Arcadia

João Pedro Passos, 23 de julho de 2018

Arcadia é o quarto planeta do sistema Procyon, orbitado por dois satélites naturais – Giom e Pisom. Colonizada em 2429, Arcadia era uma colônia externa humana do Governo Unificado da Terra, lar de uma população de quase três milhões de habitantes. Uma próspera colônia, Arcadia era um destino turístico popular, famoso por suas exuberantes selvas e florestas.

Em 9 de fevereiro de 2531, Arcadia foi atacada pelo Covenant, levando a uma breve mas brutal batalha entre a UNSC e o Covenant. Embora o almirante Preston Cole tenha lutado com sucesso contra as forças do Covenant, os principais centros populacionais de Arcadia foram destruídos e os Arcadians abandonaram sua casa. No entanto, ao longo dos anos seguintes, muitos Arcadianos retornaram lentamente ao seu mundo natal e começaram a reconstruir sua colônia, restabelecendo Abaskun como uma comunidade agrícola.  Em 9 de setembro de 2549, o Covenant retornou a Arcadia e finalmente glassificou o planeta, erradicando quase toda a sua população.

História

Pré-História

Arcadia já foi uma colônia Forerunner densamente povoada, um dos muitos mundos dentro do vasto império. Após a ativação dos Halos, os remanescentes da presença dos Forerunners no planeta foram destruídos pela erosão ou enterrados nas profundezas da superfície de Arcadia. Um dos locais dos Forerunners do planeta era um complexo de edifícios localizado nas selvas do planeta.

Colonização

Arcadia foi colonizada pela UEG em 2429, onde o planeta foi estabelecido como uma colônia externa.  A colônia não exigiu quaisquer medidas agressivas de terraformação para serem adequadas para a habitação humana, já que o planeta tinha um suprimento abundante de recursos necessários para apoiar o assentamento humano. Várias naves colônia de classe Phoenix estavam envolvidos com a colonização inicial de Arcadia, apoiando o estabelecimento da capital metropolitana da cidade de Pirth. 

O planeta rapidamente se tornou explorado por razões agrícolas e recreativas, tornando-se tanto um mundo agrícola quanto um destino turístico. A superfície de Arcadia foi mal explorada por seus colonos humanos, embora a ONI estivesse ciente das ruínas do Forerunner escondidas entre as densas selvas do planeta.  Em 16 de janeiro de 2498, os Arcadianos abriram o Deep Space Research Array na órbita do planeta, com a intenção de pesquisar e estudar eventos de gravidade extremamente alta.

Apesar de uma história em grande parte pacífica,  Arcadia se tornou um breve local de conflito durante a Insurreição em meados da década de 2520, quando a atividade insurgente surgiu nas selvas do planeta. Em resposta, elementos do 10º Batalhão de Tropas de Choque da UNSC foram enviados para Arcadia, onde os ODSTs reprimiram o movimento rebelde antes de se reposicionarem para Andesia. Por volta dessa época, a cidade de Pirth tornou-se um ponto de acesso para refugiados que fugiam da atividade insurrecionista em Eridanus II. 

Guerra Covenant

No final da campanha de Harvest durante a Guerra Humano-Covenant, a Frota da Gloriosa Interdição do Covenant descobriu as ruínas do Forerunner em Harvest contendo coordenadas para Arcadia. Liderada pelo Arbiter Ripa ‘Moramee, a frota chegou a Arcadia em 9 de fevereiro de 2531, perseguida de perto pela Spirit of Fire da Terceira Frota da UNSC. Dois cruzadores de batalha da classe CCS da frota Covenant rapidamente ocuparam as quatro naves de guerra da frota de defesa Arcadiana. Enquanto um cruzador de batalha foi destruído, duas das naves da UNSC foram perdidos e os outras duas foram fortemente danificadas. No momento em que o Spirit of Fire chegou ao sistema, o cruzador de batalha remanescente começou a posicionar as forças terrestres na superfície de Arcadia. 

Enquanto Pirth foi fortemente atacada pelas forças do Covenant, a Patrulha Arcadia e o Red Team Spartan-II tentaram evacuar a cidade, com seus esforços apoiados por forças desdobradas pelo Spirit of Fire. Quando a batalha se espalhou pela superfície de Arcadia, o resto da Frota da Gloriosa Interdição chegou ao planeta.  No entanto, o almirante Preston Cole e o resto da Terceira Frota chegaram a Arcadia e atacaram a frota do Covenant.  No final da batalha, as forças do Covenant localizaram seu alvo Forerunner nas profundezas da selva Arcadiana.  Depois de um compromisso prolongado com as ruínas, Moramee viajou para a superfície do planeta e capturou Ellen Anders, exigindo que ela continuasse seus planos no Etran Harborage. Enquanto ‘Moramee deixou o sistema, ele foi perseguido pelo Spirit of Fire. Enquanto isso, a Terceira Frota conseguiu destruir a maioria da frota Covenant e as forças remanescentes recuaram do sistema. 

Após a Batalha de Arcadia, os principais centros populacionais do planeta foram destruídos e os Arcadianos sobreviventes fugiram de seu planeta natal arruinado. No entanto, ao longo dos anos seguintes, muitos Arcadianos começaram lentamente a regressar ao mundo e a reconstruir. Enquanto a flora cobria a maior parte de suas cidades, os Arcadianos se estabeleceram em Abaskun, em Mu, uma comunidade predominantemente sem lei, que fornecia suprimentos alimentares muito necessários para a UNSC e as Colônias Internas.  No entanto, em 9 de setembro de 2549, uma frota Covenant volumosa retornou à Arcadia e glassificou o planeta. Os Arcadianos tentaram fugir a bordo de centenas de transportes, embora apenas um punhado tenha escapado com sucesso. Os Arcadianos sobreviventes acabaram se mudando para os campos de refugiados da UEG nas dunas do sul da Terra Ciméria, em Marte.

