Kwassass era um Unggoy estacionado no Supercarrier Sublime Transcendence perto do começo do Grande Cisma em novembro de 2552.
Durante sua juventude em Balaho, Kwassass desenvolveu um medo e ódio pelo frio, quando viu muitos amigos e familiares congelarem até a morte.
Ele e sua tribo tinham treinamento na interpretação da fala humana com a finalidade de transcrever comunicações humanas interceptadas; no entanto, eles foram proibidos de ler a escrita humana. A bordo do Sublime Transcendence, ele estava encarregado da manutenção no armazém subdeck K. Ele frequentemente trocava fitas humanas capturadas com outros membros da tripulação. Após a queda de Reach, o equipamento de mineração usado pelo Covenant para escavar Castle Base em Reach foi colocado no subdeck K e tornou-se responsabilidade de Kwassass garantir que ele fosse consertado e reformado. Ele considerou essa tarefa – que ele acreditava exigiria seis meses, mesmo com os esforços combinados de toda a tribo Unggoy vivendo no subdeck K – uma tremenda responsabilidade, mas também uma oportunidade significativa.
Vários meses depois, quando a nave passou por Joyous Exultation com o resto da Frota Combinada de Righteous Purpose, Kwassass foi à procura de rumores de benzeno dentro do Setor de Armazenamento Três, entre um monte de equipamentos sendo estudados por um número de Huragok e descobriu um NOVA bomb. Alheio ao propósito do objeto, ele começou a examiná-lo ainda mais. Usando o painel de controle destacado para o dispositivo, Kwassass conseguiu ativar uma gravação de uma ameaça do Almirante Whitcomb. Depois de ouvi-lo várias vezes, ele tinha uma vaga compreensão do que significava, embora não compreendesse plenamente a mensagem. No entanto, a energia do painel de controle se apagou, despertando interesse no Huragok próximo para consertá-lo e dar-lhe energia.
Kwassass foi o único indivíduo perto da NOVA bomb a reconhecer a ameaça e tentou remover o painel para desativar a bomba novamente, mas não conseguiu passar pelo Huragok que havia se aglomerado ao redor dele antes que a bomba fosse detonada. Isso obliterou a Sublime Transcendence e quase todos as naves da Frota Combinada de Righteous Purpose, juntamente com a Joyous Exultation devastada, e destruindo sua lua Malhiem.