Chant-to-Green foi uma Forerunner Lifeworker e a última Lifeshaper conhecida, tendo recebido o título da Librarian no final da guerra Forerunner-Flood.
Chant-to-Green acompanhou a Librarian na expedição Forerunner à Path Kethona cerca de 950 anos antes da ativação da Matriz Halo como a membro mais jovem da Audacity. Durante os séculos seguintes, ela continuou a servir como parte da equipe vitalícia da Librarian, junto com sua companheira da Audacity, Birth-to-Light.
Nos últimos dias da guerra do Forerunner-Flood, ela e sua nave estavam escondidas em algum lugar do outro lado da região infestada de Flood da galáxia. Depois da destruição da Ark maior e da composição do Omega Halo de Ur-Didact da população humana, Librarian ordenou que ela fosse à Terra e reunisse e preservasse o maior número de humanos possível e os enviasse à Ark menor. Ela só conseguiu reunir algumas centenas, como a maioria da população humana da Terra já havia sido indexada anteriormente. Depois que Chant terminou seu trabalho, a Librarian viajou para a Terra com a intenção de analisar o Flood para dar tempo suficiente a Iso-Didact para disparar os Halos. Logo após a chegada de Librarian, as forças Flood – incluindo as Precursor Star Roads – foram detectadas no sistema. A Librarian então mandou Chant embora e deu o título de Lifeshaper para ela.
Tendo alcançado a Instalação 00 a tempo, Chant sobreviveu à ativação da Matriz Halo. Ela estava presente no julgamento de Mendicant Bias por sua traição ao Ecumeno. Por sugestão de Riser, Chant-to-Green e vários outros Forerunners juntaram-se a uma celebração humana para a transição que a galáxia enfrentava agora. Ela e Iso-Didact observaram as festividades de alguma distância, ambos reconhecendo o significado dos amigos humanos de Bornstellar. Ela acompanhou Iso-Didact na Terra durante a reintrodução e compartilhou algumas últimas palavras com Riser.
Nos primeiros dias da reintrodução, Chant-to-Green se envolveu em um breve relacionamento sexual com Bornstellar, em parte para acalmar sua dor compartilhada pela perda da Librarian; embora essa ligação não durasse muito tempo, os dois permaneceriam em bons termos. Mais de um século depois, Chant acompanhou Iso-Didact e vários outros Forerunners em sua bem-sucedida missão de restaurar o domínio em Maethrillian; depois da expedição, Chant e Bornstellar reconciliaram seu relacionamento e se casaram. Com o trabalho terminado, os restantes Forerunners embarcaram numa “Grande Jornada”, exilando-se fora da galáxia da Via Láctea. Chant-to-Green e Bornstellar se estabeleceram em um mundo distante sem o conforto da tecnologia avançada, com Chant dando à luz um filho.
A Librarian gostava de Chant-to-Green, notando que ela era sincera e concentrada, lembrando a Librarian da filha que ela perdeu em Charum Hakkor.
Em Halo: Primordium, o recuperado Guilty Spark afirma que acredita que a Lifeshaper ainda está viva e que ele sabe onde encontrá-la. Embora ele não identifique a Lifeshaper pelo nome, sua descrição indica que ele está se referindo especificamente a Librarian. No entanto, dados bancos de memória danificados e incompletos de Guilty Spark, juntamente com sua rampancy, é possível que ele tenha confundido a nova Lifeshaper com a antiga e que a suposta evidência para a sobrevivência de Librarian acabasse se referindo a Chant. Isso pode ser semelhante a como ele havia confundido o John-117 com o Iso-Didact.