Instalação 00

Felipe Benini, 24 de junho de 2018

A Instalação 00, também conhecida como Arca e às vezes traduzida como Waypoint, é uma instalação Forerunner a partir da qual a totalidade da Matriz Halo pode ser ativada. A Instalação 00 também funciona como um potencial refúgio seguro dos disparos dos Halos, e como uma facilidade para construir Halos de substituição, se necessário. A Arca está situada fora da galáxia, a cerca de 218 (262.144) anos-luz do centro galáctico. Embora mais tarde conhecida universalmente como “a Arca”, a Instalação 00 era originalmente uma das duas instalações identificadas como Arca, a outra sendo a Arca Maior e mais antiga. Devido a isso, a Instalação 00 também foi referida como a Arca Menor para diferenciá-la da Arca Maior, cuja fundição produziu o conjunto original de anéis de 30.000 quilômetros de diâmetro, em oposição à fundição de 10.000 km de largura da Instalação 00.

Visão Geral

A Arca foi projetada com várias funções, uma das quais é ativar remotamente os anéis Halo de fora do raio de explosão da Matriz. A Instalação 00 pode ser colocada no modo de espera através de um sistema à prova de falhas que é ativado por um disparo abortado como o que ocorreu no final da Batalha da Instalação 05. Além de servir como centro de controle de disparo para o conjunto Halo, a Instalação 00 funcionava como uma fábrica automatizada para construir instalações Halo, garantindo assim que a Matriz Halo estivesse sempre pronta para disparar. Embora originalmente concebido apenas como um centro de construção e controle para os Halos, graças à influência da Librarian, a Arca foi dada uma função secundária como um refúgio seguro para a vida na galáxia, no caso de uma ativação galáctica dos Halos; esta é também a fonte do nome “A Arca”. Sabendo que a Matriz derrotaria o Flood através da esterilização da galáxia de qualquer vida neurologicamente complexa, os Forerunners planejavam preservar toda a vida armazenando-a nas Arcas e em outras instalações de preservação. De acordo com esse plano, conhecido como a Medida de Conservação, a Librarian deveria indexar todas as espécies sencientes no Ecumeno e trazer espécimes de cada um para a Arca. Essas espécies seriam armazenadas na Arca e depois seriam novamente propagadas em seus mundos originais após a ativação da Matriz Halo.

História

Guerra Forerunner-Flood

Como o resto da mais nova e mais eficiente Matriz Halos, a Instalação 00 foi construída em algum momento entre 98.445 aC e 97.445 aC sob as ordens do Mestre Construtor Faber, para resolver problemas com a Arca Maior e seus Halos maiores. Embora os planos para a segunda Arca tivessem existido por algum tempo, sua construção foi adiada pelo Conselho Antigo para evitar que os Construtores ganhassem muito poder. A Arca Menor, como era conhecida na época, foi projetada para produzir anéis de Halo menores, porém muito mais poderosos, que poderiam ser transportados de forma mais eficiente e poderiam causar danos muito mais generalizados. Até os últimos dias da guerra Forerunner-Flood, a Arca Menor, seus novos Halos e sua localização eram mantidos em segredo bem guardado; apenas os Forerunners de maior nível sabiam de sua existência, e o único que sabia as coordenadas exatas da instalação era Faber. Enquanto a Arca Maior agia como a linha final de centro de defesa e comando dos Forerunners, a Arca Menor exerceria a função de um último ponto de retorno, onde sua própria série de anéis poderia ser rapidamente distribuída para seus locais designados pela galáxia e disparada para esterilizar a galáxia de toda a vida senciente como último recurso.

No final da Guerra dos Forerunners contra o Flood, a inteligência artificial da classe Forerunner Contender, que foi corrompida pelo Gravemind e desertou para o Flood, atacou e destruiu a Arca Maior, matando a maioria dos Forerunners restantes que haviam se refugiado lá. Usando as coordenadas fornecidas pelo Mestre Construtor, um punhado de sobreviventes, incluindo Iso-Didact, conseguiu escapar para a Arca Menor, onde eles prepararam suas armas de última instância. Para ganhar tempo para Iso-Didact, Librarian viajou para a Terra, onde transmitiu uma mensagem destinada a chamar a atenção do Flood para ela. Ela passou seus últimos dias nas planícies perto do Monte Kilimanjaro, perto do local do portal slipspace para a Instalação 00. Mendicant Bias sabia da Arca secreta e como acessá-la através das Key Ships, embora não soubesse de sua localização exata. A fim de criar a melhor defesa possível contra Mendicant Bias, os Forerunners empregaram o Offensive Bias, uma IA militar que controlava a Arca Maior e era o substituto de Mendicant, e enviou-a para combater antecipadamente a frota de Mendicant Bias antes que ela alcançasse a Arca. Enquanto o ataque ofensivo envolveu a frota de Mendicant, o Iso-Didact completou os preparativos para a Matriz Halo e disparou os anéis da Arca, expurgando a galáxia de toda a vida.

