Tem Bhetek

Rodrigo R. da Silva, 25 de dezembro de 2018

Tem’Bhetek, comumente conhecido como Tem, era um Prelate Covenant do Ministry of Preparation San’Shyuum. Servindo diretamente ao Minister of Preparation, Tem era um dos guerreiros mais poderosos entre os Prelates, promovendo os planos do High Prophet of Truth de remover os Sangheili do Império Covenant. No alvorecer do Grande Cisma, em novembro de 2552, Tem e seus companheiros Prelates lideraram as forças Covenant contra os Sangheili. No entanto, a queda subsequente de High Charity resultou na morte da família de Tem e deixando-o como o único Prelate sobrevivente.

Após a Guerra Humano-Covenant, Tem e o Minister of Preparation buscaram vingança contra as Espadas de Sanghelios, a quem ele culpou pela morte de sua família, particularmente Rtas ‘Vadum, que liderou as forças Sangheili sobre High Charity. Por fim, a perseguição de Tem por vingança o levou a descobrir a traição do Minister constatando que Vadum não era responsável pela morte de sua família, o que levou o Prelate a se sacrificar para ajudar Vadum e seus aliados.

Biografia

Vida e Carreira Ministerial

Tem’Bhetek viveu em High Charity, a cidade sagrada do Covenant. Tem nascera de uma linhagem que se tornou grande demais devido ao excesso de reprodução. Devido à população limitada do San’Shyuum, Tem foi colocado no Roll of Celibates para impedir que seus genes fossem transmitidos. No entanto, Tem foi selecionado pelo Ministry of Preparation para ser  um Prelate supersoldado. O Minister of Preparation, Boru’a’Neem, levou Tem e os colegas Prelates aos Ministry’s Sacred Promissory , onde as máquinas Forerunner modificadas alteraram seus genes e aumentaram suas capacidades físicas e mentais. Depois dos aprimoramentos, Tem e os outros Prelates passaram por intenso treinamento na Sacred Promissory, onde aprenderam a controlar suas habilidades.  Algum tempo depois, Tem pôde pedir sua remoção do Roll, inclusive combinando com uma San’shyuum adequada para reprodução: Yalar’Otan’Elat. Os dois se apaixonaram e viveram juntos em uma torre nos distritos inferiores. No entanto, a carreira de Tem como Prelate muitas vezes o fazia servir longe de High Charity. Yalar acabou engravidando dando um filho a Tem.

Sob as ordens do High Prophet of Truth, Tem e seus companheiros Prelates foram designados a bordo de naves de guerra Covenant mais antigas, confiados a Chieftains Jiralhanae particularmente leais e seus clãs para ajudar na emergente guerra contra humanidade por volta de 2525. Oficialmente, Prelates eram Conselheiros técnicos para os Jiranhanae treinando-os para usar suas naves recém-adquiridas, embora na verdade eles foram encarregados por Truth de reabastecer as naves de guerra excedentes e treinar os Jiralhanae, preparando-os para a inevitável traição do Hierarca aos Sangheili. Tem foi designado para o CRS- Class Light Cruiser Spear of Light, onde passou muitos anos treinando para a batalha contra os Sangheili, muitas vezes fazendo viagens até High Charity. Durante uma das muitas missões de treinamento Prelate, a Spear of Light viajou para a colônia fronteiriça Sangheili de Duraan, lá a instável estrela de Duraan emitia uma interferência solar que fez com que o energy shielding do cruzador se esgotasse. O Prelate tomou nota disso e procurou aplicá-la no futuro. Após a destruição do Halo Installation 04 em setembro de 2552, os Sangheili foram culpados pela perda do anel sagrado e caíram em desgraça entre o Covenant, levando Tem e os outros Prelates a aparentemente redobrar seus esforços.

