859 Static Carillon é um monitor Forerunner atuando como guardião dos Composers e encarregado de manter a Forja do Composer.
859 Static Carillon foi criado vários séculos após a guerras Humano-Forerunner, antes da ativação da Matriz Halo. Static Carillon foi encarregado como o guardião dos Composers e monitor da Forja do Composer.
Em 25 de julho de 2557, Static Carillon havia enviado inúmeras mensagens para o monitor 049 Abject Testament da Instalação 03, que continuava sem resposta. Isso fez com que 859 viajasse para a Instalação 03 através de um portal de serviços para investigar. Ao chegar no Abismo do Composer na Instalação 03, o monitor ficou surpreso ao saber que o Composer da instalação estava faltando. Ao notar vários constructos Prometheans, Carillon entrou em contato com Ur-Didact. Didact reconheceu Static Carillon como o “guardião dos Composers” e Static Carillon mostrou-lhe a entrada da Forja do Composer. Após a sua chegada, 859 concordara em trazer Gamma Halo para a Forja do Composer com a condição de que Didact cessaria a criação de Promethean Knights de Humanos compostos, pois 859 consideravam os construtos “abominações”. Quando o Blue Team entrou no mundo pelo portal de serviço, o monitor solenemente revelou a Didact que os spartans estavam entrando. No entanto, Didact não considerou o Blue Team uma ameaça muito séria e disse ao monitor que estava ansioso para receber os spartans em “seu mundo”.
No entanto, Didact logo rompeu o acordo entre ele e o monitor, criando mais knights das essências humanas compostas em New Phoenix. Ele pretendia enviá-los para Requiem para retomar o Shield World. No dia seguinte, Static Carillon ficou horrorizado ao saber que Didact havia quebrado sua parte do acordo. Em réplica, Didact pegou a carcaça do monitor e, irritado, lembrou-o de que ele ainda não havia conseguido sua parte no trato. 859, em seguida, conseguiu trazer a instalação 03 através do slipspace para o céu do mundo. Quando o monitor informou ao Blue Team do plano de Didact, John-117 decidiu que eles tinham que chegar ao Halo antes de Didact. 859 decidiu ajudá-los, não porque ele se importasse com os humanos, mas simplesmente porque Didact havia quebrado seu acordo. Ele ajudou o Blue Team a ir para o portal e segurou os Knights enquanto eles atravessavam o portal, prometendo procurar uma maneira de fechá-lo.
Depois de impedir que as forças Promethean entrassem no portal, Static Carillon seguiu o Blue Team até a Instalação 03, onde ele descobriu que Didact já havia subjugado os spartans e estava se preparando para acabar com eles. O monitor atordoou Didact atirando-o nas costas com seu feixe de energia e usou um teleporte de emergência para transportar o comandante Promethean para a sala de controle do Halo; De acordo com o monitor, essa era a única opção para impedir que Didact abatesse os spartans. Depois que ele e Blue Team se recuperaram e descobriram o Índice de Ativação do Halo que Didact havia derrubado quando o monitor o emboscou, John-117 sugeriu que eles disparassem o Halo para destruir Didact. No entanto, Static Carillon lembrou-o do dano na escala galáctica que o pulso causaria, sugerindo que Master Chief usasse o Index para desabilitar um conjunto de segurança e assim permitir que o monitor separasse o segmento do anel que abrigava a sala de controle e colidisse na Forja do Composer.
O monitor teletransportou John para a sala de controle e separou a seção do Halo imediatamente depois que o Master Chief desativou a segurança. Static Carillon teve que levar algum tempo para estabilizar o anel, a fim de evitar que ele se partisse devido ao segmento que faltava; no entanto, ele conseguiu teletransportar John para fora da sala de controle a tempo, antes que o impacto destruísse os Composers remanescentes, fazendo com que descarregassem e digitalizassem a consciência de Ur-Didact. O monitor e John se materializaram a bordo do caça Longsword do Blue Team em órbita sobre a Forja do Composer. Static Carillon agradeceu ao Reclaimer por lhe dar um novo propósito após milênios de supervisionar uma instalação inoperante. Ele decidiu levar Gamma Halo para guarda e reparos em um local que ele não revelou aos spartans.