Após o disparo da Matriz, o Offensive Bias derrotou Mendicant Bias em poucos minutos. Offensive decidiu poupar a última parte do seu oponente e entregou na Instalação 00 para estudo. Lá, os Forerunners restantes, liderados por Iso-Didact, realizaram um julgamento para a IA por trair o Ecumeno. Didact decidiu manter Mendicant vivo, pois tinha conhecimento íntimo do Flood e poderia ser convocado em caso de seu retorno. Bias foi sepultado na instalação com apenas um pensamento permitido a ele: expiação.

Batalha da Instalação 00

Após a fracassada invasão da Terra pelo Prophet of Regret em 20 de outubro de 2552, o Prophet of Truth despachou uma frota liderada por Jiralhanae para continuar o ataque e descobrir o que ele acreditava ser a Arca. Em 17 de novembro, o Covenant havia descoberto a estrutura e passaram o último mês desenterrando-a. Truth, através de seu Forerunner Dreadnought, ativou o dispositivo, que na verdade era apenas uma estrutura geradora de portal que o levou à Instalação 00.

Truth levou sua frota pelo portal; depois de derrotar uma invasão de Flood na cidade de Voi, uma força de ataque conjunta do Comando Espacial das Nações Unidas-Sangheili seguiu as forças do Prophet. Após a sua chegada em 11 de dezembro, a última força foi atacada pelo Covenant, que detinha uma vantagem numérica de 3 contra 1. Apesar disso, a Frota de Retribuição Sangheili esmagou as forças de Truth.

Depois de atacar o Covenant na instalação, o Spartan John-117 e o Arbiter Thel ‘Vadam entraram na cidadela, onde encontraram Truth, que havia sido infectado pelo Flood. Logo depois que Vadam matou o Prophet, efetivamente destruindo o Covenant e terminando a guerra, ele, o Spartan, e 343 Guilty Spark, o antigo monitor da Instalação 04, descobriram que uma instalação de reposição da 04 estava sendo construída pela fundição da Arca. O Spartan e o Arbiter logo resgataram a IA Cortana, que possuía o índice de ativação da Instalação 04, de High Charity infestada pelo Flood. Eles, com o sargento major Avery Johnson, foram até a sala de controle do Halo para ativar o anel, para assim destruir tanto tanto o Flood quanto as forças remanescentes do Covenant. Eles conseguiram, embora Johnson tenha sido morto pelo monitor. Enquanto Guilty Spark se recusou a permitir que seu novo Halo fosse destruído, ele também sugeriu que ele estava protegendo a Arca. A ativação da instalação parcialmente construída destruiu o anel e danificou severamente a Arca.

Pós Guerra

Em março de 2553, o Escritório de Inteligência Naval implantou uma nave espacial de transporte de sonda automatizada na Arca danificada usando tecnologia avançada de slipspace. A nave chegou em novembro e dispersou suas sondas, embora todas as comunicações com os dispositivos tenham sido interrompidas após as primeiras transmissões confirmarem a sobrevivência da Arca. Em resposta, o Rubicon da UNSC foi enviado de Luna em dezembro de 2553 para conduzir uma investigação mais detalhada da superfície devastada da instalação. Devido aos danos causados ​​aos sistemas de suporte de vida da Arca e ao seu Sol artificial, o clima severo tornou-se comum na superfície.

O Rubicon levou várias equipes de contato remotas, que pousaram na arca danificada e tentaram encontrar a fonte do sinal misterioso. Após cerca de oito dias, o contato com todas as equipes foi perdido; apenas uma equipe, RCT-06, retornou, tendo sofrido pesadas baixas e carregando consigo um dispositivo de natureza desconhecida. A origem da armadura foi submetida a debate, mas acreditava-se que a equipe fosse a fonte do farol captado pelo grupo investigativo inicial. O dispositivo, na verdade era um monitor quebrado e pouco ativo, começou a relacionar sua vida passada como humana: Chakas. Embora inicialmente a ONI duvidasse da veracidade da conta do monitor, o líder da equipe de ciência apontou que era consistente com a “Relação Bornstellar” encontrada em Onyx.

