A Instalação 05, também conhecida como Delta Halo, é um dos mundos anelares Halo construídos pelos Forerunners. O anel foi anteriormente mantido pelo monitor 2401 Penitent Tangent, até que sua desatenção levou à fuga do Flood de suas instalações de contenção. O Halo orbita em um gigante de gás, o quarto planeta em órbita no sistema Coelest, localizado no braço de Norma da Via Láctea.
O propósito da Instalação 05, junto com os outros Halos, era impedir e erradicar o Flood parasitário de consumir toda a vida na galáxia. No caso de um surto Flood, uma das sete instalações poderia ser acionada para aniquilar toda a vida senciente dentro de 25.000 anos-luz. Uma vez que um anel é disparado, todos os anéis restantes serão ativados. Todos os sete anéis podem ser disparados de uma só vez, se necessário.
A Instalação 05 foi o terceiro Halo descoberto pela Humanidade e o segundo encontrado pelo Covenant. O anel se tornou um campo de batalha perto do final da Guerra Humano-Covenant; mais importante, foi na Instalação 05 que o Grande Cisma, a guerra civil que separou o Covenant, começou. A Instalação foi em parte parcialmente envidraçada pelos Sangheilis, a fim de evitar que o Flood escapasse na sequência da Batalha da Instalação 05.
A Instalação 05 foi construída pela fundição da Instalação 00 aproximadamente ao mesmo tempo que o resto da Matriz Halo, por volta de 97.445 a.C. Os analistas Humanos do século 26 acreditam que uma extensa coleção de espécies foi trazida para a instalação a ser estudada pelos Modeladores de Vida, como parte da medida de conservação. A Instalação 05 foi ativada logo depois pelos Forerunners na conclusão da guerra Forerunner-Flood, erradicando toda a vida existente na galáxia e, presumivelmente, destruindo o Flood também, com a exceção daqueles espécimes mantidos nos Halos e na Arca para pesquisa. Depois que os Halos dispararam, a instalação dificilmente foi pacífica, com mais de 32.967 testes simulados disparados por dia. Em 2552, tinha um recorde de 1,2 trilhões de disparos simulados e uma ativação real.
Por volta do ano 97.227 a.C., o Flood na Instalação 05 escapou e evitou a contenção devido a negligência por parte do monitor da instalação, 2401 Penitent Tangent. Acredita-se que a fuga do Flood tenha sido o resultado de um mau funcionamento do sistema que não foi devidamente tratado por Penitent Tangent ou devido à interferência de espécies visitantes. O Flood rapidamente cresceu fora de controle ao redor da área da Biblioteca da instalação; o Flood foi mantido contido por uma parede Sentinela construída ao redor da Biblioteca. De alguma forma, o Flood no anel foi capaz de acumular biomassa suficiente para criar um Gravemind. 2401 Tangent Penitent tentou controlar a situação, mas ele foi capturado pelo recém-formado Gravemind. Sem o monitor, as Sentinelas do Halo não tinham uma inteligência controladora e muitas das estruturas ao redor da Instalação 05 caíram em desuso, e a maior parte da instalação veio a parecer uma selva repleta de ruínas.
Mesmo com o acréscimo de Sentinelas e Enforcers Forerunners, o Flood foi capaz de permanecer solto, embora contido dentro da Zona de Quarentena pelo muro Sentinela. Acredita-se que esse impasse seja a causa do lento declínio para a condição deteriorada das estruturas da instalação. O próprio Gravemind residia na câmara diretamente abaixo da câmara de índice no centro da Biblioteca. O uso da Zona de Quarentena não era um protocolo de contenção padrão, mas a falta de um monitor forçou os Sentinelas da Instalação 05 e outras ancillas a empregar contramedidas exclusivas.
Em 2551, após a Batalha de Meridian, durante a Guerra Humano-Covenant, o Prophet of Regret do Covenant estudou uma Luminary encontrada no mundo. A Luminary revelou a localização do portal que levou à Instalação 00, bem como a localização de cada anel Halo. Regret viajou para o local do portal, sem saber que seu destino era a Terra, o planeta natal da Humanidade. Chegando em 20 de outubro de 2552, o Prophet of Regret finalmente fugiu da Batalha da Terra para a Instalação 05 a bordo de sua nave capital, Solemn Penance. A transportadora foi perseguida pela Comando Espacial das Nações Unidas (United Nations Space Command, UNSC) In Amber Clad, comandada pela Comandante Miranda Keyes. In Amber Clad saiu do slipspace perto da instalação em 2 de novembro de 2552; As forças do UNSC foram mobilizadas para envolver as forças do Covenant, enquanto que o Spartan-II John-117 foi designado a assassinar Regret. Enquanto a comandante Keyes levou In Amber Clad para a biblioteca da instalação para obter o índice de ativação antes do Covenant, John-117 localizou Regret em um templo no anel. Depois de eliminar o Hierarca, a High Charity e sua frota de defesa – tendo sido contactada anteriormente por Regret, que procurava assistência – chegaram à instalação. Solemn Penance tentou destruir o Spartan ao lado do templo, embora John-117 tenha escapado pulando em um lago próximo onde ele foi capturado pelo Gravemind.
