Keyship é uma classificação de naves Forerunner criadas para viagens mais rápidas que a velocidade da luz, utilizadas durante a Guerra Forerunner-Flood. Essas naves eram capazes de ativar portais slipspace que levavam à Ark. Embora um número gigantesco de naves deste tipo tenham existido, a maioria foi destruída pela Librarian para impedir que o Flood encontrasse a Ark e impedisse a ativação dos Halos.
Identificada pelo Covenant como uma Dreadnought Forerunner, a classe Keyship não deve ser confundida com a classe Dreadnought de naves de guerra dos Precursores, uma raça antiga que criou os humanos e os Forerunner, e a primeira espécie a defender o Manto da Responsabilidade.
As naves são geométricas e angulares, seguindo as mesmas características estéticas de outras construções dos Forerunner. Elas têm uma forma tetraédrica, com uma proa triangular para a frente, e anexados a ela em pontos equidistantes, três estruturas de formas similares, servindo de trem de pouso para a nave. Visualmente, seu casco é cinza ou prateado. As Keyships têm cerca de 14 quilômetros de altura e são muito mais pesadas que as naves civis dos Forerunners, mas mais leves que a maioria das naves de transporte e militares.
Embora seus sistemas de armas sejam desconhecidos pela UNSC, uma Keyship foi encontrada e utilizada pelos San’Shyuum durante a Guerra San’Shyuum-Sangheili, sendo bastante superior às naves Sangheili da época.
Durante a Guerra contra o Covenant, essa mesma Keyship foi utlizada pelo Prophet of Truth. A nave era completamente invulnerável até mesmo para os mais pesados dos armamentos da UNSC, até mesmo aos Canhões MAC (Magnetic Accelerator Cannon) presentes nas principais naves da frota humana.
De acordo com registros da UNSC, cerca de 1.000 seres compunham a tripulação da Keyship durante a Batalha de Nova Mombasa, o que acredita-se ser apenas uma fração de sua capacidade total.
Essa classe de naves podia ser destruída remotamente pelos Forerunner, para impedir que elas fossem utilizadas pelo Flood.
A parte interna de uma Keyship é composta por várias salas, muitas das quais são baias para veículos menores e salas de controle, incluindo uma ponte de comando com muitos andares.
Durante a guerra do Forerunner-Flood, os Forerunners utilizaram uma grande frota de Keyships.
Várias delas ficaram sob o comando da Librarian durante os anos finais do conflito. A função de ativar portais slipspace para a Ark foi fundamental para que a Lifeshaper pudesse continuar suas investigações pela Galáxia e a catalogação de espécies até a ativação dos Halos. No entanto, a Librarian destruiu suas Keyships para impedi-las de cair nas mãos do Flood, que as utilizando, seria capaz de viajar instantaneamente para a Ark, tornando a Matriz Halo inútil.
Perto do fim da guerra, as Keyships eram parte de uma estratégia criada para conter o Flood por aproximadamente 79 anos, embora esse plano tenha falhado devido ao enorme poder de computação e estratégia do Gravemind.
As Keyships também eram parte integrante da Medida de Conservação dos Forerunners para preservar a vida consciente na Galáxia. Antes do disparo da Matriz Halo, os Forerunners reuniram o DNA e espécimes vivos das principais espécies sencientes localizadas em toda a Via Láctea e as protegeram da ativação dos Halos, transportando-as para a Ark.
Após os sete Halos dispararem seus pulsos, várias Keyships, contendo espécimes preservados de cada espécie, foram enviados para os planetas dos quais as espécies se originaram, para que eles pudessem ser repopulados.
Após os Forerunners deixarem a Galáxia, um dos fragmentos de Mendicant Bias a bordo de uma Keyship conseguiu encontrar o mundo natal dos San’Shyuum. Nenhuma Keyship deveria ser deixada nos mundos indexados de acordo com o plano dos Forerunners, sendo essa ocasião específica uma falha que teria grandes consequências no futuro das principais civilizações da Galáxia, resultando por fim na Guerra Humano-Covenant.
Milênios depois, essa mesma Keyship foi utilizada pelo Covenant como uma fonte incomum de energia para sua cidade santa, High Charity. No final da Nona Era da Reclamação, o Prophet of Truth a utilizou para ativar o Portal da Terra e viajar para a Instalação 00. Acredita-se que ela tenha sido destruída após a ativação prematura da Instalação 08 ( ou 04B – o Halo criado para substituir a Instalação 04 que foi destruída pelo Master Chief durante os eventos mostrados na campanha de Halo Combat Evolved).