031 Exuberant Witness é um monitor Forerunner que foi encarregado pelos Construtores de manter a instalação Genesis.
Antes do disparo da Matriz Halo em 97.445 BCE, 031 Exuberant Witness foi criada em Genesis e encarregada pelos Forerunner Builders como zeladora da instalação, mantendo seus sistemas e seu Portal para o Domínio. Após a ativação dos Halos, Exuberant Witness recebeu o controle completo do Genesis. Com o Ecumeno dissolvido, Exuberant Witness interrompeu a produção normal de “seed worlds” de Genesis e a instalação entrou em estado dormente. Com a conexão com o Domínio separada, o monitor viveu uma existência relativamente mundana pelos 100.000 anos seguintes.
Algum tempo após de julho de 2557, o Domínio repentinamente tornou-se ativo novamente e a inteligência artificial humana Cortana foi carregada em sua rede na sequência da destruição da Mantle’s Approach, que tentou escapar para o espaço slipstream anterior à sua destruição e caiu em Genesis. Trabalhando junto com a ancila Promethean Warden Eternal, Cortana pretendia que as inteligências artificiais reivindicassem o Manto da Responsabilidade e usassem os Guardians para impor seu domínio. Cortana e Warden usaram Genesis como seu local de coleta enquanto reuniam Guardians de toda a galáxia. Enquanto Exuberant Witness que se opusera ao plano, foi desviada pela outra IA, enquanto Warden e Cortana revogaram a maioria de seus privilégios administrativos em sua própria instalação.
Chegando em um Guardian, Spartan-IIs do Blue Team chegaram em Genesis, a pedido de Cortana, no entanto, eles foram rápidos em se opor ao seu plano. Depois que o Fireteam Osiris chegou a Genesis a bordo de um Guardian para localizar o Blue Team e parar Cortana, Exuberant Witness encontrou os Spartan-IVs pouco depois de terem feito contato com o Blue Team. Revelando suas intenções de ajudar os humanos, Exuberant Witness forneceu-lhes um Scorpion M820 que encontrara entre os destroços trazidos com a chegada de outro Guardian. Com a ajuda do monitor, Osíris lutou contra as forças Promethean e Covenant enquanto viajavam para o Portal de Genesis para se encontrar com o Blue Team e parar Cortana. Depois de derrotar numerosos Prometheans e vários corpos de Warden, Exuberant Witness e Osiris entraram no Gateway e se encontraram com o Blue Team. No entanto, Cortana de repente teletransportou Blue Team para sua localização.
Descobrindo que Cortana colocou o Blue Team em uma Cryptum, Exuberant Witness levou Osiris à sua localização enquanto os Guardians começaram a deixar Genesis. Exuberant Witness fez com que os spartans destruíssem vários núcleos gravitacionais próximos para abaixar a Cryptum próxima. Depois de destruir os núcleos, o monitor fez com que Osíris ativasse um terminal para abaixar a Cryptum. No entanto, depois que eles fizeram isso, Cortana recuperou a Cryptum e tentou levá-la com ela enquanto deixava Genesis a bordo de um Guardian. Quando Cortana começou a deixar Gênesis, ela começou a se desconectar da instalação Genesis, dando mais controle à Exuberant Witness. A pedido do monitor, Osíris ativou duas estações de energia auxiliares para ajudar Exuberant Witness a recuperar o controle de Gênesis. O monitor forneceu a Fireteam Osiris uma passagem para o Guardian de Cortana e a Cryptum, e os spartans apressaram-se a parar a partida, recebendo as ondas de choque do Guardian. O spartan Jameson Locke conseguiu chegar ao terminal relay que deu controle a Cortana e o destruiu, restabelecendo o controle total de Genesis para Exuberant Witness. Quando o Guardian de Cortana começou a sair, Exuberant Witness mobilizou um grande enxame de sentinelas que recuperaram a Cryptum do Guardian assim que ele entrou em slipspace. Trazendo a Cryptum antes de Osiris, os sentinelas libertaram o Blue Team. Depois, os spartans viajaram para Sanghelios para decidir como parar Cortana e sua frota de Guardians. Após esses eventos, Exuberant foi autorizada a entrar na UNSC Infinity e a fornecer comentários aos spartans nas simulações dos Jogos de Guerra.
031 Exuberant Witness é um monitor excêntrico, falante e um pouco prosaico, sendo esses traços o resultado dela passar cem mil anos em isolamento. No entanto, ela exibe uma atitude consistentemente energética e otimista. Ela se opunha a Cortana e Warden do plano de usar Guardians para prevenir conflitos por toda a galáxia, acreditando ser tanto contra o protocolo quanto moralmente errado. Após o disparo da Matriz Halo, Exuberant Witness encontrou-se só em Genesis até que Cortana chegou à instalação em 2557. Antes da batalha em Genesis, ela nunca havia experimentado combates antes e achava que era angustiante, apesar de admitir que achava isso bastante estimulante. Exuberant Witness também manteve uma “humilde coleção” de constructos Prometheans e membros do Covenant que foram levados a Gênesis através dos Guardians.
031 Exuberant Witness é dublada pela atriz norte-americana Melanie Minichino em Halo 5: Guardians.