Enquanto isso, Arbiter Thel ‘Vadamee foi encarregado de recuperar o índice de ativação da instalação para iniciar a Grande Jornada. Seguindo as ordens de Jiralhanae Chieftain Tartarus, o Arbiter se infiltrou na parede sentinela e desativou seu escudo de contenção para permitir o desdobramento da infantaria do Covenant na área. Inadvertidamente, isso permitiu que o Flood escapasse da Zona de Quarentena. Viajando para a Biblioteca, o Arbiter encontrou a Comandante Keyes e o Sargento Avery Johnson que acabaram de recuperar o índice. O índice foi tomado por Tartarus e os Humanos foram capturados por suas forças Jiralhanae. Seguindo as ordens do Prophet of Truth, Tartarus traiu o Arbiter e lançou-o nas profundezas da câmara do índice, iniciando o Grande Cisma. O Arbiter também foi capturado pelo Gravemind e levado para a câmara onde residia a inteligência do Flood. Dentro da câmara, o Gravemind informou ao Arbiter e John-117 do verdadeiro propósito do Halo. Usando a grade de teletransporte da Instalação 05, o Gravemind enviou o John-117 para a High Charity em órbita e o Arbiter à Sala de Controle da instalação para procurar o índice e impedir que o Covenant ativasse o Halo. O Flood conseguiu embarcar na In Amber Clad e fez um salto para dentro da High Charity para infectar a cidade sagrada. Enquanto John-117 perseguia os Hierarcas e Tartarus para recuperar o índice, eles conseguiram escapar com seus prisioneiros Humanos – embora o Prophet of Mercy tenha sido morto por um parasita.
Enquanto Tartarus levava o índice e os Humanos para a Sala de Controle para ativar a instalação, Truth abandonou High Charity a bordo do Forerunner Dreadnought e fugiu para a Terra para procurar a Arca. No evento em que Tartarus conseguiu ativar o Halo, a I.A. Cortana decidiu permanecer em High Charity, onde poderia detonar os motores da In Amber Clad para destruir a instalação; John-117 embarcou em Dreadnought de Truth, assim como saiu do sistema para eliminar o Prophet of Truth. Enquanto isso, o Grande Cisma resultou no Sangheili abandonando completamente o Covenant e uma guerra civil cresceu por todo o sistema. As naves Sangheili e Jiralhanae, da frota de defesa da High Charity, lutaram entre si pela instalação, com os dois lados concentrando um pequeno número de naves para evitar que naves infectados pelo Flood tentassem escapar do sistema. No Halo, Arbiter se reagrupou com o Comandante Rtas ‘Vadum, e os dois lideraram as forças Sangheili em direção à Sala de Controle. Enquanto Tartarus entrava na Sala de Controle com o índice, Keyes e 343 Guilty Spark capturados, os Sangheili involuntariamente resgataram Johnson de seus captores Jiralhanae. Com Johnson operando um Scarab Type-47A, Arbiter concordou em trabalhar com ele para impedir que Tartarus ativasse o Halo. Johnson usou o Scarab para destruir a entrada da Sala de Controle e ele entrou na câmara, junto com o Arbiter e um punhado de guerreiros Sangheili.
Tartarus ativou o Halo quando Johnson e os Sangheili chegaram para intervir. Enquanto Tartarus lutou contra o Arbiter, Johnson, Keyes e Guilty Spark trabalharam para recuperar o índice e parar o processo de ativação. O Arbiter e Johnson conseguiram matar Tartarus, enquanto Keyes retirou o índice de sua câmara e a sequência de disparo foi colocada em modo de espera, pronta para ativação remota através da Arca. A batalha logo terminou quando as naves Sangheili se mostraram vitoriosos sobre os Jiralhanae. Sob o comando de ‘Vadum, os remanescentes da frota Sangheili esterilizaram a instalação, envidraçando as porções infectadas pelo Flood da sua superfície, impedindo assim que o parasita deixasse o sistema Coelest. Agora aliados, os Sangheili e os humanos acabaram retornando à Terra para ajudar a acabar com o Covenant.
