamente 10.000 quilômetros (6.200 milhas) de diâmetro e uma largura de superfície de 318 quilômetros (198 milhas). Talvez devido à sua designação primária dentro da Matriz, a Instalação 01 foi projetada pelos Forerunner Builders com um ambiente muito simples em mente. Em vez das paisagens verdejantes vistas na maioria dos outros anéis, o ambiente da Instalação 01 é composto por um grande deserto com uma atmosfera limitada; isso pode ter sido por design, devido à falta de manutenção adequada ou algum outro incidente após o disparo original do Halo. Sendo a instalação mais distante da Arca, o Halo foi capaz de aniquilar toda a vida em uma faixa de 25.000 anos-luz, junto com as outras instalações Halo.