Co-criador de Halo Deixou Bungie Por Crunch

Willian Santos, 23 de janeiro de 2020

Marcus Lehto é o co-criador da franquia Halo, mas não trabalha mais na série. Como muitos sabem, Marcus está em um novo estúdio, a V1 Interactive, trabalhando em um novo game, Desintegration, um fps sci-fi com elementos de RTS. Em uma entrevista ao Gamestop, Marcus Lehto falou de seus motivos para sair da Bungie, revelando casos de longas horas de trabalho exaustivas no estúdio.

Durante a entrevista, Marcus Lehto comentou sobre o Crunch com funcionários e sobre como a experiência dele na Bungie impactou na sua vida.

“Uma das razões que me fez deixar a Bungie é que muitos de nós viram o lado ruim de até onde períodos de Crunch podem chegar por meses e meses(…)”

Lehto ainda comentou sobre como a V1 Interactive evita o Crunch.

“Nós não queremos experenciar aquilo, não queremos replicar tudo aquilo aqui. Então na V1, um dos nossos objetivos primários com o estúdio é ter certeza que nós criemos uma atmosfera onde todos estão envolvidos com o que estamos trabalhando(…) Nós também valorizamos, incrivelmente, a saúde de todos aqui, fisicamente e mentalmente.

Marcus Lehto deixou a Bungie em 2012, quando Destiny ainda estava em seus primeiros estágios de produção.

Para aqueles que não sabem, Crunch é uma expressão da lingua inglesa para se referir a longo períodos de trabalho exaustivos. O termo Crunch ganhou muita visibilidade nos últimos anos na indústria de games após dezenas de denúncias de funcionários contra estúdios.

A Bungie não está envolvida em apenas um ou dois casos de Crunch, mas em vários. Luke Timmins, que estava envolvido na Bungie com o desenvolvimento de Halo 2, falou em entrevista sobre como funcionários chegavam a trabalhar até 50 horas por semana pelos 18 meses que antecederam o lançamento de Halo 2.

“O Crunch em Halo 2 quase matou a Bungie como empresa (…) Foi onde eu mais vi humanos trabalharem em um ano e meio. Foi brutal.(…) Aquilo quase nos matou, e aqueles que saíram basicamente juraram “nunca mais”. Nunca mais iremos nos condicionar a passar por isso.”

Nos últimos anos, a Bungie vem se importando bastante com essa questão, principalmente no desenvolvimento de Destiny 2, onde chegou até mesmo adiar o patch que corrigiria a arma Lord Of Wolves para evitar que funcionários trabalhassem exaustivamente.

O game Desintegration, desenvolvido pela V1 Interactive e publicado pela Private Division, estará entrando na fase beta em breve, com data de lançamento estipulada ainda para 2020.

Para mais noticias, continue ligado no site e nas redes sociais da Halo Project Brasil.

Fonte:

Gamestop



Comentários