Grande Cisma

Em 3 de novembro de 2552, quando High Charity estava em órbita sobre a Halo Installation 05, o Prophet of Truth deu a ordem para o Covenant eliminar os Sangheili. Na época, Tem e outros Prelates estavam a bordo de suas naves e prontamente engajaram as frotas Sangheili em combate quando o Grande Cisma começou. Pouco antes disso, a Spear of Light recebeu a tarefa de apoiar a CAS- Class Assault Carrier Eternal Reward, com tripulação Sangheili, juntamente com outros dois cruisers controlados pelo Prelate e cinco destróieres tripulados por Jiralhanae. Tem levou as oito naves para atacar a Eternal Reward; enquanto o Carrier foi capaz de destruir todos os seus atacantes, com exceção da Spear of Light, a Eternal Reward foi seriamente danificada e sua tripulação foi forçada a abandonar a nave antes que o Carrier fosse destruído. Posteriormente, a Spear of Light foi capaz de destruir ou desativar mais seis naves Sangheili, duas dos quais eram cruisers de classes maiores. Enquanto os Prelates tiveram sucesso em liderar um ataque surpresa contra os Sangheili, a fragata infectada pelo Flood, UNSC In Amber Clad, subitamente entrou em High Charity e o Flood rapidamente começou a se espalhar por toda a cidade. Vários Prelates se retiraram da batalha para ajudar na evacuação dos San’Shyuum da cidade, pois o Covenant foi forçado a entrar na defensiva.

A evacuação de San’Shyuum embarcou em naves e fugiu da batalha e, inicialmente, os Sangheili permitiram que as naves fugissem enquanto tentavam conter o Flood. No entanto, quando o Flood começou a se espalhar para o setor de docas de High Charity, o Comandante de Operações Especiais Rtas ‘Vadum do Assault Carrier Shadow of Intent ordenou a destruição de todas as naves que fugiam de High Charity para evitar que o Flood se espalhasse ainda mais. A Shadow of Intent tornou-se a flagship da frota Sangheili e liderou a quarentena da cidade, impedindo que qualquer San’Shyuum escapasse. Tem e os restantes Prelates criaram um plano para engajar e sobrecarregar o Assault Carrier com vários cruisers à medida que as naves acompanhantes do carrier fossem despachadas para outro local, embora os Prelates não tivessem naves suficientes em sua frota para realizar isso. Como Tem começou a considerar o status de sua família, ele recebeu o chamado do Minister of Preparation para resgate de High Charity. A Spear of Light foi retirada da batalha e o cruiser atracou em High Charity. Enquanto esperava a chegada do Minister, Tem contatou a família, mas não recebeu resposta. Enquanto pensava em abandonar seu posto para procurar por sua família, o Minister e seus guardas de honra chegaram. Tem perguntou ao Minister se ele tinha ou não a chance de salvar sua família; o Minister, procurando escapar de High Charity para sobreviver, mentiu ao Prelate dizendo que os distritos inferiores haviam sido invadidos pelo Flood e que nenhum outro San’Shyuum teria sobrevivido. Na realidade, a família de Tem provavelmente ainda estava viva. Após a insistência do Minister, eles retornaram à Spear of Light e deixaram o sistema, rompendo o bloqueio Sangheili que havia detido dezenas de outras naves San’Shyuum. A Spear of Light então se encontrou com o sobrevivente do San’Shyuum, embora a família de Tem não estivesse entre eles. Em troca de salvar sua vida, o minister prometeu ajudar Tem a se vingar dos Sangheili e, em especial, ‘Vadum, como Tem o culpou pela morte de sua família”.

Vingança contra ‘Vadum

Com o fim da Guerra Humano-Covenant resultando no colapso do Império Covenant, Tem e o Minister trabalharam para se vingar dos Sangheili, junto com a leal tripulação da Spear of Light de Jiralhanae’s e Yanme’e. Usando coordenadas obtidas em algum ponto durante a guerra de Truth, os dois San’Shyuum se separaram do resto de suas espécies e conseguiram localizar uma instalação Forerunner orbitando um planeta desabitado. Dentro da instalação, eles descobriram um protótipo menor da instalação Halo. Enquanto Tem apenas procurava vingança a ‘Vadum, o Minister pretendia capturar e usar a Shadow of Intent para transportar o anel para Sanghelios, onde ele então utilizaria o carrier para energizar o anel e erradicar toda a vida no sistema. Tomando os Jiralhanae a bordo da Spear of Light, Tem viajou para a colônia fronteiriça Sangheili Rahnelo com o objetivo de atacar o planeta e ganhar a atenção das Espadas de Sanghelios, o que levaria a ‘Vadum a viajar para o planeta para investigar. Ao chegar, a Spear of Light orbitalmente bombardeou o espaçoporto da colônia e os compostos de bastiões antes que o Prelate levasse a infantaria Jiralhanae à superfície do planeta. Enquanto engajava os moradores no maior assentamento de Rahnelo, Tem capturou o Kaidon Tulum ‘Juranai e seus dois filhos mais velhos.