Pós Guerra

Após a Guerra Humano-Covenant, Arcadia tornou-se o local de várias operações de saqueamento empreendidas por Kig-Yar. A UNSC, em resposta, lançou a Operação: O AZUL ORIENTAL, que envolveu não só a vigilância dessas atividades, mas também o mapeamento de novas rotas potenciais de slipspace de e para o planeta; O spartan Jameson Locke participou desta operação. Em janeiro de 2557, o navio Ace of Spades passou pela Arcadia glassificada a caminho do planeta vizinho de Laconia, em busca da Radiant Perception, que caiu em Lacônia depois da Batalha de Arcadia, anos antes.Depois de recuperar um  registro da Radiant, a tripulação da Ace escondeu-se brevemente das forças perseguidoras do remanescente do Covenant de Jul’Mdama.

Topografia

Arcadia é um planeta tropical que orbita a estrela Procyon, uma vez famosa por suas florestas densas e exuberantes e selvas que cobriam a maior parte da superfície do mundo. As massas de terra da Arcadia foram divididas em seis continentes designados: Eire, Pacifica, Mu, Caledonia, Lemuria e Avalon. Mesmo antes dos humanos colonizarem o planeta, a Arcadia já mantinha ambientes e recursos naturais adequados à habitação humana, não exigindo medidas agressivas de terraformação.  A superfície de Arcadia foi amplamente inexplorada além dos assentamentos limitados e zonas turísticas da colônia, impedindo a descoberta das ruínas do Forerunner no planeta por um longo período de tempo. A água nas selvas de Arcadia provavelmente contém muitas bactérias que causam doenças; Cadmon Lasky contraiu diarreia depois de beber um bocado de água do rio. 

Depois que o planeta foi descoberto pelo Covenant em setembro de 2549, a superfície exuberante de Arcadia foi reduzida a cinzas. Não havia bolsões de cor no planeta, pois o Covenant não tinha sido cuidados com a flora e fauna do planeta, criando um brilho que contrastava com a superfície, agora cinza, de Arcadia.

Um pouco maior que a Terra, o planeta tem um diâmetro de 13.019 quilômetros (8.090 milhas). Arcadia tem uma gravidade aproximada de 1,02 G, com uma temperatura média na superfície variando de 3 ° C a 37 ° C (37 ° F a 98,6 ° F). Considerado como atmosférico tropical, a atmosfera de oxigênio-nitrogênio da Arcadia tinha uma pressão atmosférica de 1,3 atm.

Governo

Arcadia era uma colônia exterior administrada pela UEG. A colônia foi dividida em quarenta e duas regiões provinciais, a maior das quais era a capital metropolitana da cidade de Pirth,  localizada no continente Eire. Outras grandes cidades em Arcadia incluíam Abaskun, Daylam e Saqsin. A Patrulha Arcadica serviu como força policial da colônia. A UNSC manteve Fort Deen na colônia,  enquanto a ONI tinha suas próprias instalações nas selvas de Arcadia. No início de 2531, a colônia tinha uma população de 2.998.230. Após o ataque do Covenant, a maioria dos Arcadians abandonou seu mundo natal, embora muitos tenham retornado nos anos seguintes e tenham se estabelecido em Abaskun, e mesmo que a cidade mantivesse um governo,  a colônia era considerada sem lei e anacrônica.

Como muitas colônias externas, Arcadia foi explorada por seus recursos naturais. O planeta foi rapidamente explorado para fins recreativos, tornando-se um destino turístico popular. Descrito como um “paraíso turístico”, Arcadia tornou-se famoso por seus safaris e outras instalações recreativas, com naves de cruzeiro em trânsito constante entre a colônia e a Terra.  Devido ao ambiente fértil do planeta, a colônia logo teve uma grande indústria agrícola, fornecendo alimentos para outras colônias da Terra, mesmo depois que o Covenant atacou pela primeira vez, os Arcadians remanescentes em Abaskun continuaram a plantar e cultivar , apegando-se ao seu comércio e fornecendo a UNSC os suprimentos necessários.

Arcadia também foi o lar de três elevadores espaciais, bem como um complexo de refinaria orbital que foi destruído durante o primeiro ataque  Covenant. A Lethbridge Industrial também mantinha instalações na Arcadia, uma das quais continha arquivos de design para a própria variante da corporação do HRUNTING Mark III Cyclops. Entre outras exportações, o planeta era conhecido pelo champanhe Procyon, uma luxuosa safra favorecida por Robert Watts.

Cultura

Os Arcadianos eram considerados pessoas pacíficas e prósperas.  Os habitantes da colônia haviam explorado apenas uma parte relativamente pequena do planeta; a criação do Deep Space Research Array na órbita de Arcadia levou alguns a apontar a ironia de que os Arcadianos sabiam mais sobre a galáxia do que sobre as densas florestas e selvas de seu próprio planeta. A população parecia ser leal à UEG, mesmo depois do primeiro ataque Covenant.

Fontes

Halo Nation

Halopedia



Comentários