Eventualmente, o monitor revelou que não era outro senão o próprio 343 Guilty Spark. Alegando que ele sabia da localização da Librarian, a quem ele acreditava estar viva, Spark assimilou a IA da nave, derrubou a tripulação através dos sistemas de suporte de vida e sequestrou a nave. Comunicações com o Rubicon pararam dentro de 48 horas desde o seu último relatório. Equipes de pesquisa e resgate foram implantadas no lugar, mas não relataram descobertas.

O último de sua equipe de solo, Bobby Kodiak, ficou abandonado quando Rubicon saiu, e mortalmente ferido pelo ataque de um chaefka. Foi então que ele foi contatado pelo monitor da Arca, 000 Tragic Solitude, que sobreviveu à devastação da Arca e tentou consertar a estação e se vingar. Oferecendo a ele uma chance de viver, a Tragic Solitude resgatou Kodiak e consertou seu corpo com a cibernética, transformando-o em um cyborg e colocando-o sob o controle do monitor. Nos dois anos seguintes, Solitude reparou a Arca e preparou-se para atacar a galáxia.

Operação: FAR STORM

Em 2555, a Arca foi parcialmente restaurada e Tragic Solitude promulgou seu plano. Usando o Kodiak para ativar o processo, Tragic Solitude iniciou uma contagem regressiva para o disparo dos anéis em várias semanas. Isso foi para que alguém dentro da galáxia da Via Láctea abrisse um portal para a Arca em uma tentativa de parar a contagem regressiva, permitindo que o monitor despachasse suas Sentinelas Retriever para matar todas as espécies sencientes e minerar seus planetas para consertar a Arca. A contagem foi descoberta nos anéis intactos de Halo logo depois e uma força-tarefa conjunta Humano-Sangheili partiu para a Arca através do Portal em Voi. A nave da expedição foi interceptada e derrubada sobre a Arca pelos Retrievers de Tragic Solitude, mas a tripulação sobreviveu e conseguiu chegar ao centro de controle da Matriz e parar a contagem regressiva. No entanto, o portal ainda estava aberto e Tragic Solitude implantou uma frota de Retrievers direto para a Terra em uma tentativa de minerar os mundos do sistema Solar, causando grandes danos à região ao redor do portal, bem como à Frota Doméstica da UNSC. No entanto, a tripulação da união UNSC-Sangheili conseguiu frustrar o plano do monitor e os Retrievers foram recolhidos, com o monitor sendo destruído. Os reforços da UNSC foram implantados através do portal para a Arca logo depois e resgataram a tripulação expedicionária. Com Solitude destruído e os Retrievers agora dormentes, a UNSC começou a estabelecer instalações de pesquisa na Arca e a estudar os Sentinelas na esperança de que eles pudessem receber ordens para continuar consertando a instalação.

Novas Chegadas

Após a Reconquista do espaço pelos Created em 28 de outubro de 2558, as medidas de segurança da Arca impediram que Cortana e seus aliados pudessem acessar a instalação. Um mês depois, os Banisheds, liderados pelo Warlord Jiralhanae, Atriox, sitiaram as bases do UNSC na Instalação 00, entre elas o Henry Lamb Research Outpost. Logo após o ataque do Banished, a Spirit of Fire da UNSC, que vagou no espaço por 28 anos, foi transportado para a Arca de repente por uma entidade misteriosa. Aqueles a bordo da Spirit of Fire entraram em conflito com as forças dos Banisheds na superfície logo depois. Durante a batalha, descobriu-se que a Arca havia construído um novo substituto Halo para a Intalação 04 e 08 (ou 04-B), sendo lançado logo em seguida pela professora Ellen Anders, em um esforço para implantá-lo no sistema Soell e levantar um alerta para a UNSC. No entanto, o Halo foi interceptado no caminho para Soell por um Guardian Forerunner controlado por Cortana, enquanto as forças da Spirit of Fire e os Banisheds permaneceram em conflito na Instalação 00.

Detalhes de Design

A instalação 00 assemelha-se a um enorme prato achatado com uma série de oito braços curvados, conhecidos como pináculos, quatro grandes e quatro pequenos, dispostos em torno de sua borda, semelhantes às pétalas de uma flor. Toda a superfície superior é terraformada, com oceanos, florestas e desertos. A Instalação 00 tem 127.530 quilômetros (79.243 mi) de diâmetro e, portanto, é uma das maiores construções conhecidas do Forerunner. Tem espalhado por toda a instalação centenas de refúgios, biomas artificiais projetados para sustentar diversas espécies de flora e fauna, como parte da Medida de Conservação. Cada um desses refúgios é separado por enormes paredes de quarentena.