Trazendo o Sangheili capturado de volta para a instalação, o Prelate testemunhou o minister testar o Halo nos prisioneiros. O teste foi bem sucedido e ‘Juranai e seus filhos foram desintegrados pelo protótipo Halo. Após o teste, o Minister teve o movimento para capturar ‘Vadum e a Shadow of Intent. Voltando a Duraan, Tem pretendia usar a interferência emitida pela estrela anã do planeta para desabilitar a blindagem de energia da Shadow of Intent, permitindo que ele executasse sua armadilha. Uma vez em órbita sobre o planeta, a Spear of Light foi avistada pelos habitantes, em grande parte indefesos, de Duraan. Tem permitiu que eles enviassem sinais de socorro para as Espadas de Sanghelios para levar ‘Vadum ao planeta. Três dias depois, a Shadow of Intent chegou a Duraan. A Spear of Light imediatamente destruiu o maior assentamento do planeta, levando a Shadow of Intent a atacar para evitar mais baixas. No entanto, a blindagem de energia e os armamentos de plasma do carrier foram ambos inutilizados pela interferência solar. A Spear of Light manobrou em direção a Shadow of Intent e, quando o cruiser passou de perto pelo carrier, Tem conduziu cinquenta Jiralhanae em pods de fuga. Os pods de fuga abandonaram a Spear of Light e foram direcionados para um hangar da Shadow of Intent. Entrando no assault carrier, Tem e seus Jiralhanae atacaram as forças Sangheili. Enquanto o Prelate pressionava para atacar Vadum na ponte, ele foi atacado por Rangers Sangheili, Ranger Stolt Unggoy  e Tul ‘Juran – a filha de Tulum’ Juranai que pretendia resgatar seu pai e irmãos depois que Tem os capturou. A maioria de seus Jiralhanae se engajaram com os Sangheili e Unggoy, enquanto o resto seguiu Tem em direção a ponte do carrier. Escapando do tiroteio, Tem e seus restantes Jiralhanae logo encontraram ‘Vadum e Blademaster Vul’ Soran perto do elevador primário de gravidade do carrier. Antes do Prelate poder avançar para Vadum, ele foi atacado por Stolt, Juran e vários Rangers. Tem ficou preso em um duelo com ‘Juran, onde ele revelou que sua família tinha sido morta. Ele conseguiu quase matar Juran com sua própria lança de energia, mas seu ataque foi bloqueado por Vadum. Oprimido por ‘Vadum, Tem tentou escapar para a ponte, mas ele fio nocauteado por Soran e Stolt.

Tem foi capturado e colocado em uma cela na Shadow of Intent, enquanto os restantes Jiralhanae foram mortos. A tripulação do carrier capturou a Spear of Light e analisou seu banco de dados de navegação, onde descobriram as coordenadas para a base de operações do Prelate – a instalação Forerunner. ‘Vadum interrogou Tem em um esforço para descobrir suas intenções. Quando Tem culpou ‘Vadum pela morte de sua família, o Sangheili insistiu que o Minister of Preparation havia mentido para ele e que sua família provavelmente ainda estava viva quando o Minister teve sua retirada da cidade. Decidindo viajar para as coordenadas para parar o plano do San’Shyuum, ‘Vadum tinha apenas uma pequena equipe a bordo da Shadow of Intent para realizar a operação. Chegando à instalação, ‘Vadum e a equipe levaram dois Phantoms Type 52 para viajar até a instalação, levando Tem junto com eles como reféns sob a vigilância de Stolt. No entanto, quando os dropships se aproximaram de seu destino, a instalação liberou um pulso que danificou os Phantoms e feriu vários Sangheili. Na confusão, Tem roubou uma pistola de plasma de um ferido Sangheili Ranger e usou a arma para ferir Stolt. Usando a pistola para destruir as amarras em seus tornozelos, ele então enganou ‘Vadum para atacar com sua espada de energia, o que levou o Sangheili acidentalmente a cortar as amarras nos pulsos de Tem. Usando os propulsores de sua armadura, Tem escapou do Phantom e viajou para a instalação.

