Cirilo era um analista de cena de crime do Ministério da Proteção de Gao, servindo sob o comando da inspetor especial Veta Lopis.
Quando os assassinatos no sistema de cavernas de Montero coincidiram com o desdobramento do 717º Batalhão de Exploração de Xeno-Materiais do United Nations Space Command em Gao, o Ministério da Proteção de Gao lançou uma investigação conjunta com a UNSC para identificar o assassinato. A inspetora especial Veta Lopis e sua equipe, incluindo Cirilo, foram despachados para as cavernas para examinar as cenas de crime em busca de pistas junto com a UNSC.
Em 2 de julho de 2553, Lopis fez Cirilo usar os bots de evidências de rastreamento para examinar a cena do crime mais recente. Depois que novas vítimas do assassino foram descobertas, o major Ira Halal e o soldado Hayes deixaram os outros para que o major pudesse inspecionar pessoalmente a cena do crime antes dos do GMoP. Quando Lopis descobriu a intenção de Halal, ela e Cirilo acompanharam Fred-104, Ash-G099, Olivia-G291 e Mark-G313 para procurar por Halal e Hayes. Chegando na cena do crime em 4 de julho, o grupo encontrou Halal e Hayes assassinados.
Examinando a área com spray Fluorescel, Cirilo foi capaz de identificar uma trilha de sangue do Huragok Roams Alone, que havia sido ferido por Hayes. Ensacando os corpos, o grupo partiu para seguir o rastro de sangue na esperança de localizar o assassino.
Sem o conhecimento do GMoP, o assassino era, na verdade, Forerunner archeon-class ancilla Intrepid Eye, a AI anexo da Covert Support Base 4276 localizado dentro das cavernas. Quando Cirilo, Lopis e os Spartans chegaram perto da instalação, Intrepid Eye enviou seus quatro Aggressors Sentinelas para atacar os humanos. Enquanto Cirilo e Lopis atacavam as Sentinelas com metralhadoras M7, Fred e os Spartans-III atacavam os Sentinelas em combates a curta distância. Durante o noivado, Cirilo foi atingido por um raio da Sentinela e instantaneamente morto; o Sentinel foi prontamente destruído por Fred. Um desmoronamento logo após enterrou o cadáver de Cirilo dentro da caverna, enquanto Lopis e os Spartans escaparam por pouco. Os restos de Cirilo foram encontrados mais tarde por Roams Alone, que manifestou interesse em salvar o humano, mas percebeu que Cirilo estava “além do reparo”.
Um indivíduo esguio, Veta Lopis observou que Cirilo era um paquerador, já que ele frequentemente se referia a Lopis como “mamãe” como em “mamãe gostosa”. Embora não a incomodasse, ela sabia que Cirilo a respeitava como seu chefe. Cirilo era um amigo íntimo de Lopis e estava ciente de seus medos de espaços confinados, e tentou fazê-la sentir-se calma depois que os dois tiveram que escalar uma pequena caverna no Sistema de Cavernas de Montero. Lopis o considerava um indivíduo bonito e a coisa mais próxima que ela tinha de um amante, um amigo e colega de confiança que compartilhava sua paixão por pegar os criminosos de Gao.