Vorenus era um Jiralhanae no Covenant Military. Ele fazia parte do bando do Chieftain Maccabeus, que operava o cruzador Rapid Conversion. Vorenus era mais alto e mais musculoso do que Maccabeus, e possivelmente era um amigo íntimo do Comandante, perdendo apenas para Tartarus, sobrinho do Chieftain. Usava uma armadura de cor azul.
Vorenus fazia parte da matilha de Maccabeus e serviu no cruzador Covenant Rapid Conversion. Vorenus e Licinus frequentemente serviam como guarda-costas pessoais de Maccabeus.
Depois de recuperar o diácono Dadab e Huragok Lighter Than Some, a tripulação da Rapid Conversion descobriu a colônia agrícola humana de Harvest no sistema Epsilon Indi. Maccabeus fez a avaliação do planeta com as naves Luminary mostrando milhares de relíquias, mas o devoto Chieftain ficou chocado ao saber que Dadab acreditava que havia um oráculo localizado no planeta. Após um violento encontro com os Kig-Yar, os humanos em Harvest enviaram uma mensagem à tripulação da nave, detalhando que queriam paz e desejam dar aos aliens uma oferta de paz.
Vorenus foi um dos primeiros representantes oficiais do Covenant a se encontrar com os humanos. Vorenus acompanhou Maccabeus e Licinus até a superfície de Harvest na tentativa de criar um tratado de paz com os humanos. As negociações fracassaram quando o Unggoy Yull, liderado por Tartarus, ficou nervoso, quebrou a hierarquia, atacou prematuramente um grupo de milicianos e matou Osmo. Na confusão, Vorenus matou o Procurador Geral Rol Pedersen e depois voltou para um Spirit Type-25 com os outros, onde Vorenus e Maccabeus trataram os ferimentos de Licinus.
Vorenus mais tarde acompanhou Tartarus para explorar a plataforma orbital de Harvest, Tiara. Os dois Jiralhanae permaneceram na estação brevemente, tempo suficiente para ter certeza de que era desprovido de vida humana. Eles deixaram Dadab no comando de sessenta Unggoy na estação para protegê-lo de soldados humanos.
Durante a batalha, Vorenus participou do cerco em Gladsheim. Durante o engajamento, manuseou as armas de um Spirit, enquanto Calid pilotava, para destruir prédios e matar civis na cidade. Ele liberou um grupo de Yanme’e do Spirit para causar mais estragos na cidade. Maccabeus foi ferido quando foi atingido pelo Warthog M12 LRV do Sargento Avery Johnson, Vorenus colocou uma tala magnética no Chieftain. Quando Vorenus, Calid, os Yanme’e restantes e Maccabeus ferido retornaram ao cruzador, eles descobriram que os Yanme’e que não participaram do engajamento estavam tentando matar Lighter Than Some por “roubar” suas responsabilidades de engenharia. Os Yanme’e de Gladsheim rapidamente se juntaram ao ataque. Vorenus e Tartarus tentaram defender o Huragok dos Yanme’e enfurecidos e foram capazes de subjugá-los. Mais tarde, um Ponder mortalmente ferido usou um falso Oráculo para atrair a Rapid Conversion para a mira do Mass Driver da colônia. A Spirit deixou quatro novos Choppers Type-25 – dois deles eram dirigidos por Tartarus e Vorenus – dentro do shopping Utgard, no local de Ponder. O Jiralhanae se aproximou de Ponder e o moribundo capitão lhes entregou um holo-pad. Com os alienígenas distraídos, AI Loki disparou o Mass Driver na Rapid Conversion. Irritado, Tartarus matou Ponder. A nave foi desativada após dois disparos e caiu em Utgard. Tartarus ordenou que Vorenus conduzisse os outros dois Jiralhanae ao Mass Driver de Harvest para desativá-lo, enquanto Tartarus retornou a nave Spirit para retornar à Tiara.
Mais tarde, Vorenus chegou ao complexo do reator Harvest e atacou o sargento Nolan Byrne e vinte voluntários do Segundo Pelotão em seu Chopper Type-25. Vorenus perseguiu Byrne quando ele recuou para dentro do complexo com vários milicianos. Os Jiralhanae atacaram Vallen com seu Chopper e perseguiram os humanos dentro do complexo em direção ao data center de Loki. Ele matou Habel e Jepsen com um Spiker, mas Byrne conseguiu prendê-lo em um lado da porta. Usando granadas e um pouco de força, Vorenus abriu a porta e agarrou Byrne. Vorenus quebrou o nariz e a mandíbula do sargento, enquanto as forças da milícia cercaram os dois. Stisen ordenou a milícia a cessar fogo para evitar atirar em Byrne, enquanto Vorenus o usou como refém. Vários JOTUNs encontraram o caminho para a batalha, surpreendendo Vorenus, que então soltou Byrne. A Milícia Colonial aproveitou a chance para derrubá-lo.