Michael-120, mais comumente conhecido como Mike, é um SPARTAN-II e membro do Grey Team. Ele é especialista em tecnologia e computadores.
Em 2517, foi sequestrado de sua casa e levado para Reach para ser recrutado no programa SPARTAN-II. Mesmo tendo apenas seis anos de idade na época, ele aprendeu a pilotar um dropship D77-TC Pelican apenas observando o piloto a levá-lo para o acampamento. Mais tarde, ele tentou escapar roubando um e voando para fora do campo, subsequentemente explodindo-o quando a UNSC o perseguiu. Depois, ele foi escolhido junto com Adriana-111 e Jai-006 para formar o Grey Team.
Em 2525, com o restante dos SPARTANs, ele passou por aumento para melhorar suas habilidades. Ele foi um dos 33 de 75 SPARTAN-IIs a sobreviver ao processo.
Durante a Guerra Humano-Covenant, Mike e o resto do Gray Team foram enviados para trás das linhas inimigas para eliminar o Covenant e os Insurgentes. Mike voou com o cargueiro do Grey Team, o Petya. Em 2535, Adriana e os outros membros do Gray Team foram enviados para trás das linhas inimigas, a fim de destruir os dados de navegação mantidos pelos sobreviventes de Madrigal, um mundo no sistema Librae 23 que havia sido envidraçado pelo Covenant não muito depois de Harvest. Os sobreviventes viviam em Rubble, uma estação espacial de asteroides construída pelos insurgentes que orbitava Hesiod. Quando descobriram Rubble, Mike acreditava que, se Rubble se tornasse uma ameaça, ele deveria destruí-la com seu complemento de mísseis nucleares da classe Shiva. Uma pequena frota de Kig-Yar, liderada por Reth, havia criado uma aliança com os insurgentes para o comércio de armas e drives slipspace. No entanto, esses Kig-Yar foram ordenados pelo Prophet of Truth para roubar dados dos humanos que levariam o Covenant a outras colônias humanas e à Terra.
Mais tarde, Adriana retornou a Petya com Ignatio Delgado, um residente de Rubble que estava tentando encontrar informações sobre a Kestrel. Ao contrário de Jai, Mike não se importava com o aparente favoritismo de Delgado, que Jai acreditava ser um insurgente. Enquanto a bordo da Petya, os spartans foram contatados pela inteligência artificial de Rubble, Juliana. Apesar de suas tentativas de impedi-la originalmente de se comunicar, os spartans finalmente concordaram em ouvir Juliana. Em troca de defender Rubble do Covenant, Juliana concordou em fornecer aos spartans os dados que eles procuravam.
Quando a UNSC Midsummer Night chegou ao sistema, estava sob ataque de vários insurgentes. Ele chegou corretamente à conclusão de que não poderia salvar a Midsummer Night de todas as naves. Logo depois, Juliana informou ao Gray Team que a tripulação da Midsummer Night sobreviveria se os spartans ajudassem Rubble. Ela enviou as coordenadas da localização de Ignatio Delgado para Mike, e ordenou que mantivesse Delgado protegido e ela ajudaria a libertar a tripulação da Midsummer Night. Enquanto Delgado e Jai ajudavam a Midsummer Night e sua tripulação, Adriana e Mike perseguiram o contrabandista Peter Bonifacio para impedi-lo de fornecer os dados de navegação para os Kig-Yar. Os dois spartans encontraram o insurgente deixando Rubble a bordo de seu cargueiro, Distancia. Mike rapidamente desativou sua nave e Adriana embarcou no cargueiro. Bonifacio prometeu que ele contaria aos spartans onde ele escondia os dados se eles permitissem que ele escapasse, o que, com relutância, concordou. Depois de recuperar os dados de navegação, Adriana retornou à Petya e os spartans concordaram em deixar o Kig-Yar trair e matar Bonifacio a tempo.
Quando Adriana e Jai estavam se preparando para ajudar ODSTs na destruição de equipamentos Kig-Yar em Metisette, Mike queria se juntar, mas Jai disse a ele que precisava ficar para trás, já que eles não poderiam arriscar perder a Petya. Finalmente, Mike teve que abandonar a Petya. Todos os membros remanescentes da UNSC e insurgentes foram levados ao asteroide Exodus ou a bordo da Midsummer Night. O asteroide, alimentado por drives slipspace, e a fragata escaparam via slipspace para escapar de uma grande frota Covenant que entrava no sistema.
O asteroide de Exodus e a Midsummer Night chegaram com segurança ao sistema 18 Scorpii. Os habitantes do asteroide foram evacuados em segurança antes do asteroide se despedaçar enquanto orbitava a colônia humana de Falaknuma. Depois, Mike e Gray Team se encontraram com o Almirante Preston Cole e o Comandante Hadley, que lhes concederam o uso de um UNSC prowler, já que a Petya foi abandonada no sistema Librae. Hadley deu aos spartans novas ordens para se aventurar ainda mais nas linhas inimigas, para grande satisfação dos spartans.
Em 2551, Mike e o resto do Gray Team foram considerados muito inacessíveis para serem chamados para Reach. Eles não estavam presentes quando o Covenant invadiu o planeta, tendo estado fora de contato por cerca de um ano. Isso não foi motivo de preocupação indevida, já que muitas das missões do Gray Team foram executadas de forma semelhante.
Em algum momento antes do fim da guerra, Mike e o resto do Grey Team foram capturados por um Sangheili Fleetmaster vingativo e colocados em stasis. Quando a enviada do Unified Earth Government, Melody Azikiwe, foi enviada para mediar uma crise do planeta Carrow em 2558, o Office of Naval Intelligence deu-lhe ordens secretas para encontrar uma maneira de libertar os spartans.
Mike era um prodígio técnico: ele poderia usar qualquer dispositivo com experiência depois de assisti-lo sendo operado apenas uma vez. Ele também poderia projetar muitas ferramentas, como a bomba EMP usada para desativar a Kestrel. Ele tinha uma visão bastante ousada da vida e gostava de correr riscos simplesmente por gostar de correr riscos. Ele também tinha uma natureza brincalhona. Como o resto do Grey Team, Mike gostava de missões perigosas, difíceis e com risco de vida atrás das linhas inimigas.
Mike muitas vezes ficava perturbado e aborrecido quando não controlava seu equipamento. Mike parece ser descuidado com qualquer nave que pilote; De acordo com o oficial da ONI, Hadley, Mike e sua equipe sempre pediram uma nova nave para cada missão, apenas para perdê-la em quase todas. Por seu alto nível de inteligência técnica, Mike tornou-se amigo de Juliana.