Sif era uma smart I.A da UNSC e a I.A das Operações de transporte do planeta colonia agrícola humano de Harvest. Ela foi baseada em um data center a bordo da estação espacial Tiara e gerenciava todo o frete de embarque e desembarque em Harvest.
Ela estava encarregada das operações de transporte de Harvest, que incluíam o equilíbrio de Tiara, o transporte do tráfego humano e marítimo para os sete elevadores espaciais de Harvest e o controle do transporte de passageiros e carga dentro e fora de Tiara, bem como o transporte, manifestos e manter carga no horário. A contrapartida de Sif no Planetside, Operações Agrícolas de Harvest I.A Mack, costumava flertar com ela, geralmente para seu aborrecimento e frustração.
Com Tiara foi invadida por Jiralhanae, Yanme’e e Unggoy da Rapid Conversion, Sif foi incapacitada por Loki, que usou um vírus de grau militar para apagar seus algoritmos de contenção e códigos operacionais, numa tentativa de impedi-la de cair nas mãos do Covenant. Sua lógica central foi mais tarde parcialmente restaurada pelo Huragok Lighter Than Some, embora, na ausência de programas de autocontrole emocional, ela voltasse a ficar on-line. Apesar de seu estado rampant e severamente enfraquecida, ela voltou à luta para resgatar os cidadãos de Harvest. Com Lighter than Some continuando a reparar seus sistemas no ar, Sif ajudou Loki a reequilibrar o cabo espacial número sete depois que um ataque de Jiralhanae ameaçou destruí-lo.
Após a evacuação, quando Loki decidiu destruí-la, ela concordou e ajudou-o a convencer Mack a permitir. Ela disse a Loki para retransmitir a Mack que ela o amava. Logo depois, Loki disparou um mass driver em seu data center, destruindo-a e à Tiara. Ela tentou passar pelas muitas emoções que a violência proporcionava a ela; no entanto, ela descobriu que todos eram falsos para ela. Ela finalmente morreu contente, sentindo que tinha vivido uma vida mais plena do que seus criadores jamais imaginaram ser possível.
O avatar escolhido por Sif estava na forma de uma mulher usando um vestido sem mangas até o tornozelo e longos cabelos dourados, com um poncho vermelho que ela colocou sobre os ombros. Ela falava com o sotaque da realeza nórdica. Ela escolheu esse sotaque porque muitos dos colonos de Harvest eram do coração americano da Terra, que poderia traçar sua ancestralidade até a Escandinávia. Como uma remanescente de sua doadora de cérebro humana, Sif gostava da sensação de contêineres de carga correndo ao longo dos cabos de elevador de Tiara, similar a como sua contraparte humana amava pentear seu próprio cabelo duas vezes ao dia.