Traição e Morte

Perseguido por ‘Vadum e’ Juran, Tem conseguiu entrar no hangar da instalação, onde encontrou o Minister e um grupo de Yanme’e. O Minister afirmou então que a instalação não era mais estável e que outro disparo do Halo poderia resultar em sua destruição. No entanto, o Minister revelou seu plano para que Tem transportasse o Halo a bordo da Shadow of Intent para usar em Sanghelios, o que resultaria em sua morte. Tem, não mais certo de sua confiança no Minister, pediu a verdade sobre o destino de sua família. O Minister admitiu que mentira e argumentou que havia sofrido uma perda maior do que a do Prelate, tendo perdido a Sacred Promissory. Com o Prelate se sentindo derrotado e vazio, revelou que havia adquirido mais San’Shyuum disposto a seguir suas ordens. Não tendo mais necessidade de Tem, ordenou que os Yanme’e abrissem fogo no Prelate. Como Tem foi gravemente ferido pelos Yanme’e, ‘Vadum e’ Juran de repente chegaram à instalação, tendo ouvido parte da conversa do San’Shyuum, e ferido mortalmente o Minister, que fugiu e tentou ativar o Halo para matar todos os que estavam por perto. Enquanto ‘Vadum e’ Juran enfrentaram os Yanme’e, Tem escapou da luta.

Depois que a maioria dos Yanme’e foram mortos e os sobreviventes buscaram desesperadamente abrigo na explosão que se aproximava do Halo, os Sangheili procuraram uma maneira de acabar com a ativação do Halo. Enquanto isso, Tem se arrastou até o poço que levava aos sistemas de energia da instalação e juntou uma bolsa de granadas de plasma de um Yanme’e morto. Vadum e Juran encontraram Tem, que admitiu ter mentido e indicou sua intenção de destruir a instalação. Os dois Sangheili fugiram da instalação e Tem largou a mochila de granadas no poço. Como a detonação resultante da mochila garantiu uma explosão que destruiu toda a instalação e todos os seus ocupantes restantes, os últimos pensamentos de Tem foram em sua esposa e filho.

Personalidade e Traços

Tem’Bhetek era um estrategista astuto e um guerreiro habilidoso, auxiliado pelos acréscimos ao seu estado mental e físico fornecidos pelo Ministry of Preparation do Covenant. Toda vez que Tem cometia um erro de cálculo, ele fazia uma anotação mental de seu erro como uma ferramenta de auto-aperfeiçoamento. Isso provou ser útil durante sua emboscada em Duraan, onde ele usou o conhecimento e a experiência de primeira mão que ele havia ganho anos antes da interferência criada pelo sol de Duraan para atrair a Shadow of Intent para uma armadilha. Tem era um crente no Covenant, embora tenha perdido sua fé na religião e em sua Grande Jornada após a Guerra Humano-Covenant. Após a destruição do Covenant, o Minister of Preparation assegurou ao Prelate que ambos eram iguais. Apesar disso, Tem ainda encontrou a necessidade de se ajoelhar diante dele e raramente era tão direto ao falar com o Minister. Tem também foi muito cuidadoso e meticuloso em escolher aqueles que serviam diretamente sob seu comando; em 2553, Tem escolheu a dedo um par de Jiralhanae para servir como seus subordinados diretos, selecionando-os por sua força e fortaleza mental. Depois que Rtas ‘Vadum informou Tem que todos os Jiralhanae sob o comando do Prelate foram mortos depois que eles se recusaram a aceitar os termos de rendição dos Sangheili, Tem afirmou que ele teria matado o próprio Jiralhanae caso contrário.

