O Minister of Discovery foi um San’Shyuum que recebeu o título de Minister. Até o momento de sua morte em 2552, contava 1300 revoluções. Ocupou seu cargo ministerial por 214 revoluções.
Em 2552, o Minister of Discovery foi responsável pelo desbloqueio das vedações de uma instalação de contenção do Flood na Instalação 04, enquanto estava seguro, a bordo de sua nave. Isso resultou nas mortes, tendo sua equipe consumida dentro da instalação, além do surto de Flood durante a Batalha da Instalação 04.
Quando o Flood invadiu a High Charity, o Minister se entrincheirou dentro de seus aposentos, tentando escapar do parasita. Durante suas últimas horas, escreveu uma confissão nas paredes de seu quarto, expressando seu pesar pelas falhas e mentiras que ele e seu povo cometeram, acreditando na pequena chance de que ela pudesse ser lida pelas futuras gerações. Uma vez terminada a sua confissão, destrancou as portas de seu quarto, permitindo a entrada do Flood, que consequentemente, o mata.
O nome Minister of Discovery, como o da maioria dos Prophets, é contrário à sua verdadeira natureza. Por décadas ele ajudou a suprimir a verdade sobre os motivos que levaram o Covenant a iniciar sua campanha genocida contra a humanidade. Quando finalmente se arrependeu de suas ações, sua última vontade e testamento foram presumivelmente perdidos no momento em que a cidade foi destruída por John-117, para nunca mais ser encontrada novamente.