Balaho é o planeta natal dosa Unggoy e o quinto planeta que orbita a estrela Tala, uma supergigante azul. Hospedando uma atmosfera com grandes quantidades de metano, Balaho é orbitada por dois satélites naturais; Buwan e Padpad. Balaho é um mundo hostil e frio, que abriga planícies de maré salobra e inúmeros pântanos.
Os Unggoy evoluíram em Balaho, eventualmente alcançando uma civilização Tier 4 dentro de seu sistema . Antes da ativação da Matriz Halo em 97.445 aC, ocorreu um colapso ambiental em Balaho causado pela superindustrialização global massiva. Após a reintrodução de espécies indígenas, e antes de ser descoberta pelo Covenant, Balaho era predominantemente dominada por diferentes tribos Unggoy.
Quando o Covenant se deparou com o vulnerável Balaho e os Unggoy em 2142, a maioria estava mais do que disposta a deixar seu planeta hostil e se unir à hegemonia. No entanto, outros não estavam dispostos a submeter-se ao Covenant e Balaho acabou sendo subjugado pelo Covenant, com uma grande frota chegando ao planeta. Os relutante Unggoys rapidamente cessaram sua resistência e o Covenant desembarcou para trazer os Unggoy para o rebanho de seu império; o Unggoy rendeu-se aos imponentes Sangheili e Kig-Yar que chegaram a Balaho, e a espécie foi agressivamente convertida ao Covenant e forçada à servidão. Uma vez sob a severa ameaça de superpopulação, bilhões de Unggoy deixaram Balaho para servir o Covenant e lutar nas guerras do império, deixando o planeta praticamente vazio de vida com apenas uma população comparativamente pequena de várias centenas de milhões. Frotas de dízimo do Covenant despojaram Balaho e suas luas de seus recursos remanescentes, deixando pouco valor no planeta e esvaziando suas luas para alimentar as forjas de montagem de High Charity. O Covenant também estabeleceu um centro de processamento hidráulico em Buwan.
No entanto, séculos mais tarde, em 2462, os Unggoy iniciaram a 39ª Era de Conflito durante a Rebelião Unggoy, revoltando-se contra o Covenant em toda a High Charity pelos maus tratos de suas espécies. A rebelião provou que os Unggoy eram tenazes e ferozes, e seus grandes números faziam deles um desafio adequado até para os Sangheili. Em resposta, um Arbiter foi nomeado para lidar com o conflito. Tomando uma frota para Balaho, o Arbiter glassificou parcialmente o planeta, efetivamente ameaçando exterminar toda a espécie. Temendo por seus parentes em seu planeta natal, a glassificação de Balaho levou à rendição da espécie e ao fim da rebelião. Embora os Unggoy em High Charity liderando a rebelião pouco se importavam com o próprio planeta, eles se renderam, já que não estavam dispostos a perder a grande quantidade de potenciais parceiros de criação que viviam lá. Desde os eventos da Rebelião Unggoy, Balaho tornou-se um planeta atrasado. Embora a maioria dos Unggoy tenha se estabelecido nos planetas de outras espécies, Balaho ainda era altamente considerada entre os Unggoy. Imediatamente após a Guerra do Humano-Covenant e o colapso do Covenant em si, a ONI não registrou nenhum transporte fora do mundo de Balaho, notando também que Buwan parecia ter sido abandonada. O planeta foi esquecido com a maioria dos Unggoy vivendo em outros mundos e as mães lutando para manter a sociedade de Balaho.