Tem estava profundamente apaixonado por sua companheira, Yalar’Otan’Elat. Ela aceitara que a carreira de Tem o fizera afastar-se com mais frequência do que ele em casa, desonesta sobre suas relações com o Minister of Preparation e insegura de que seus acréscimos interferissem ou não na chance de ter um filho saudável. Por fim, Yalar ficou grávida de seu filho; a única recompensa que Tem queria de sua carreira como Prelate era ter uma família completa. No entanto, Tem nunca foi capaz de descobrir o gênero de seu filho, pois toda a sua família foi perdida quando o Flood invadiu High Charity. Pelo resto de sua vida, Tem lamentou não estar com sua família no momento de sua morte, pois não foi capaz de salvá-los. Acreditando que sua raiva seria útil para se vingar do Sangheili, o Minister of Preparation mentiu para Tem que o Arbiter Thel ‘Vadam e o Comandante Rtas’ Vadum criaram uma aliança com o Gravemind Flood para atacar High Charity, dando ao Sangheili uma desculpa para destruir o San’Shyuum. Assim como o Minister havia previsto, Tem desenvolveu um forte ódio por Sangheili’s, em ‘Vadum em particular, pois acreditava que o comandante da nave era pessoalmente responsável pelas mortes de sua família. No entanto, após o interrogatório de Tem a bordo da Shadow of Intent, Vadum insistiu que o Minister of Preparation mentiu para Tem sobre o destino de sua família e alegou que era provável que sua família ainda estivesse viva enquanto o Minister dissera o contrário. Depois que ‘Vadum pediu desculpas sinceras e demonstrou genuíno remorso pelas perdas de Tem em High Charity, o Prelate começou a questionar os motivos do Minister e refletiu que suas questões pessoais “não mais apareciam em preto e branco, mas sua raiva se tornava mais forte no cinza”. Depois de descobrir a verdade do Minister, Tem se sentiu vazio e derrotado, percebendo que tinha a oportunidade de salvar sua família e confuso sobre o porquê de seu aparente aliado mentir para ele apesar da lealdade continuada do Prelate. Em última análise, ele procurou se redimir sacrificando-se para destruir a instalação Halo do Minister, enquanto permitia que ‘Vadum e seus aliados escapassem.

Depois do Grande Cisma, muitas vezes sofria de pesadelos da queda de High Charity – em que ele tentava salvar sua família do Flood e rebelar-se com Sangheili -, embora em seus sonhos ele não conseguisse. Ocasionalmente, seus sonhos envolviam ‘Vadum ou outro Sangheili pessoalmente matando sua família e insultando o Prelate. Um tema comum em seus sonhos envolveu Tem falhar em descobrir o gênero de seu filho. Quando Tem se tornou determinado a se vingar de ‘Vadum, ele havia memorizado todo o layout da Shadow of Intent, na medida em que ele frequentemente se via sonhando em correr pelos corredores da nave em busca de ‘Vadum na ponte. Em última análise, os últimos pensamentos de Tem antes de sua morte foram de sua esposa e filho, e da felicidade, amor e contentamento que ele já havia alcançado.

Skills e Habilidades

Tem’Bhetek era um combatente incrivelmente habilidoso e experiente, atípico para um San’Shyuum. Tem foi introduzido na Ordem Prelate pelo Ministry of Preparation, onde ele foi fisicamente, mentalmente e geneticamente aprimorado pelas máquinas Forerunner modificadas do Sacred Promissory do Ministry. Ao receber seus aumentos, Tem e seus colegas Prelates experimentaram um longo e duro treinamento no Sacred Promissory. Tem foi capaz de “iniciá-los” enquanto ele estava em combate, enquanto os hormônios aumentados subiam através de seu corpo, aumentando seu sistema nervoso e musculatura; Tem conseguiu lutar eficientemente em batalha quase sem pensar. No entanto, aprendeu a controlar suas melhorias, garantindo que ele não “atingisse o pico” cedo demais ou forçasse os limites de seu corpo alterado, pois este último poderia resultar em exaustão súbita e debilitante, convulsões ou raramente até em morte. Em vez disso, Tem usou seus aprimoramentos em rajadas curtas quando mais precisava.

