Mack era uma I.A de Operações Agrícolas da UNSC, servindo no planeta Harvest, em 2525, antes e durante a Primeira Batalha de Harvest.
Mack era a I.A responsável por todas as operações agrícolas de Harvest. Essas operações planetárias incluíam o controle dos dispositivos de JOTUN harvesting, que eram usados para plantar, manter, colher e empacotar a agricultura em Harvest, bem como preparar os produtos para sua jornada pelos elevadores espaciais do planeta. Ele trabalhou com uma I.A separada, Sif, que era responsável pelas operações de transporte da Harvest, bem como pela estação espacial orbital Tiara e seus sete elevadores espaciais.
Seu data center estava localizado em um sub-subsolo de um complexo de reatores ao norte de Utgard. A torre do complexo era o “único edifício por centenas de quilômetros em qualquer direção”, de acordo com o PFC Wallace Jenkins. Seu data center costumava ser o de uma I.A de bordo, e era incomum o fato de conter não uma, mas duas matrizes lógicas principais: uma para Mack e outra para a Inteligência Planetária de Segurança Loki, originalmente a I.A da UNSC Skidbladnir, uma nave colônia da classe Phoenix que transportava os primeiros colonos de Harvest, e o “alter ego” de Mack. Loki e Mack não podiam ocupar seu data center simultaneamente; um deles tinha que ter a grande maioria de sua lógica central fragmentada nos milhares de JOTUNs ao redor de Harvest, enquanto o outro ocupava uma das matrizes lógicas dual core. Eles realizaram essas mudanças muitas vezes desde a colonização de Harvest, evitando os piores efeitos de rampancy na baia.
Quando a equipe da Rapid Conversion pressionou seu ataque à Harvest, Mack trocou de lugar com Loki, transmitindo-se as milhares de máquinas JOTUN enquanto Loki se movia para a matriz alternativa em seu data center compartilhado. Loki logo depois conseguiu desativar Sif, usando um vírus militar para torná-la quase não operacional. Loki manteve um cluster online como precaução, caso ele precisasse acessar os sistemas de Tiara. Porém, ela foi mais tarde parcialmente reparada pelo alienígena Lighter Than Some.
Mack fez com que Loki prometesse manter Sif segura, mas Mack não confiava inteiramente no PSI e mantinha um pequeno fragmento de sua própria lógica no data center. Loki quebrou sua promessa no interesse da segurança da humanidade, acreditando que Sif deveria ser destruída para evitar que seus dados, incluindo a localização de outras colônias humanas, caíssem em mãos alienígenas. Quando Mack descobriu que Loki planejava destruir Sif, Mack (na forma de um pequeno exército de vários JOTUNs) lançou um ataque à torre do reator e ao mass driver adjacente. Ele chegou quando a evacuação de Harvest começou e ajudou o Sargento Byrne e suas tropas a defender a torre do reator, acabando com o ataque dos recém-construídos Choppers Type-25.
Mack imediatamente voltou sua atenção para Loki; enquanto os JOTUNs all-in-one hackearam a maser dish e purgaram o fragmento de Loki dos aglomerados de Sif, em uma combinação que prendeu o gimbal do mass driver no solo, impedindo que ele disparasse contra Tiara e destruísse Sif. Mack esperava trazer Sif para dentro de suas máquinas, mas havia muito dano em suas matrizes (graças ao Unggoy Deacon Dadab ter destruído o data center com sua pistola de plasma). Sif, que agora tinha se tornado rampant por seu próprio entendimento do termo, compreendeu que Loki estava certo em acreditar que o Covenant retornaria para saquear suas matrizes, mesmo se o ataque atual fosse evitado, e conseguiu convencer Mack a deixar Loki destruí-la com o mass driver.
Mack testemunhou a destruição de Loki algum tempo depois, quando o Covenant destruiu a torre do reator.
Depois que os humanos foram evacuados de Harvest, um ONI RQ-XII drone originalmente lançado pela sloop Walk of Shame gravou as transmissões finais de Mack.