No centro da instalação está a Fundição, uma enorme instalação circular usada para construir Halos. O núcleo da Fundição, com 10.000 quilômetros de largura, é um espaço oco, lar de um remanescente despojado de um corpo celeste rico em material usado para obter a vasta quantidade de recursos necessários para a construção de um anel Halo. Quando ativa, a Fundição gera tanto calor que a Arca exige múltiplas estações de resfriamento. Pelo menos dois desses sistemas abrangem um desfiladeiro coberto de neve; é possível que os sistemas de resfriamento massivos tenham causado o clima gelado da Arca.

Como os Shield Worlds, a Instalação 00 possui um sol artificial.

Como os Halos, a Instalação 00 apresenta uma instalação Cartógrafo, uma sala de mapas que pode identificar qualquer local na instalação. Da mesma forma que os Halos, a Arca possui uma sala de controle a partir da qual toda a Matriz pode ser ativada. Essa Instalação conhecida como Cidadela, é protegida por um sistema de barreiras protetoras de energia que circundam o centro do disco. Essas barreiras são controladas por torres que circulam o centro da Instalação.

Defesas

Semelhante à maioria das instalações Forerunner, a Arca tinha seu próprio monitor, 000 Tragic Solitude, carregado com as defesas da instalação. Na maior parte, Solitude pouco reagiu quando a Humanidade e o Covenant chegaram à Arca, embora quando 343 Guilty Spark tentou acessar os sistemas da Arca durante a Batalha da Instalação 00, Tragic Solitude ameaçou adicionar o monitor ao livro de alvos da instalação se ele persistisse. Depois que a Arca foi severamente danificada pela destruição da Instalação 08, a mais recente de uma linha de relíquias destruídas do Forerunner, Solitude ficou amargo e viu todos os sencientes na galáxia como incapazes de serem pacíficos.

As pequenas defesas da Arca eram Aggressor Sentinelas criadas por numerosas fábricas sentinelas, como nos anéis. Os Sentinelas Retrievers também podiam ser usados ​​ofensivamente, embora eles não fossem usualmente equipados com armas até que Solitude começasse armá-los. A Arca também era guardada por Armigers, droides de defesa humanóides que eram capazes de atacar com rifles de energia. Tragic Solitude também pode assumir o controle da vida selvagem da Arca e até das pessoas através da manipulação de suas ondas cerebrais.

A Arca também possui uma rede de defesa de Sentinelas que coordena Sentinelas para montar e atacar qualquer coisa considerada uma ameaça à Arca. Isabel utilizou a rede para destruir a Enduring Conviction disparando o projetor de energia da transportadora de assalto na Arca, alertando os Sentinelas na área. Durante uma operação liderada pelo Major Vaughan, uma Sentinela do Comando atacou qualquer um que fosse considerado uma ameaça, até mesmo o UNSC, devido ao abuso do sistema de teletransporte utilizado antes da Spirit chegar á instalação. Voridus conseguiu fechar a rede de defesa de Sentinelas em torno do local do acidente de High Charity, mas ao preço do Flood ser liberado da cidade em ruínas. Quando a rede foi reativada, as sentinelas retomaram suas tarefas e ajudaram os Banisheds a derrotar o Floods, permitindo-lhes decretar o protocolo de contenção mais uma vez.

Meio Ambiente

A Arca tem uma superfície habitável em cada um dos seus raios e na maior parte do círculo interno, além da fundição. Este terreno destinava-se a suportar formas de vida catalogadas antes de serem propagadas em toda a galáxia. Essas paisagens e biomas são tão diversos quanto os da Terra e dos Halos, incluindo os desertos, taiga e florestas decíduas. Vários corpos de água correm em toda a instalação. Como tal, a Arca pode sustentar seu próprio ecossistema, proporcionando uma variedade de habitação para muitos tipos de vida.

Como a maioria dos construtores Forerunner, a atmosfera da Arca é semelhante à da Terra, sendo principalmente composta de oxigênio e nitrogênio. Isso significa que todas as espécies sencientes conhecidas, com exceção dos Unggoys, podem sobreviver na superfície sem qualquer forma de proteção. Tal como acontece com os Halos, a Instalação 00 também apresenta uma ampla variedade de climas.