Suas melhorias tinham a intenção de permitir que ele derrotasse qualquer inimigo em combate, incluindo Sangheili e possivelmente até os supersoldados Spartan-II como o Minister of Preparation havia esperado. Tem provou ser um combatente habilidoso contra numerosos inimigos Sangheili, conseguindo quase matar Tul ‘Juran e ferindo Rtas’ em um duelo, bem como ter matado inúmeros Sangheili Rangers durante seu ataque a Shadow of Intent e muitos outros Sangheili durante seu ataque a Rahnelo. Seus aprimoramentos permitiram que ele se movesse em alta velocidade e rapidamente atacasse oponentes, enquanto usava seu escudo de luz sólida para desviar tiros precisos ou seu cinto anti-gravidade para evitar os imprecisos. Em uma luta de curta distância a bordo de um Phantom, Tem conseguiu escapar apesar de estar cercado por vários guerreiros Sangheili. Tem também foi um comandante naval adepto e foi bem-sucedido em destruir ou desativar o CAS-class assault carrier Eternal Reward e outras seis naves de guerra Sangheili durante o Grande Cisma, tendo treinado para o conflito por muitos anos.

Descrição Física

Tem’Bhetek era um San’Shyuum sem pêlos, de pele lisa, com olhos de duas cores diferentes, um verde escuro e outro azul profundo. Uma vez considerado auspicioso entre a sociedade San’Shyuum, esse traço genético agora marcou Tem como um membro de uma linhagem genética exagerada. Desgastado com a pele cinza pálida, ele era duas décadas mais jovem que o Minister of Preparation.

Equipamento

Como Prelate, Tem’Bhetek usou uma blindagem de batalha criada pelas fundições do Ministry of Preparation. Equipada com blindagem de energia pessoal, a armadura era composta de placas pretas profundas que eram leves, embora duráveis e fortes. Bandas de armaduras interligadas cobriam seu pescoço e seu capacete era liso com uma viseira Chevron. A viseira em si foi equipada com óptica de baixo nível que lhe permitiu ter alguma visão em ambientes escuros e um rastreador de movimento. A armadura de Tem tinha uma camada de gel reativa que forneceu proteção contra aceleração súbita, além de propulsores que lhe permitiam mover-se em ambientes de gravidade zero com facilidade. A armadura apresentava sistemas de auto-reparo que removiam os danos sofridos pela armadura em poucos dias.

Tem era armado com uma variante de rifle de plasma Type-25 modificada para uso Jiralhanae. Além disso, ele usou uma luva que projetava um escudo de luz azul brilhante, em forma de meia-lua, que podia ativar com o estalar do antebraço depois de vestir sua manopla. O escudo de luz sólida também era capaz de ser usado como uma arma de curto alcance, já que a borda afiada e fotônica do escudo era facilmente capaz de cortar armaduras e ossos. Para ajudar na manobra, Tem também se equipou com um cinto anti-gravidade.

Aparições

  • Halo: Shadow of Intent (Primeira Aparição)
  • Halo Mythos

Notas

Halo: Shadow of Intent ocorre no ano 2553, cerca de um ano após o Grande Cisma, colocando a configuração da novel no final de 2553. Halo Mythos coloca os eventos da novel em uma linha do tempo após os eventos que ocorreram em Halo: Last Light, que ocorreu em julho de 2553. Além disso, Shadow of Intent foi repleto de missões de março a agosto de 2553, e Rtas ‘comentando sobre a perda de suas mandíbulas esquerdas sendo quase um ano antes dos eventos de Shadow of Intent, o que significa que a novel ocorre entre agosto e setembro de 2553.

Ficha Técnica

  • Planeta de Origem: High Charity
  • Morte: Entre agosto e setembro de 2553.
  • Espécie: San’Shyuum
  • Gênero: Masculino
  • Cor de Cabelo: Sem pêlos
  • Cor dos Olhos: Verde escuro / azul profundo
  • Afiliação: Covenant (anteriormente) / Ministry of Preparation / Minister-Prelate Alliance (anteriormente)
  • Título: Prelate

Fonte

Halopedia



Comentários