Dale foi um Orbital Drop Shock Trooper durante a Guerra Humano-Covenant. Como ex-soldado da Colonial Military Administration, sua lealdade a UNSC era questionável.
Em agosto de 2552, a cidade de Mount Haven, em uma colônia desconhecida, foi invadida pelo Covenant, que começou a perfurar rio abaixo da cidade em busca de artefatos Forerunner. Em resposta, a UNSC enviou uma companhia de ODSTs para uma operação de tomada e execução; eles roubariam os artefatos e depois se retirariam do planeta.
No entanto, sem o conhecimento da UNSC, uma equipe de ODSTs tinha sua própria agenda. Os nove ODSTs eram todos ex-veteranos da CMA e sentiram que haviam dado o suficiente à causa da UNSC. O plano deles era invadir um banco no centro da cidade e usar um dropship Pelican sobressalente para roubar os lingotes de ouro e platina armazenados no cofre do banco. Eles justificaram o roubo dizendo que os metais preciosos seriam vitrificados de qualquer maneira e, portanto, “não existiam mais”. A equipe usaria o ouro para se aposentar.
Seu plano atingiu um obstáculo, no entanto, quando descobriram um professor e um grupo de crianças refugiando-se no cofre do banco, causando uma discussão entre os cinco ODSTs no cofre. Gage Yevgenny queria abandonar o roubo e evacuar as crianças. Felicia Sanderson era a favor de chamar um Pelican extra. Sita, Dale e Orrin, no entanto, queriam abandonar os civis até a morte. Os ânimos aumentaram e os ODSTs atiraram as armas um contra o outro; Gage e Felicia contra os outros três. Dale foi baleado e morto no breve tiroteio; seus tiros podem ter ferido Gage ou matado Felicia.