Koida ‘Vadam era um nobre Sangheili da Casa de Vadam, servindo como um dos anciões de Vadam. Ele não era um guerreiro e não se alistou no serviço militar, e por isso não foi permitido adicionar o sufixo “-ee” ao seu nome.
Em 2535, Koida votou a favor de manter o shipmaster Thel ‘Vadamee, o Kaidon de Vadam. No entanto, mais tarde, ele se arrependeu de sua decisão, temendo que Thel não fosse mais um guerreiro forte e enfraquecesse, como Thel passou os últimos dois anos lutando contra humanos e raças “menores” do Covenant, em vez de Sangheili. Koida enviou um trio de assassinos para matar Thel em suas câmaras, embora o recém-eleito kKidon tenha conseguido matar todos os três.
Sequencialmente, Thel confrontou os anciãos do estado e alegou que ele havia interrogado um dos assassinos. Ao ver a reação de Koida, Thel deduziu corretamente que foi ele quem enviou os assassinos. Thel exigiu furiosamente saber por que Koida não votou contra ele ou o desafiou pessoalmente, ameaçando remover a linhagem de Koida de Vadam. Koida então tentou matar o próprio Thel, apenas para ser decapitado pelo Kaidon com uma Espada de Energia. Como Koida mostrou coragem em seus últimos momentos, Thel deu à linhagem de Koida a chance de sair imediatamente ou ser morta.