Após o fim da Guerra Humano-Covenant, o Gabinete de Inteligência Naval estabeleceu a Estação Lisboa em órbita da Instalação 05; além do alcance das defesas automatizadas do anel. O objetivo da estação era estudar o Halo antes de seu descomissionamento. A Estação Lisboa está localizada em órbita ao redor do anel, já que a superfície é considerada muito perigosa para abrigar assentamentos permanentes. A estação é usada como um ponto de parada para unidades de pesquisa e recuperação de artefatos do UNSC. Numerosas varreduras da instalação capturadas pelo UNSC Coral Sea e In Amber Clad durante a Batalha de Instalação 05 são agora a base de várias simulações dos Jogos de Guerra utilizadas pelo programa SPARTAN-IV.
Em algum momento, a atividade incomum no anel foi investigada pelo Escritório de Inteligência Naval (Office of Naval Intelligence, ONI) através de tecnologia de levantamento remoto. A agência de inteligência descobriu estruturas estranhas que subitamente apareceram na superfície da instalação em pontos chave de energia e dados. O ONI criou as simulações dos Jogos de Guerra Orion e Pegasus baseadas nessas estruturas para que os Spartan-IVs pudessem treinar, com a intenção de enviar esses Spartans para a Instalação 05 para examinar as estruturas. Os Spartans foram treinados para lidar com qualquer possível ameaça de Sentinelas, construções Promethean ou remanescentes do Covenant que interfeririam na investigação. Mais tarde descobriu-se que, em torno dessas estruturas, as Sentinelas Agressivas locais de repente se tornaram ativamente hostis e organizadas.
A Instalação 05 tem uma gravidade de 1,04 G e uma temperatura média da superfície de -19 ° C a 42 ° C (-2,2 ° F a 107,6 ° F). A composição atmosférica do anel é 1,01 e é composta em grande parte por oxigênio e gás nitrogênio. O clima controlado da Instalação 05 é semelhante ao da Instalação 04, com condições climáticas variáveis em diferentes áreas. Seu terreno inclui lagos, selvas, colinas, cânions e vales, bem como a zona de quarentena cheia de gelo e neve. Várias centenas de anos antes de 2552, o Flood escapou da contenção no anel. Quando o Flood começou a se espalhar pela instalação, a superfície do Halo foi fortemente alterada. Enquanto o Flood foi eventualmente contido dentro da Zona de Quarentena, a captura da 2401 Penitent Tangent impediu que o Ambiente da Instalação 05 fosse adequadamente mantido e numerosas instalações Forerunners foram cobertas pela flora. A instalação foi parcialmente envidraçada pelo Sangheili durante a Batalha da Instalação 05.
As inúmeras selvas densas do Halo também abrigavam várias instalações Forerunners. Apenas um deserto seco existe na Instalação 05; o deserto apresentava um pequeno desfiladeiro para os postos avançados dos Forerunners em ambos os lados. Cientistas Humanos teorizaram que o cânion era provavelmente usado por jovens Guerreiros-Servidores que procuravam demonstrar suas proezas em arenas de combate. Durante a Batalha da Instalação 05, a unidade de vigilância da UNSC RECON 127 descobriu uma nave Forerunner dormente enterrado sob uma ilha na superfície do anel, que havia sido cuidadosamente escondido pelos Forerunners.
A Instalação 05 tem 10.000 quilômetros (6.200 milhas) de diâmetro e uma largura de superfície de 318 quilômetros (198 milhas). Orbitando o planeta Substance, é provável que a localização da instalação sobre o gigante de gás seja uma medida de segurança; o Halo pode ser mergulhado no interior da alta pressão do planeta se for considerado necessário. A órbita sobre Substance da Instalação 05 é mantida por nós de energia. Esses condutores de energia são usados para controlar delicadamente a direção e o movimento do anel sobre o gigante de gás. Até sua captura pelo Gravemind, o monitor da instalação era 2401 Penentent Tangent. A sala de controle da Instalação 05 controla muitas das operações da instalação. A sala de controle é usada para ativar a sequência de disparo da instalação. Abrigando vastos complexos de arquivos e instalações de pesquisa, a Biblioteca da instalação também contém o índice de ativação local na câmara do índice. Como resultado da propagação do Flood, a Zona de Quarentena foi um perímetro estabelecido no Halo para evitar que o Flood se espalhasse ainda mais. A zona era cercada por uma parede Sentinela, uma estrutura abrangente que fabricava Sentinelas para reparar a instalação ou envolver o Flood. Toda a Zona de Quarentena foi cercada por um escudo de contenção projetado pela parede Sentinela. Adicionalmente, a Instalação 05 mantém um sistema de defesa automatizado que se estende parcialmente pela órbita do Halo.