Como a Arca está localizada fora da galáxia, isolada em um vazio negro do espaço, não há fontes naturais próximas de luz para alimentar a instalação e facilitar a sobrevivência de organismos biológicos em sua superfície. Para combater esse problema, a Arca está equipada com uma estrutura artificial que consiste em uma luz brilhante, parecida com o do sol, com vários braços de metal saindo de seu centro. A fonte de luz “escaneia” sobre certas áreas para gerar ciclos dia / noite, contribuindo ainda mais para o crescimento da vegetação e controlando os padrões climáticos. Um dia padrão na Arca tem 35,3 horas de duração, embora isso possa ser ajustado.

A ativação da Instalação 08 causou danos substanciais à Arca. Enquanto algumas unidades de suporte vital permaneceram intermitentemente ativas, elas estavam em péssimas condições. Combinado com a saída enfraquecida do sol artificial, as condições meteorológicas na superfície tornaram-se altamente voláteis. A maior parte da fauna indígena pereceu, seja pelo próprio pulso de Halo ou pelo clima extremo que veio depois. No entanto, alguns animais selvagens sobreviveram e foram vistos durante a Operação: FAR STORM.

Portais de Slipspace

Um aspecto importante da Instalação 00 foi sua capacidade de enviar e receber objetos por meio de portais de slipspace. Durante a Batalha da Capital, os Forerunners tentaram evacuar os sete Halos que permaneceram sob seu controle para a Instalação 00, embora apenas um escapasse. Mais tarde na guerra Forerunner-Flood, a Matriz Halo reconstruída foi dispersada por toda a galáxia através do uso desses portais. A fim de garantir a segurança da humanidade, a Librarian estabeleceu uma estrutura de geração de portais perto do Monte Kilimanjaro, no mundo humano de Erde-Tyrene. Durante a Guerra Humano-Covenant, em 17 de novembro de 2552, as forças do Covenant, sob o comando do Propeht of Truth, utilizaram este portal, provocando a Batalha da Instalação 00. O portal foi usado novamente em 2555 por Tragic Solitude, embora ele não pudesse ativar sua porta para a Terra a partir da Arca. Uma entidade desconhecida na Arca gerou um portal para transportar a Spirit of Fire da UNSC, que havia se deslocado no espaço interestelar por 28 anos, para a instalação em 2559.

Notas de Produção

  • A Arca era conhecida como “Waypoint” durante a produção de Halo 3. Posteriormente, esse nome foi convertido em canônico pelo catálogo do administrador do fórum Halo Waypoint (representando a entidade Forerunner do mesmo nome).
  • Nos primeiros estágios conceituais, o artista Paul Russel não queria tornar a Arca significativamente maior que um anel de Halo. Um de seus primeiros conceitos do projeto Arca, incorporou um berço para uma instalação Halo no centro, com quatro braços macios de um lado do anel, junto com várias vigas que levam a uma estrutura central localizada do outro lado.
  • Em Origins, a Arca e os Halos são representados sem terra em suas superfícies durante a ativação da Matriz Halo. Isto é provavelmente devido à interpretação de Cortana, ou uma instância de licença artística, já que Halo: Silentium e os terminais em Halo: Combat Evolved Anniversary mostram que a Arca e os Halos tinham superfícies totalmente terraformadas antes da ativação da Matriz.

Referências

A história e o nome da Arca são uma referência à história bíblica de Noé, que foi instruído por Deus para construir uma Arca para salvar espécimes de todos os animais da Terra de um grande dilúvio. O nome também pode ser uma referência à Arca da Aliança, que, de acordo com o Torá judaico e o Antigo Testamento bíblico, contém as tábuas de pedra dos dez mandamentos. É o objeto mais sagrado da fé judaica.

A Arca tem alguma semelhança com o conceito de um disco Alderson. No entanto, um disco Alderson é muito maior e tem uma estrela no centro.

Ficha Técnica

  • Descrição: Disco com um núcleo oco e oito braços curvos.
  • Localização: Espaço intergaláctico, sobre o plano galáctico, 262.144 anos luz do centro da galáxia.
  • Tipo: Instalação Arca.
  • Função: Conservar espécies após a ativação da Matriz de Halo, estação de pesquisa Lifeworker, construção de Halos, ativação remota de toda a Matriz de Halos.
  • IA(s) Anexada(s): 000 Tragic Solitude
  • Data de Construção: 98.445 aC até 97.445 aC.
  • Data em que foi severamente danificada: 11 de dezembro de 2552 (restaurada em março de 2555).
  • Diâmetro: 127.530 quilômetros (79.243 mi)
  • Duração do dia: 35,3 horas (ajustável)
  • Gravidade: 1G
  • Temperatura da Superfície: -30ºC a 50ºC (-22ºF a 122ºF)
  • Composição Atmosférica: 1 (N2, O2, Ar)

Fonte

HaloPedia




Comentários