Este Hierarca não identificado foi um dos High Prophets do Covenant em meados do século 22.
Este Hierarca convocou uma audiência com o então atual Arbiter Fal ‘Chavamee, que acreditava que os Sangheili tinham abandonado sua honra durante o seu serviço ao Covenant; mais explicitamente, ‘Chavamee se recusou a reconhecer a religião do Covenant. O Hierarca exortou ‘Chavamee a retratar seus pontos de vista, mas o Arbiter afirmou desafiadoramente que a Grande Jornada, a pedra angular da fé Covenant, era uma mentira. Depois que a audiência terminou, o Hierarca declarou ‘Chavamee, um herege, e recrutou o membro do clã do Arbiter, Haka, para matar seu líder de clã.
Haka despachou uma equipe de assassinos para matar o Arbiter, embora ‘Chavamee esperasse esta reviravolta e os matasse. Haka então coagiu Roh, um dos amigos mais próximos de Fal, a matar a esposa de Fal, Han. Depois de descobrir a traição de Haka, Fal derrotou um grande destacamento militar Covenant que havia sido enviado para matá-lo, depois duelou Haka sobre uma estrutura Forerunner; ambos duelistas foram mortos. Após a morte de Chavamee, o Hierarca declarou que o título de Arbiter, anteriormente um distintivo de honra, seria a partir de então um sinal de vergonha.
Aviso: As seguintes informações são conjecturas e não representam necessariamente informações oficiais.
Em o Duelo, o Hierarca se assemelha ao Prophet of Truth. Ele é creditado como tal na versão em japonês do episódio. Isso pode sugerir que ele era o homônimo do último Prophet, como os hierarcas escolhiam seus nomes de reinado de um dos seus antecessores. No entanto, como ele é simplesmente creditado como “o Prophet” na dublagem em Inglês do episódio, esta teoria é de canonicidade duvidosa. Seu traje em Halo 2: Anniversary é marcadamente diferente, consistindo em uma túnica roxa de uma só peça; um esmeralda verde, coroa semelhante a um chifre; e um display de ombro mais simples e mais angular.