BGS 2019 – UMA FEIRA DE JOGADORES PARA JOGADORES

Anderson Amorim, 14 de outubro de 2019

Em Outubro de 2019 a BGS chegou em sua 11º edição. Uma feira de jogadores para jogadores.

Novamente no Expo Center Norte, o maior evento de games da América Latina, a BGS 2019 está no mesmo nível da E3 e da Tokyo Game Show.

Durante os dias 09 a 13 de outubro, o universo gamer estava com os olhos voltados para o Brasil.

Infraestrutura

Esse ano a BGS expandiu mais uma ala para estandes, ou seja, estava maior do que em 2018. Os frequentadores da feira ganharam mais espaço para se locomover, principalmente no sábado, que é dia crítico da feira devido à quantidade de visitantes. Também foi expandida a área de gastronomia, com mais opções de comes e bebes.

As novidades deste ano foram que tínhamos ônibus gratuitos até no dia da imprensa. Também tínhamos uma internet mais poderosa e estável. Pude usar o wifi todos os dias sem quedas ou instabilidade. E o atendimento de primeira da assessoria de imprensa da Rosa Arrais Comunicação, sempre nos dando todo o apoio e o suporte necessário.

Estandes

As estrelas do show como sempre foram os estandes da XBOX (Microsoft) e Playstation (Sony), lado a lado, cada um mais bonito que o outro, com vários eventos, brindes e destaques nestes 5 dias.

No XBOX nós tínhamos para jogar: Borderlands 3, Gears 5, Bleeding Edge, o novo Batletoads, Dragon Ball Z: Kakarot, entre outros. O palco sempre movimentado, com vários campeonatos, com direito à banho de Slime. O momento alto do palco era quando a galera dançava Just Dance, você via e sentia a interação do público com a galera participando do verdadeiro “evento” dentro do Evento que era proporcionado pela MS. Além disso, haviam também muitas celebridades da plataforma Mixer.

Na PlayStation tínhamos: Marvel’s Iron Man VR, Final Fantasy VII Remake, Marvel’s Avengers, (todos com horário marcado para jogar via o app da playstation), o novo Call of Duty: Modern Warfare, Predator: Hunting Grounds, Nioh 2, MediEvil, entre outros.

Fortinite possuía um estande gigantesco, com direito a muitos cosplayers, youtubers e muita diversão. O evento que encerrou o Capítulo 1 e iniciou o Capítulo 2 do game ocorreu na própria BGS, no dia 13 de Outubro.

A Nintendo teve uma presença de peso este ano, com um estande lindo, com vários jogos. Destaque para o Luigi’s Mansion 3. Apesar disso, não há uma confirmação oficial do retorno da Nintendo para o Brasil.

Haviam também muitos estandes de hardware: a ASUS nos trouxe a Republic of Games e tinha um Delorean exposto, a Kingston veio com um mega caminhão de headset e tudo o mais, OEX e PICHAU trazendo muitas novidades em equipamentos. Certas marcas também estavam presentes apenas demonstrando os seus produtos, não tinham itens para venda.

Outro destaque foi uma grande área só para máquinas de fliperama, onde a nostalgia pura dominou a todos que adentravam por lá.

Facebook Gaming e Youtube Gaming também com muitos streamers durante todos os dias da BGS.

A Avenida Indie, sempre com grande destaque na feira, estava mais uma vez lotada em todos os dias de BGS. Fizemos algumas entrevistas com alguns desenvolvedores indies, todos estarão disponíveis no nosso canal do Youtube.

Cosplayer

Esse ano, tivemos 30% a mais de cosplayers em relação a 2018, algo em torno de 1500 participantes, e além da quantidade maior, a qualidade também se elevou. Como destaque podemos citar o Master Chief & Cortana (Halo) que o nosso colaborador Dud3 encontrou e o Edward Elric (FullMetal Alchemist). Todos bem humorados e bem pacientes para o milhões de fotos que foram tiradas deles com o público.

Atrações

Cada ano que passa, a BGS procura trazer um rol de personalidades e celebridades do mundo dos games para a feira. Confira quais foram as desse ano:

SHOTA NAKAMA
Com sua banda, fez um show incrivel no palco principal da BGS

CHARLES MARTINET
O dublador oficial do Mario

JOHN ROMERO
Criador do DOOM

ED BOON
Diretor de Mortal Kombat

YOSHINORI ONO
Produtor de Street Fighter

HIDETAKA MIYAZAKI
Criador e Produtor da série Souls, Bloodborne, Sekiro: Shadows Dia Twice

Marcelo Tavares

No dia 13 de Outubro de 2019, nós da imprensa fomos agraciados pela presença de Marcelo Tavares, o idealizador e criador da BGS, na sala de imprensa. Ele reiterou que a BGS, a cada ano, tenta se superar, para tornar-se cada vez maior, melhor e relevante. De acordo com o mesmo, a BGS está ali numa briga entre os três maiores eventos do mundo e a ideia é que essa briga seja cada vez mais acirrada e que a feira consiga continuar a valorizar a todos os gamers brasileiros. Ele reforçou os argumentos dele dizendo que “o que for possível ser feito para que a BGS de 2020 seja superior a de 2019 será feito, trabalhado e insistido”.

Conclusão

Como o título desse artigo nos diz, esse é um evento de jogadores para jogadores. Apesar de serem apenas 5 dias, a BGS é um evento épico, pois além de termos acesso aos jogos, também podemos estar próximos dos criadores dos jogos, de mais pessoas que curtem os mesmo Hobbies que a gente, ver pessoas darem vida aos nosso personagens preferidos, seja do universo gamer, seja de animes, filmes ou séries, é realmente incrível.

Então o que podemos dizer aqui é, se você ainda não vivenciou a experiência BGS, programe-se para ir à BGS 2020, pois vale muito a pena, e além de ser um evento único, ocorre apenas uma vez por ano.

E para você que sempre vai à BGS, nos procure. Vamos conversar sobre games, reforçar as amizades e claro, marcar aquela jogatina, pois somos todos jogadores.

Confira também nossa cobertura completa em nosso Canal no YouTube.

Nos vemos na BGS 2020!!!



Comentários