Ele transmitiu dos JOTUNs que ele ainda ocupava para Sif destruída quando o Covenant queimou seu mundo. Suas transmissões variam em tamanho e complexidade com base na máquina que ele estava usando para transmitir; as séries mais recentes quatro e cinco de modelos de JOTUNs são capazes de suportar o suficiente de sua lógica para citar o Sonnet 18 de Shakespeare (palavras finais de Sif para Mack) e explicar o que aconteceu com Harvest após a evacuação e a destruição de Tiara, e o raciocínio por trás de suas ações durante os meses seguintes, enquanto os modelos mais antigos da série um e dois só conseguiam distinguir alguns caracteres ou talvez algumas palavras. Quando o Covenant destruiu o equipamento de transmissão, levou Mack semanas para reunir o suficiente de si mesmo em uma máquina e retomar a transmissão quase exatamente de onde ele parou.
Mack tentou alertar a CMA Argo (enviada para investigar a perda de contato com Harvest), mas a nave estava muito longe para que seu rádio funcionasse efetivamente. Ele testemunhou que estava sendo destruído pela Rapid Conversion, que fez uma pausa em seu trabalho de vitrificar o planeta.
Mack realizou uma última missão, uma tarefa muito humana de enterrar os fios do elevador desmoronado de Sif. Ele pelo menos conseguiu em parte, como suas últimas palavras falando dela como “veias de ouro que eu coloquei” e que quando o planeta é recolonizado, a aração do solo irá misturar suas partes destruídas e as raízes de novas culturas vão manter eles próximos para a eternidade, citando parcialmente as últimas palavras de Sif para Mack, o Soneto de Shakespeare 18.
O drone contendo as transmissões finais de Mack foi recuperado oito meses depois pelo destroyer Heracles e depois acessado pela Dra. Catherine Halsey.
Mack era muito querido pela população de Harvest, e foi dito capaz preencher o papel de “tio favorito de todos”. Ele frequentemente ajudava as pessoas de Harvest com seus problemas, e oferecia aconselhamento gratuito sobre um assunto antes mesmo de ser conhecido pelo cidadão. Ele ofereceu uma sensação de segurança e confiança às pessoas de Harvest, como evidenciado pelo fato de que a mera presença de seu avatar os acalmou e confortou durante a evacuação de Gladsheim.
Mack costumava “flertar” de brincadeira com Sif; embora o simples texto COMs fosse o meio mais eficiente de comunicação entre as IAs, ele enviava-lhe muitas vezes um fragmento de sua personalidade para falar em sua maneira habitual de uso de “spaghetti-western”. Certa vez ele citou Shakespeare numa tentativa de impressionar Sif e, para provar um ponto (que o conhecimento dela superou em muito o dele), Sif passou a enviar-lhe cópias de cada peça em todas as línguas que possuía em seus consideráveis bancos de dados.
O comportamento excêntrico de Mack geralmente irritava Sif, mas ela confiava nele para terminar seu trabalho a tempo (mesmo que ela não apreciasse seu desejo de ajudá-la se parecesse precisar dela). Quando Mack revelou a Sif que Harvest estava prestes a ser atacada por alienígenas e ele estava prestes a trocar de lugar com Loki, ela abandonou suas respostas mais duras por gentil reciprocidade. Depois que Loki a desativou e Mack por sua vez desabilitou Loki e tentou resgatá-la, ela transmitiu seu amor a Mack usando o famoso Sonnet 18 de Shakespeare, que ele citou durante suas transmissões finais.
Seu avatar escolhido era o de um caubói americano, reminiscente daqueles de filmes ocidentais do século XX. Ele costumava ter cabelo preto bagunçado e usava botas de trabalho de couro rachadas, jeans azul, uma camisa de algodão com pérola enrolada nos braços e um chapéu de cowboy cinza branqueado pelo sol. Ele geralmente apresentava seu avatar coberto de poeira e graxa, para promover a ideia de que ele estava trabalhando duro. Ele era alegre e falava em um sotaque sulista ou ocidental.