Cethegus era um Chieftain Jiralhanae do Covenant que liderou sua matilha durante a Guerra Humano-Covenant.
Tornando-se o Chieftain de sua matilha após escalar as fileiras da sociedade Jiralhanae, Cethegus liderou seu bando por décadas. Durante sua carreira, ele superou mercenários Kig-Yar e serviu em numerosas batalhas através de colônias humanas durante a Guerra Humano-Covenant. Quando o Grande Cisma surgiu em 3 de novembro de 2552, Cethego seguiu de bom grado o San’Shyuum em sua traição aos Sangheili. No entanto, após o desaparecimento do Chieftain Jiralhanae Tartarus na Instalação 05 nas mãos do Arbiter Thel ‘Vadam, um vácuo de poder foi deixado para trás, que Cethegus procurou ocupar.
Em 11 de dezembro de 2552, Cethegus e seu bando estavam entre as forças do Covenant trazidas para a Instalação 00, ao lado da frota do High Prophet of Truth. Quando a Batalha da Instalação 00 começou, Truth moveu-se para iniciar a Grande Jornada, disparando a Matriz Halo enquanto o Covenant tentava destruir as forças humanas e Sangheili. Quando o Arbiter e o Spartan-II Master Chief Petty Officer John-117 deixaram o Cartógrafo, Cethegus e os membros de sua matilha foram atacados. Encontrando o Spartan no Cartógrafo, Cethegus despachou vários de seus Stalkers Jiralhanae para eliminar John-117 enquanto ele recuava. Cethegus se reagrupou com os Jiralhanae Jumpers de sua matilha, onde trocou comunicações com Truth. Enquanto isso, o Spartan matou os Stalkers e moveu-se para a posição de Cethegus. Quando John se aproximou dos Jiralhanae, Truth ordenou que Cethegus matasse o próprio Spartan, ao qual o Chieftain concordou prontamente. Acreditando que ele iria ascender ao título de Chieftain dos Jiralhanae por matar o Spartan, Cethegus atacou John sozinho com seu martelo de gravidade Type-2. No entanto, John finalmente conseguiu matar Cethegus. O resto da matilha do Chieftain, flanqueada por atiradores Kig-Yar, infrutiferamente, tentou vingar seu comandante.
Cethegus era um Jiralhanae dedicado à religião do Covenant e um seguidor leal do San’Shyuum. Com seu tempo como Chieftain, ele liderou seu bando com convicção fervorosa e fama de renome. Um oportunista Jiralhanae, Cethegus escalou agressivamente as fileiras da sociedade Jiralhanae com uma mistura de astúcia e sede de sangue. No entanto, depois de obter o título de Chieftain, Cethegus descobriu que outras oportunidades de avançar lhe escapavam. Após a morte do Chieftain Jiralhanae Tartarus, o vácuo de poder resultante finalmente criou um caminho para Cethegus subir. Depois que o High Prophet of Truth ordenou pessoalmente que ele matasse o Spartan John-117 em um único combate, Cethegus viu como sua hora divina, acreditando que ele iria avançar para a posição que Tartarus ocupou uma vez se ele tivesse sucesso.