A Instalação 05 mantém uma vasta rede de teletransporte para permitir que indivíduos com a autoridade apropriada alcancem rapidamente certas áreas do anel. A rede de teletransporte é sustentada por uma rede densa de conduítes de telemetria, que são alimentados por geradores enterrados em cânions íngremes e estreitos ao longo da instalação. A superfície da Instalação 05 é o lar de inúmeras estações de transmissão. Como acontece com as outras instalações da Matriz Halo, a Instalação 05 hospeda várias instalações de contenção de Flood espalhadas pelo anel. Essas instalações foram projetadas para analisar amostras de Flood mantidas em vários estados de desenvolvimento – além do disparo do Halo. As principais instalações de pesquisa estão localizadas em regiões remotas da instalação, como em uma série de grandes pântanos. Analistas humanos acreditam que os Forerunners colocaram as instalações em locais indesejáveis para desencorajar potenciais intrusos. Pelo menos uma instalação especializada na determinação de limiares extremofílicos de espécimes infectados pelo Flood; esta instalação foi aparentemente mantida por uma ancília própria. Antes da ativação do Halo, os Forerunners Modeladores de Vida mantinham várias instalações – localizadas nas densas selvas do anel – que eram usadas para estudar uma extensa coleção de espécies catalogadas durante a Medida de Conservação; as instalações foram abandonadas durante o período sombrio que se seguiu à Grande Purificação. A Instalação 05 também possuía inúmeras gôndolas antigravitacionais que permitiam aos indivíduos percorrer longas e longas distâncias.
A arquitetura das estruturas na Instalação 05 segue a estética geral Forerunner, mas tem um estilo claramente distinto de algumas outras instalações como a Instalação 00 ou 04, um exemplo sendo a Sala de Controle da Instalação 05 tendo semelhanças com a Sala de Controle da Instalação 04, mas com um olhar diferente – incluindo uma forma esférica no centro do edifício. Além disso, muitas estruturas na Instalação 05, incluindo a têmpora, parecem ser mais intemperizadas que as de outras instalações, tendo uma cor cinza levemente marrom em oposição ao material de superfície cinza puro da maioria das estruturas Forerunners.
Grande parte da decoração dentro das estruturas da Instalação 05 parece ser menos prática e ostensiva do que a da Instalação 04. Muitas das salas contêm mesas e bacias que parecem servir a um propósito puramente estético, talvez de uma só vez servindo de lâmpadas ou tochas. Uma ilha na Instalação 05 também é lar de um imponente megalito, uma estrutura que se assemelha a outros artefatos no anel.
Uma característica curiosa na Instalação 05 são as ruínas de pedra encontradas no anel. Embora claramente consistente com os motivos conhecidos da arquitetura Forerunner, as ruínas parecem claramente mais antigas e mais primitivas do que a maioria das estruturas Forerunner, e aparentemente anteriores à construção do anel. Eles também são feitos de pedra, ao contrário do material metálico visto na maioria das construções Forerunner (embora os Forerunners são conhecidos por terem favorecido a pedra como material de construção em uma série de outros lugares também). Isso levanta a questão de saber se estas são estruturas Forerunner, ou se foram construídas por uma civilização ainda mais antiga ou os próprios Forerunners muito antes da construção das instalações Halo, e mais tarde se mudaram para o anel por razões desconhecidas. Alguns analistas humanos especulam que essas estruturas não foram criadas pelos Forerunners, mas foram transportadas para o anel para outras espécies que foram temporariamente abrigadas na Instalação 05 durante a Medida de Conservação. Certos analistas acreditam que algumas das estruturas de pedra foram destinadas a cumprir um propósito cultural, em vez de prático, possivelmente como um memorial ou túmulo. Apenas uma fração das estruturas da instalação representa a variedade mais antiga, pois a maioria delas está em uma condição semelhante à de outras instalações conhecidas. Algumas das estruturas mais novas também foram construídas em torno das mais antigas para apoiá-las e protegê-las, o que é claramente evidente em algumas das torres construídas sobre o lago perto do templo.