Orok ‘Darsam era um Kaidon na mitologia antiga Sangheili. Ele é o tio mortal e mentor do semideus Kel ‘Darsam, o personagem central do conto de Kel’ Darsam.
Segundo a lenda, a irmã de Orok ‘Darsam teve o semideus Kel’ Darsam, cujo pai divino não era outro senão o supremo senhor dos deuses, Urs. Orok orientou seu sobrinho, que se tornou um guerreiro astuto e matador de criaturas marinhas monstruosas. Kel ‘Darsam tinha expressado pouco interesse em se tornar Kaidon, e assim ele alegremente deixou a posição para seu tio. Durante uma das muitas guerras para defender sua fortaleza, Orok foi capturado pelo poderoso lorde do mar e rival Kaidon, Nesh ‘Radoon. Em resposta, Kel invocou o “direito de libertação” e partiu sozinho para libertar Orok. Sob o manto da noite, ele se infiltrou com sucesso no ‘Radoon’s keep e libertou Orok. Quando os dois fugiram para a segurança, Kel foi mortalmente ferido quando uma lança o atingiu em suas costas. Antes de cair para a morte, Kel foi tocado pela luz ascendente de seu pai divino e foi transformado em pura luz.
Devido a duas versões do conto que existem, o moderno Sangheili não tem certeza de quem jogou a lança que derrubou o corajoso herói. Em um relato da lenda, o próprio Orok teria traído seu sobrinho. Esse relato diz que toda a captura foi um artifício elaborado projetado por Orok, que temia que Kel um dia decidisse reivindicar o título de Kaidon.