Em 28 de outubro de 2558, Cortana reivindicou o Manto da Responsabilidade e transmitiu uma oferta de paz e prosperidade para muitas espécies da galáxia. Os Unggoy em Balaho responderam favoravelmente a essa proposição, e em resposta, eles receberam recursos quase ilimitados pelos Created. Navios de carga carregados com tecnologia avançada chegaram, junto com estações de apoio agrícola sendo instaladas em órbita, aguardando trabalhadores ansiosos para alimentar as massas desesperadas abaixo. Sob a nova administração, uma aparência de ordem se instaurou, junto com um novo propósito. As fábricas anteriormente abandonadas do planeta foram ativadas novamente, e com suas necessidades imediatas – comida, abrigo, remédios – atendidas, os designers e artesãos Unggoys começaram a trabalhar incansavelmente para construir novas e velhas máquinas e armas baseadas no conhecimento que os Unggoy havia aprendido secretamente ao longo dos séculos sob o governo do Covenant. Notavelmente, as fábricas de Balaho aumentaram a produção de roupas de combate Goblin.
Um mundo imprevisível e perigoso, Balaho é um planeta quase congelado com temperaturas variando de -33 ° C a 5 ° C (-27 ° F a 41 ° F). Possui dois satélites naturais, Buwan e Padpad, respectivamente os satélites primário e secundário. Com uma classificação atmosférica de 5,7, o planeta terrestre tem quantidades significativas de metano na atmosfera, além de dióxido de carbono e hélio, o que faz com que a Unggoy usem tanques de metano fora do mundo. Esse gás forma uma camada de nuvens em grande parte opaca que impede que grande parte do mundo seja vista da órbita.
As partes da superfície que não são cobertas por calotas polares ou água doce são planícies de maré salgadas equatoriais onde existem colunas de fogo que ocorrem naturalmente quando o metano do planeta se condensa. A maioria dos Unggoy vive nesta área onde a estação fria não é tão prejudicial para eles. O planeta também abriga vários pântanos. O mundo ainda está se recuperando de um colapso ambiental causado pela superindustrialização global maciça antes da ativação da Matriz Halo. Balaho continua a sofrer degradação ambiental e tornou-se cada vez menos hospitaleiro ao longo dos séculos. A severa exploração de Balaho pelo Covenant só fez com que o meio ambiente sofresse ainda mais. Até a chegada do Covenant, a população do planeta estava ameaçada por duas temporadas consecutivas de inverno, pragas e uma falta geral de comida.
As condições hostis do planeta e a atmosfera de metano de Balaho mantêm formas de vida excepcionalmente resistentes, mais notavelmente os Unggoy, que se acredita terem evoluído de primatas anfíbios menores. Balaho é o lar de muitos predadores vorazes, os zap-gelies luminescentes encheram os mares salgados de Balaho, com as vespas da lama e os caranguejos da máscara que estão sendo caçados geralmente para o esporte, particularmente pela juventude dos Unggoy. Balaho também é lar de larvas, uma praga artrópica que se alimenta de maquinário. Alguns tanques de metano usados por Unggoy lembram o octopoda de Balahoan.
Balaho é governado por tribos matriarcais de Unggoy, lideradas por mães lutando para manter sua sociedade. Em 2142, o Covenant anexou Balaho, convertendo agressivamente os Unggoy e os forçaram à servidão. No entanto, a mortalidade infantil diminuiu e a expectativa de vida dobrou em Balaho, com o geronticida não sendo mais necessário para a sobrevivência de uma tribo. Sob o controle dos Created, Balaho floresceu e a indústria retornou ao planeta.
Ambientes em Balaho moldaram o Unggoy em uma espécie tenaz e resistente, com os Unggoy uma vez se preocupando com a escassez de alimentos e queimando vítimas da peste, até a chegada do Covenant. Balaho é conhecido por sua própria forma de artes marciais. Enquanto os Unggoy veem seu mundo como “feio, sujo e congelado”, muitos ainda pensam com carinho em seu planeta natal. Uma vez que abriga bilhões e sob a ameaça de superpopulação, Balaho agora mantém uma pequena população de 320 milhões, com a maioria dos Unggoy vivendo fora do mundo, embora muitos desejem retornar.
Balaho significa pântano em umas das maiores línguas das Filipinas, oque corresponde à atmosfera do planeta.
Fontes