O AV-14 Hornet, conhecido formalmente como AV-14 Attack VTOL, é um veículo de assalto e transporte de tropas da UNSC.
O Hornet é um veículo de decolagem e pouso vertical (VTOL em inglês) que está em uso pelas forças humanas desde o período da Insurreição, sendo os primeiros registros de seu uso em combate no ano 2524. Ele serve como principal aeronave de apoio aéreo para ataque, busca e reconhecimento de campo pelas tropas da UNSC. O Hornet foi projetado para uso dentro de atmosferas e, como tal, não pode ser lançado do espaço diretamente para o campo de batalha, como o Pelican, por exemplo. Isso faz com que a maneira mais fácil de se lançar o Hornet seja a partir de uma base aérea terrestre, e não de uma nave, diferenciando-se assim da maior parte das aeronaves humanas.
A parte central do AV-14 Hornet consiste em um cockpit para um piloto e uma seção traseira, estendendo-se em aproximadamente um metro. Alguns modelos variantes apresentam uma configuração de assentos duplos, permitindo que um segundo passageiro opere os sistemas de armas ou de navegação da aeronave. No topo desta seção traseira, há um conjunto de asas, cada uma com um motor avançado de turbina montados nas suas extremidades, fornecendo o principal meio de propulsão do Hornet. A parte da frente do Hornet contém um sistema de mira e designação de alvos que inclui câmeras e sensores. Em cada lado do cockpit há plataformas de salto que também funcionam como apoios de aterrissagem. Essas plataformas permitem que até mais quatro pessoas sejam transportadas.
Embora o AV-14 Hornet sirva principalmente como uma aeronave de ataque, como a maioria dos veículos UNSC, seu uso é flexível. Ele pode ser, e já foi, configurado para uma função específica em tempos de guerra, ganhando fama entre os soldados humanos como um veículo multiuso. Por exemplo, alguns AV-14s são modificados para atuarem exclusivamente como transportes de tropas. Estes Hornets não possuem o Sistema de Lançamento de Munições Guiadas Classe-2 (mísseis), normalmente equipado no modelo padrão, para melhorar sua velocidade no ar.
O Hornet é armado com sistemas de armas anti-infantaria e anti-veículo. O AV-14 pode ser configurado com um entre dois sistemas anti-infantaria existentes. A primeira configuração contém dois canhões rotativos de cano triplo de tiro. Estes ficam localizados em ambos os lados acima do cockpit nas bordas das asas. As armas disparam sincronicamente, e podem se mover em curtas direções, sem afetar o padrão de vôo do Hornet. O segundo é um canhão único de alimentação automática GUA-23/AW, montado no nariz da aeronave e que dispara munição .50 milímetros BMG.
O sistema anti-veículo é composto por dois Sistemas de Lançamento de Munição Guiada Classe-2 (mísseis) que são montados na parte inferior do Hornet, ao lado das plataformas de salto da aeronave. Quando disparado, cada canhão dispara um único míssil. Assim como o sistema de mísseis LAU-65D / SGM-151, o GMLS de classe 2 do Hornet é capaz de travar sua mira em um alvo. Além disso, o Hornet pode ser armado com dois disparadores de mísseis extras para combater projéteis guiados por radar.
Modificado pela tripulação da UNSC Spirit of Fire para os conflitos contra a facção dos Banished na Ark, este modelo é usado para reconhecimento de combate e ataques surpresa em alvos de alta prioridade. O AV-14B está armado com canhões automáticos médios que são eficazes contra todos os tipos de alvos e são particularmente letais contra veículos leves. Ele possui um chassi modificado que é consideravelmente menos aerodinâmico que o do modelo básico.
Uma variante de apoio aéreo do AV-14 utilizada pelo Departamento de Polícia de Nova Mombasa. Esta variante é pintada em preto e branco e tem luzes azuis e vermelhas para se assemelhar às viaturas terrestres da polícia local.
O AV-14 Hornet é conhecido por sua eficiência em situações de combate. Sendo multifuncional, o veículo pode ser utilizado em uma ampla gama de missões sem grandes problemas. Em seu papel como aeronave de ataque, o AV-14 é muito eficaz em caçar e destruir veículos blindados com relativa facilidade. Seus mísseis Classe-2 GMLS podem derrubar a mais resistente blindagem Covenant em apenas alguns ataques, tornando-se por isso a principal escolha da UNSC para ataques a tanques Wraiths, além do AV-22 Sparrowhawk. Sua capacidade de atacar infantaria também torna o AV-14 uma aeronave ofensiva e defensiva; os canhões rotativos de cano triplo podem destruir alvos menores fortemente blindados e protegidos com pouco esforço, e sua capacidade de se posicionar em posição estacionária para abater inimigos enquanto outra embarcação maior resgata a infantaria também permite que ele desempenhe seu papel de aeronave de apoio. O grande poder de fogo do Hornet é bastante importante para que ela escolte outras aeronaves que poderiam ser frágeis contra disparos inimigos em territórios hostis. Seu papel como aeronave de apoio também é reforçado por sua capacidade de inserir facilmente pequenas equipes de ataque em situações de combate, próximo ou atrás das linhas inimigas.
Enquanto o AV-14 Hornet possui uma grande variedade de uso e vantagens, sua maior fraqueza é sua blindagem leve – tornando-o suscetível a abatimento de qualquer ataque vindo de armas mais pesadas. Embora o Hornet seja bastante ágil, ele não tem a capacidade de manobra do D77-TC Pelican e do AV-22 Sparrowhawk, o que ocasionalmente pode ser um problema durante o combate. A infantaria de fora do veículo também corre o risco de ser atingida pelo fogo inimigo, já que eles não têm proteção alguma, e é por isso que o AV-14 Hornet é frequentemente utilizado para inserir pequenas equipes de ataque, mas não para extraí-las em operações de combate. O risco dos soldados serem vítimas de disparos antiaéreos do inimigo exige o uso de aeronaves com blindagem mais pesada, como o D77-TC Pelican ou o UH-144 Falcon para operações de extração.