Yayap foi um inteligente Unggoy que viveu durante a 9ª Era da Reclamação. Ele se destacou durante a Batalha da Instalação 04.
Yayap nasceu no planeta natal dos Unggoy, Balaho, cheio de metano, para o qual ele sempre sonhava em voltar. Antes de servir na Fleet of Particular Justice, Yayap viveu nos distritos inferiores de High Charity, onde serviu aos Sangheili como sentinela. Na 9ª Era da Reclamação, Yayap era um Unggoy Major designado para uma unidade sonolenta de Unggoy na Fleet of Particular Justice, comandando outros de sua raça, incluindo seu amigo Gagaw. Yayap era primo de Bapap, um dos primeiros membros do Covenant a encontrar a humanidade em Harvest.
Durante o embarque a UNSC Pillar of Autumn, Zuka ‘Zamamee, um Operações Especiais Sangheili, foi incapacitado por uma bala na lateral de sua cabeça pelo SPARTAN John-117. Yayap e outros Unggoys encontraram-no ainda vivo e decidiram trazê-lo de volta aos naves de embarque para que pudessem escapar da luta a bordo da Pillar of Autumn e viver.
Depois que Zuka ‘Zamamee recuperou a consciência, ele decidiu transferir Yayap para ser seu assistente pessoal, como o seu próprio foi morto durante a luta a bordo da Pillar of Autumn. Yayap estava compreensivelmente menos exultante nessa troca de mãos, porque Sangheili era notório por não se importar com suas próprias vidas e menos ainda pelas vidas daqueles que estavam sob sua responsabilidade. Yayap foi então promovido a um Special Operations Unggoy. Ele, como todos os outros Unggoy, teve que se referir a todos os Sangheili, incluindo Zuka ‘Zamamee, usando o honorífico’ Excelência ‘.
Zuka ‘Zamamee mais tarde foi perante um pequeno Conselho situado no Halo para pedir permissão para matar o humano especialmente blindado que foi o único responsável por dezenas de mortes do Covenant. Seu pedido foi negado. No entanto, após um ataque de embarque, o capitão Jacob Keyes foi salvo e Master Chief matou várias centenas de guerreiros Covenant. Seu pedido foi então reconsiderado e concedido.
Yayap então seguiu Zuka ‘Zamamee para o centro de segurança do Cartógrafo Silencioso, onde ele tentou matar Master Chief usando um par de Mgalekgolo e alguns Unggoy sob o comando de Yayap. No entanto, um dos Unggoy, Linglin, entrou em pânico e acidentalmente atirou em um dos Mgalekgolo nas costas, permitindo que Master Chief superasse a força. Yayap escapou por pouco da morte quando Zuka ‘Zamamee o puxou para um compartimento de carga. Yayap foi então usado como isca para o próximo plano de Zamamee. Ele foi espancado e colocado ao lado de um Ghost destruído em um caminho onde soldados humanos em patrulha o encontrariam, carregando alguma comida para parecer que ele era um desertor ou uma patrulha solitária que havia caído, garantindo que ele não seria morto pelos humanos. Ele foi então capturado pela Primeira-Tenente Melissa McKay e, sem saber, carregou um transmissor que ele ativou uma vez que viu o Chief, permitindo que Zuka ‘Zamamee e o Field Master Noga ‘Putumee aterrissem forças na base humana. O ataque foi uma perda, forçando ‘Zamamee a chegar a uma conclusão; encontre o humano com a armadura especial, ou morra, como Soha ‘Rolamee tinha feito.
Zamamee libertou Yayap do cativeiro e disse-lhe para levá-lo ao humano. Yayap mentiu e disse a Zamamee que o humano tinha sido encarregado de vigiar Banshees capturados. Como Yayap e Zuka ‘Zamamee continuaram na aeronave, eles foram atacados por humanos. No meio da batalha, o rifle de plasma de Zamamee superaqueceu e estava prestes a morrer até ser salvo por Yayap. Eles seguiram para os Banshees e os acharam desprotegidos. Na verdade, desconhecido para eles, Master Chief havia rapidamente vindo da Sala de Controle para a Alpha Base, onde ele havia sido visto por Yayap. O Chief tirou três horas para dormir e fez uma refeição rápida, até sair para procurar o capitão Jacob Keyes. Zamamee ficou furioso com Yayap por ter mentido, e quando ele perguntou por que Yayap lhe disse que o humano com armadura especial estava guardando os Banshees, Yayap simplesmente disse a ele: “Você pode voar com um desses, e eu não posso.” O Sangheili ameaçou matar o Unggoy e jogar seu corpo para fora do penhasco, e então Yayap segurou uma pistola de plasma na cabeça de Zuka ‘Zamamee e ameaçou-o para convencê-lo.
Eles então viajaram para o local do acidente da Pillar of Autumn para que Yayap pudesse obter um suprimento de metano. ‘Zamamee e Yayap criaram um plano para que’ Zamamee tomasse um nome de comando KIA Sangheili e se reportasse ao local do acidente. Aqueles no local designaram ‘Zamamee e Yayap para inspecionar carga e comandar um grupo de Kig-Yar. Como Zamamee estava com medo de que alguém o reconhecesse, Yayap comandou principalmente os Kig-yar. A princípio, os Kig-Yar ficaram revoltados com a ideia de estar sob seu comando, chamando-o de “sugador de gás”, mas suas mentes mudaram depois que seu líder, Bok, foi morto por um grupo de Flood que foi contido depois graças a Yayap. Ele foi promovido, em seus olhos, a Jackal honorário.
Yayap foi então designado para monitorar as comunicações de Zuka ‘Zamamee quando o Master Chief foi visto a bordo da nave. Depois de guiar ‘Zamamee para garantir a posição de Master Chief para matá-lo, sabendo que todos na Pillar of Autumn morreriam, ele empacotou um dia de comida e um tanque de metano em um Ghost, pilotou o veículo para fora do local do acidente, indo para longe nas colinas e encontrou a paz.
Seus momentos finais foram quando ele se virou e viu explosões em erupção na nave. Ele provavelmente foi incinerado na explosão da Pillar of Autumn, que causou a destruição da Instalação 04. Durante a destruição do Halo, a gravidade e a atmosfera teriam sido destruídas com ele. Como resultado, Yayap, ou seus restos, teriam sido esmagados pelo vácuo e pela pressão.