Dural ‘Mdama, mais tarde conhecido apenas como Pale Blade, é um guerreiro Sangheili e membro proeminente dos Servants of the Abiding Truth.
Dural ‘Mdama é o filho mais velho de Raia e Jul’ Mdama, embora ele não saiba quem é seu pai, como o costume Sangheili determina que os jovens sejam julgados apenas por suas próprias habilidades e não por sua herança. Ele e seu irmão Asum viviam no estado de Mdama e foram ensinados habilidades de combate por Naxan em sua casa em Bekan Keep. Após a morte de sua mãe no início dos Anos Sangrentos, Dural jurou vingar-se de seus assassinos e prometeu lutar contra os humanos, pois eles apoiavam o Arbiter Thel Vadam e representavam uma ameaça à Sanghelios em seus olhos. Sentindo-se responsável pela morte de sua mãe durante o Cerco de Kolaar, o líder fundamentalista Avu Med ‘Telcam tomou Dural como aprendiz, iniciando-o como um cadete entre os Servants of the Abiding Truth.
Na época da Batalha de Requiem, Dural havia se tornado um dos principais membros dos Servants of the Abiding Truth, sob o nome de Pale Blade. Vários meses depois, em 21 de janeiro de 2558, a Abiding Truth teve um golpe esmagador quando Avu Med ‘Telcam e dois de seus comandantes de alto escalão foram assassinados na Servant’s Headquarters em New Llanelli. Embora considerado um alvo secundário para o assassino Spartan-III, Dural teve a sorte de não estar entre as baixas do ataque. Sob sua orientação, ele liderou a Abiding Truth e logo revidou contra a UNSC e seus aliados Sangheili, se infiltrando no Shield World Forerunner no local anterior a Onyx e colocando em risco a comunidade científica que habitava dentro dele.